Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A história da matemática na formação e na prática profissional dos professores portugueses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2022_9_luso_brasil_HISTO.pdf338.48 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O projeto (H)isto é Matemática procura descrever e compreender a utilização da História da Matemática (HM) na prática de ensino da disciplina em Portugal e o trabalho realizado na formação de professores. Ao longo do projeto foram efetuados estudos incidindo na formação em HM (inicial e contínua) de professores de matemática de diferentes ciclos de escolaridade e nas suas conceções e práticas profissionais sobre o uso da HM como ferramenta pedagógica. Efetuou-se um estudo similar incidindo em futuros professores dos anos iniciais, isto é, com o curso de Licenciatura em Educação Básica. No que se segue, apresentamos e comparamos os resultados obtidos nesses estudos; realçamos o facto da HM ser bastante valorizada pelos professores como potencial ferramenta pedagógica, opinião que não se traduz, contudo, numa prática efetiva e continuada em sala de aula, sendo a utilização da HM, em contexto escolar, ainda bastante residual. Estas conclusões, como mostraremos, estão alinhadas com os estudos efetuados em outros países.

Description

Keywords

Matemática História da Matemática formação de professores

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue