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Pacheco Figueiredo, Maria

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  • Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional
    Publication . Pinto, Ana; Pacheco Figueiredo, Maria; Menezes, Luís
    “Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor.
  • Livro de resumos: Olhares sobre a Educação
    Publication . Menezes, Luís; Pacheco Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    A 6.ª edição do “Olhares sobre a Educação”, realizada pela Escola Superior de Educação de Viseu em abril de 2018, introduziu, relativamente às realizações anteriores, duas novidades. Assim, a par dos habituais painel e conferência plenária, surgiram na edição deste ano Workshops paralelos e uma sessão de Pósteres. O espaço dos Workshops decorreu em 5 sessões paralelas, abordando temáticas atuais no campo da Educação: W1 - Geometria na infância: simetria e antissimetria (Andreia Hall, Universidade de Aveiro); W2 - Técnica vocal (Cristina Aguiar, ESE de Viseu); W3 - Os Robôs vão ao Jardim de Infância e 1.º CEB: imaginação, criatividade e aprendizagem (Maribel Miranda-Pinto, ESE de Viseu); W4 - Intervenção no autismo: a metodologia ABA (Célia Guimarães, APPDA); e W5 - Intervenção na multideficiência: o Grid (José Amaral, Esc. Sec. de Tondela). O espaço de pósteres, denominado “Realidades e possibilidades educativas”, visava a apresentação de experiências de ensino que relatassem realizações educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação. Para isso, convidaram-se professores e estudantes dos cursos do âmbito da educação da Escola Superior de Educação de Viseu, tendo a resposta sido muito afirmativa, traduzindo-se em 13 propostas de resumos longos (até 6000 caracteres). Todos os resumos foram submetidos a double-blind peer review. Os resumos dos pósteres, que representam a fatia maior deste livro de resumos, revelam uma multiplicidade de realidades e atores educativos, cruzando-se reflexão e investigação mais estruturada (em diversas fases de desenvolvimento) e, muito importante, envolvendo, em muitos casos, colaboração de estudantes e professores da ESEV, tanto de cursos de licenciatura como de cursos de mestrado. A porta de entrada nesta 6.ª Edição do “Olhares sobre a Educação” foi a conferência plenária “Geometria de muitas maneiras”, proferida por Andreia Hall, da Universidade de Aveiro. Esta conferência representou uma troca de experiências formativas, no campo da Didática da Matemática, entre duas instituições com larga tradição na formação de professores, a Universidade de Aveiro e a Escola Superior de Educação de Viseu. A finalizar o “Olhares sobre a Educação”, decorreu o painel “Articulações educativas na escola: entre o desejável e o possível”, com a participação de Luís Nóbrega (Agrupamento de Escolas Grão Vasco), Florbela Soutinho (Agrupamento de Escolas Viseu Norte) e José Fernando Rodrigues (Agrupamento de Escolas das Olaias), moderado por João Rocha (ESEV). No final deste livro de resumos apresenta-se uma síntese das principais ideias discutidas neste painel.
  • O Projecto NetInfância e a construção de conhecimento profissional numa licenciatura em Educação de Infância
    Publication . Pacheco Figueiredo, Maria; Gonçalves, Nelson
    Numa altura de alteração na formação inicial de educadores de infância que, de novo, realça a relação com a investigação e a produção de conhecimento profissional específico, apresenta-se uma análise de estudos desenvolvidos no âmbito de uma licenciatura que focaram a utilização das tecnologias de informação e comunicação (tic) na educação pré-escolar. A análise orientou-se por preocupações relativas à produção de conhecimento por professores e à necessidade de estudos que apoiem a decisão sobre a utilização das tic na educação pré-escolar. Foram apreciadas as instâncias conceptual, substantiva e metodológica dos estudos, em detrimento de uma revisão de resultados. Destacam-se características de investigação realizada por práticos e de conhecimento pedagógico de conteúdo concretizados por alguns desses estudos, bem como as combinatórias metodológicas e os procedimentos de acesso ao campo bem sucedidos. A criação de espaços de produção de investigação nos novos mestrados pode beneficiar da análise destes processos nessas dimensões.