Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
338.48 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto (H)isto é Matemática procura descrever e compreender a utilização da História da Matemática (HM) na prática de ensino da disciplina em Portugal e o trabalho realizado na formação de professores. Ao longo do projeto foram efetuados estudos incidindo na formação em HM (inicial e contínua) de professores de matemática de diferentes ciclos de escolaridade e nas suas conceções e práticas profissionais sobre o uso da HM como ferramenta pedagógica. Efetuou-se um estudo similar incidindo em futuros professores dos anos iniciais, isto é, com o curso de Licenciatura em Educação Básica. No que se segue, apresentamos e comparamos os resultados obtidos nesses estudos; realçamos o facto da HM ser bastante valorizada pelos professores como potencial ferramenta pedagógica, opinião que não se traduz, contudo, numa prática efetiva e continuada em sala de aula, sendo a utilização da HM, em contexto escolar, ainda bastante residual. Estas conclusões, como mostraremos, estão alinhadas com os estudos efetuados em outros países.
Description
Keywords
Matemática História da Matemática formação de professores