Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pacheco Figueiredo, Maria

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Livro de Resumos: Olhares sobre a Educação 7
    Publication . Menezes, Luís; Rocha, João; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    Este livro de resumos do Olhares sobre a Educação7 constitui uma memória do que foi o congresso, com o mesmo nome, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu, a 11 de abril de 2019. Este congresso estĆ” focado nas problemĆ”ticas da educação, em particular aquelas que tĆŖm incidĆŖncia na formação de professores. Como tem vindo a ser hĆ”bito, este encontro teve quatro secƧƵes principais. Iniciou com uma conferĆŖncia plenĆ”ria a cargo de um professor da ESEV que terminou recentemente o seu trabalho de doutoramento. Nesta edição, esse papel coube a Paula Xavier que apresentou a conferĆŖncia intitulada ā€œDiversidade familiar e escola: um olhar sobre as famĆ­lias homoparentaisā€. O espaƧo seguinte foi constituĆ­do por workshops paralelos que abordaram problemĆ”ticas importantes no contexto educativo. Foram apresentados os seguintes workshops: W1 – Educação inclusiva e necessidades de saĆŗde especiais (nse) - Sofia Campos, ESSV; W2 – Potencialidades dos sensores na educação bĆ”sica - Cristina Gomes, ESEV; W3 – NĆ£o Ć© um livro para crianƧas! - Ana Catarina Fernandes & Margarida Almeida, ESEV; W4 – A arte no ensino da simetria - Tamara Pereira, ESEV; W5 – Brincar com as TIC na cidade de Viseu - Manuela Loureiro, ESEV; W6 – Projeto inclusivo Gamelin - EulĆ”lia Albuquerque, AVISPT21; W7 – Palavras mutantes - Isabel Aires de Matos & Ana Isabel Silva, ESEV; W8 – Humor para ensinar!? - Marta Carvalho & LuĆ­s Menezes, ESEV; W9 – Yoga para crianƧas - Filipa Antunes, ESEV. O terceiro espaƧo foi ocupado por pósteres submetidos pelos participantes que relatam experiĆŖncias de ensino, realizaƧƵes educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação no campo da educação. O congresso terminou com um painel plenĆ”rio intitulado ā€œProjetos educativos na escola: possibilidades de desenvolvimentoā€: Viseu Educa: Clara Pombeiro e Maria Miguel Martins, CĆ¢mara Municipal de Viseu (CMV); Germinar a ciĆŖncia: Ana Capelo e JoĆ£o Azevedo, CMV; SmartCity Lab for Kids: BĆ”rbara Sousa, Manuela Loureiro e Pedro Rocha, CMV; Escola Ativa: Tiago Freitas, CMV.
  • Livro de resumos: Olhares sobre a Educação
    Publication . Menezes, Luís; Pacheco Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    A 6.ĀŖ edição do ā€œOlhares sobre a Educaçãoā€, realizada pela Escola Superior de Educação de Viseu em abril de 2018, introduziu, relativamente Ć s realizaƧƵes anteriores, duas novidades. Assim, a par dos habituais painel e conferĆŖncia plenĆ”ria, surgiram na edição deste ano Workshops paralelos e uma sessĆ£o de Pósteres. O espaƧo dos Workshops decorreu em 5 sessƵes paralelas, abordando temĆ”ticas atuais no campo da Educação: W1 - Geometria na infĆ¢ncia: simetria e antissimetria (Andreia Hall, Universidade de Aveiro); W2 - TĆ©cnica vocal (Cristina Aguiar, ESE de Viseu); W3 - Os RobĆ“s vĆ£o ao Jardim de InfĆ¢ncia e 1.Āŗ CEB: imaginação, criatividade e aprendizagem (Maribel Miranda-Pinto, ESE de Viseu); W4 - Intervenção no autismo: a metodologia ABA (CĆ©lia GuimarĆ£es, APPDA); e W5 - Intervenção na multideficiĆŖncia: o Grid (JosĆ© Amaral, Esc. Sec. de Tondela). O espaƧo de pósteres, denominado ā€œRealidades e possibilidades educativasā€, visava a apresentação de experiĆŖncias de ensino que relatassem realizaƧƵes educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação. Para isso, convidaram-se professores e estudantes dos cursos do Ć¢mbito da educação da Escola Superior de Educação de Viseu, tendo a resposta sido muito afirmativa, traduzindo-se em 13 propostas de resumos longos (atĆ© 6000 caracteres). Todos os resumos foram submetidos a double-blind peer review. Os resumos dos pósteres, que representam a fatia maior deste livro de resumos, revelam uma multiplicidade de realidades e atores educativos, cruzando-se reflexĆ£o e investigação mais estruturada (em diversas fases de desenvolvimento) e, muito importante, envolvendo, em muitos casos, colaboração de estudantes e professores da ESEV, tanto de cursos de licenciatura como de cursos de mestrado. A porta de entrada nesta 6.ĀŖ Edição do ā€œOlhares sobre a Educaçãoā€ foi a conferĆŖncia plenĆ”ria ā€œGeometria de muitas maneirasā€, proferida por Andreia Hall, da Universidade de Aveiro. Esta conferĆŖncia representou uma troca de experiĆŖncias formativas, no campo da DidĆ”tica da MatemĆ”tica, entre duas instituiƧƵes com larga tradição na formação de professores, a Universidade de Aveiro e a Escola Superior de Educação de Viseu. A finalizar o ā€œOlhares sobre a Educaçãoā€, decorreu o painel ā€œArticulaƧƵes educativas na escola: entre o desejĆ”vel e o possĆ­velā€, com a participação de LuĆ­s Nóbrega (Agrupamento de Escolas GrĆ£o Vasco), Florbela Soutinho (Agrupamento de Escolas Viseu Norte) e JosĆ© Fernando Rodrigues (Agrupamento de Escolas das Olaias), moderado por JoĆ£o Rocha (ESEV). No final deste livro de resumos apresenta-se uma sĆ­ntese das principais ideias discutidas neste painel.
  • Atas do 9.Āŗ Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education
    Publication . Figueiredo, Maria Pacheco; Silva, Ana Isabel; Rocha, João; Souto E Melo, Ana Luísa; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Menezes, Luís; Felizardo, Sara
  • Livro de Atas: Olhares sobre a Educação 7
    Publication . Rocha, João; Menezes, Luis; Rego, Belmiro; Pacheco Figueiredo, Maria; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    O encontro ā€œOlhares sobre a Educaçãoā€, promovido, desde hĆ” sete anos, pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tem vindo a afirmar-se como um fórum de participação e discussĆ£o sobre educação, a partir de diversos pontos de vista que sĆ£o providenciados pelos cursos de formação, graduada e pós-graduada, que a instituição ministra. Esta afirmação tem sido marcada por diversos aspetos, como sejam: i) o alargamento de pontos de vista, trazidos por participantes de um crescente nĆŗmero de cursos envolvidos; ii) o aprofundamento da reflexĆ£o sobre diversas questƵes educativas, suportadas por anĆ”lises mais poderosas, conceptualmente e metodologicamente; e iii) a diversificação dos formatos de apresentação e discussĆ£o de resultados, congregando espaƧos de conferĆŖncia, póster, Workshop e painel. O livro de um congresso, seja ele de resumos ou de atas, constitui um artefacto onde se fixam memórias das discussƵes havidas e se sistematizam as principais conclusƵes. Este livro de atas procura cumprir esse objetivo de fixar no tempo o ā€œOlhares sobre a Educação 7ā€, assumindo que o que se apresenta Ć©, simplesmente, uma amostra do que foi discutido.