Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Livro de Resumos: Olhares sobre a Educação 7Publication . Menezes, LuĆs; Rocha, JoĆ£o; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana PaulaEste livro de resumos do Olhares sobre a Educação7 constitui uma memória do que foi o congresso, com o mesmo nome, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu, a 11 de abril de 2019. Este congresso estĆ” focado nas problemĆ”ticas da educação, em particular aquelas que tĆŖm incidĆŖncia na formação de professores. Como tem vindo a ser hĆ”bito, este encontro teve quatro secƧƵes principais. Iniciou com uma conferĆŖncia plenĆ”ria a cargo de um professor da ESEV que terminou recentemente o seu trabalho de doutoramento. Nesta edição, esse papel coube a Paula Xavier que apresentou a conferĆŖncia intitulada āDiversidade familiar e escola: um olhar sobre as famĆlias homoparentaisā. O espaƧo seguinte foi constituĆdo por workshops paralelos que abordaram problemĆ”ticas importantes no contexto educativo. Foram apresentados os seguintes workshops: W1 ā Educação inclusiva e necessidades de saĆŗde especiais (nse) - Sofia Campos, ESSV; W2 ā Potencialidades dos sensores na educação bĆ”sica - Cristina Gomes, ESEV; W3 ā NĆ£o Ć© um livro para crianƧas! - Ana Catarina Fernandes & Margarida Almeida, ESEV; W4 ā A arte no ensino da simetria - Tamara Pereira, ESEV; W5 ā Brincar com as TIC na cidade de Viseu - Manuela Loureiro, ESEV; W6 ā Projeto inclusivo Gamelin - EulĆ”lia Albuquerque, AVISPT21; W7 ā Palavras mutantes - Isabel Aires de Matos & Ana Isabel Silva, ESEV; W8 ā Humor para ensinar!? - Marta Carvalho & LuĆs Menezes, ESEV; W9 ā Yoga para crianƧas - Filipa Antunes, ESEV. O terceiro espaƧo foi ocupado por pósteres submetidos pelos participantes que relatam experiĆŖncias de ensino, realizaƧƵes educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação no campo da educação. O congresso terminou com um painel plenĆ”rio intitulado āProjetos educativos na escola: possibilidades de desenvolvimentoā: Viseu Educa: Clara Pombeiro e Maria Miguel Martins, CĆ¢mara Municipal de Viseu (CMV); Germinar a ciĆŖncia: Ana Capelo e JoĆ£o Azevedo, CMV; SmartCity Lab for Kids: BĆ”rbara Sousa, Manuela Loureiro e Pedro Rocha, CMV; Escola Ativa: Tiago Freitas, CMV.
- Livro de resumos: Olhares sobre a EducaçãoPublication . Menezes, LuĆs; Pacheco Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro; Balula, JoĆ£o Paulo; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana PaulaA 6.ĀŖ edição do āOlhares sobre a Educaçãoā, realizada pela Escola Superior de Educação de Viseu em abril de 2018, introduziu, relativamente Ć s realizaƧƵes anteriores, duas novidades. Assim, a par dos habituais painel e conferĆŖncia plenĆ”ria, surgiram na edição deste ano Workshops paralelos e uma sessĆ£o de Pósteres. O espaƧo dos Workshops decorreu em 5 sessƵes paralelas, abordando temĆ”ticas atuais no campo da Educação: W1 - Geometria na infĆ¢ncia: simetria e antissimetria (Andreia Hall, Universidade de Aveiro); W2 - TĆ©cnica vocal (Cristina Aguiar, ESE de Viseu); W3 - Os RobĆ“s vĆ£o ao Jardim de InfĆ¢ncia e 1.Āŗ CEB: imaginação, criatividade e aprendizagem (Maribel Miranda-Pinto, ESE de Viseu); W4 - Intervenção no autismo: a metodologia ABA (CĆ©lia GuimarĆ£es, APPDA); e W5 - Intervenção na multideficiĆŖncia: o Grid (JosĆ© Amaral, Esc. Sec. de Tondela). O espaƧo de pósteres, denominado āRealidades e possibilidades educativasā, visava a apresentação de experiĆŖncias de ensino que relatassem realizaƧƵes educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação. Para isso, convidaram-se professores e estudantes dos cursos do Ć¢mbito da educação da Escola Superior de Educação de Viseu, tendo a resposta sido muito afirmativa, traduzindo-se em 13 propostas de resumos longos (atĆ© 6000 caracteres). Todos os resumos foram submetidos a double-blind peer review. Os resumos dos pósteres, que representam a fatia maior deste livro de resumos, revelam uma multiplicidade de realidades e atores educativos, cruzando-se reflexĆ£o e investigação mais estruturada (em diversas fases de desenvolvimento) e, muito importante, envolvendo, em muitos casos, colaboração de estudantes e professores da ESEV, tanto de cursos de licenciatura como de cursos de mestrado. A porta de entrada nesta 6.ĀŖ Edição do āOlhares sobre a Educaçãoā foi a conferĆŖncia plenĆ”ria āGeometria de muitas maneirasā, proferida por Andreia Hall, da Universidade de Aveiro. Esta conferĆŖncia representou uma troca de experiĆŖncias formativas, no campo da DidĆ”tica da MatemĆ”tica, entre duas instituiƧƵes com larga tradição na formação de professores, a Universidade de Aveiro e a Escola Superior de Educação de Viseu. A finalizar o āOlhares sobre a Educaçãoā, decorreu o painel āArticulaƧƵes educativas na escola: entre o desejĆ”vel e o possĆvelā, com a participação de LuĆs Nóbrega (Agrupamento de Escolas GrĆ£o Vasco), Florbela Soutinho (Agrupamento de Escolas Viseu Norte) e JosĆ© Fernando Rodrigues (Agrupamento de Escolas das Olaias), moderado por JoĆ£o Rocha (ESEV). No final deste livro de resumos apresenta-se uma sĆntese das principais ideias discutidas neste painel.
- Atas do 9.Āŗ Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on EducationPublication . Figueiredo, Maria Pacheco; Silva, Ana Isabel; Rocha, JoĆ£o; Souto E Melo, Ana LuĆsa; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Menezes, LuĆs; Felizardo, Sara
- Livro de Atas: Olhares sobre a Educação 7Publication . Rocha, JoĆ£o; Menezes, Luis; Rego, Belmiro; Pacheco Figueiredo, Maria; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana PaulaO encontro āOlhares sobre a Educaçãoā, promovido, desde hĆ” sete anos, pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tem vindo a afirmar-se como um fórum de participação e discussĆ£o sobre educação, a partir de diversos pontos de vista que sĆ£o providenciados pelos cursos de formação, graduada e pós-graduada, que a instituição ministra. Esta afirmação tem sido marcada por diversos aspetos, como sejam: i) o alargamento de pontos de vista, trazidos por participantes de um crescente nĆŗmero de cursos envolvidos; ii) o aprofundamento da reflexĆ£o sobre diversas questƵes educativas, suportadas por anĆ”lises mais poderosas, conceptualmente e metodologicamente; e iii) a diversificação dos formatos de apresentação e discussĆ£o de resultados, congregando espaƧos de conferĆŖncia, póster, Workshop e painel. O livro de um congresso, seja ele de resumos ou de atas, constitui um artefacto onde se fixam memórias das discussƵes havidas e se sistematizam as principais conclusƵes. Este livro de atas procura cumprir esse objetivo de fixar no tempo o āOlhares sobre a Educação 7ā, assumindo que o que se apresenta Ć©, simplesmente, uma amostra do que foi discutido.