Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

dos Santos Vasconcelos Gomes, Helena Margarida

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Mathematical pedagogical content knowledge in Early Childhood Education: tales from the ‘great unknown’ in teacher education in Portugal
    Publication . Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Rodrigues, Cátia
    The study aims to explore the specificity of Mathematics pedagogical content knowledge in Early Childhood Education Pedagogy in Initial Teacher Education. It addresses the issue by characterizing student teachers’ perspectives and by analyzing student teachers’ knowledge mobilized in a situation of planning for teaching. The answers to a task developed by students in an Initial Teacher Education program are analyzed in terms of the mathematical knowledge and pedagogical options presented. The results contribute to the discussion in terms of (un)balance between teacher-initiated and child-led activities. The discussion deepens the importance to assert specific/particular ways of teaching in Early Childhood Education, contrasting with the more restricted view of only adult-led moments being teaching. Strong content knowledge and pedagogical content knowledge are valued because of their relevance both at the level of adults’ knowledge needed to support children initiatives and plan curricular/didactic activities and at the level of the knowledge children interact within their daily environment and routine
  • A história da matemática na formação e na prática profissional dos professores portugueses
    Publication . Pinto, Hélder; martins, ana patrícia; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
    O projeto (H)isto é Matemática procura descrever e compreender a utilização da História da Matemática (HM) na prática de ensino da disciplina em Portugal e o trabalho realizado na formação de professores. Ao longo do projeto foram efetuados estudos incidindo na formação em HM (inicial e contínua) de professores de matemática de diferentes ciclos de escolaridade e nas suas conceções e práticas profissionais sobre o uso da HM como ferramenta pedagógica. Efetuou-se um estudo similar incidindo em futuros professores dos anos iniciais, isto é, com o curso de Licenciatura em Educação Básica. No que se segue, apresentamos e comparamos os resultados obtidos nesses estudos; realçamos o facto da HM ser bastante valorizada pelos professores como potencial ferramenta pedagógica, opinião que não se traduz, contudo, numa prática efetiva e continuada em sala de aula, sendo a utilização da HM, em contexto escolar, ainda bastante residual. Estas conclusões, como mostraremos, estão alinhadas com os estudos efetuados em outros países.
  • Histórias e ideias: aprendizagens significativas com a Literatura para a Infância.
    Publication . Matos, Isabel Aires; Pacheco Figueiredo, Maria; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
    Numa unidade curricular da formação inicial de educadores de infância que corporiza parte da componente Área da Docência, encontramo-nos a desenvolver um projeto multidisciplinar que pretende contribuir para a utilização pedagogicamente relevante e intencional de Literatura para a Infância na área da Matemática. A partir da investigação disponível, sistematizámos argumentos sobre a utilização de Literatura para a Infância como ponto de partida para o trabalho com crianças nas diferentes áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar e construímos uma estrutura de análise do potencial de livros para a promoção de aprendizagens em áreas de conteúdo específicas. Os alunos analisaram livros, selecionados com critérios respeitantes à sua qualidade estética - literária e pictórica, com base nessa estrutura de análise e selecionaram um livro para construírem uma proposta de exploração didática focada nos conceitos matemáticos relevantes identificados. As propostas foram posteriormente implementadas em contexto de estágio em jardim de infância, com crianças dos 3 aos 6 anos. Neste artigo, apresentamos a estrutura de análise construída para apoiar a seleção de livros e a construção de propostas de exploração, focada nas ideias matemáticas presentes nos livros. Para a sua discussão, utilizaremos exemplos extraídos da análise de conteúdo qualitativa dos trabalhos realizados em contexto de sala de aula no ensino superior e em jardins de infância pela turma de 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Discutimos, ainda, o conhecimento de conteúdo necessário para responder à forma como as crianças se apropriam e interpretam as ideias matematicamente presentes em livros que não foram especialmente escritos tendo em vista a aprendizagem nessa área.