Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2021
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, Rosina
    Na senda de apontamentos anteriores no âmbito da Educação Especial e Inclusiva, projeto que emergiu do mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, convidamos, a mais um diálogo, potenciado pelos autores, através da investigação e reflexão, por estes proporcionada, na área da educação especial e inclusiva, que incide sobre a análise de atitudes, práticas e narrativas de diferentes agentes educativos a respeito da inclusão, em contextos tão distintos como sejam os da educação pré-escolar e do ensino superior.
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2022
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, Rosina
    É no referencial de educação inclusiva que se enquadra o quarto volume do e-book “Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2022”, constituindo uma iniciativa no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida.
  • Livro de Resumos do Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) 2024
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Ramalho, Henrique
    O Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI): Investigação e Práticas destina-se a promover o debate sobre Educação Inclusiva e incentivar a partilha de saberes e reflexão sobre as práticas educativas na área, orientando-se para todos os que procuram dar respostas aos desafios da educação na atualidade. O evento enquadra-se no âmbito das atividades científicas do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Viseu e conta com diversos contributos de profissionais e investigadores na área da educação especial e inclusiva, contemplando a possibilidade de apresentação de comunicações livres (orais e posters).Destaca-se a colaboração de oradores nacionais e internacionais: Jesus Molina, da Universidade de Múrcia (Espanha), Grupo de Investigación sobre Diversidad Funcional y Derechos Humanos, Anabela de Oliveira Carvalho (Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Instituto Politécnico de Viseu, Escola superior de Tecnologia e Gestão), Maria de Fátima Almeida (Agrupamento de Escolas de Nelas, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia), Marisa Carvalho (Universidade Católica Portuguesa), Susana Jimenez (Investigadora na Argentina, Espanha e Portugal), Sofia Campos (Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde) e Jorge Humberto Dias (representante de Portugal no Projeto Happy Schools). Este livro de resumos procura sistematizar contributos relevantes no domínio da inclusão, destacando-se a diversidade de olhares sobre questões contemporâneas da educação e reabilitação de pessoas com necessidades educativas específicas.
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2019
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília
    Este primeiro volume tem o objetivo de promover a reflexão científica em torno de temáticas atuais no domínio da educação inclusiva, numa perspetiva de interface dos contextos de vida de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas, ressaltando as implicações e desafios para famílias, escolas e comunidades. Os textos que se apresentam abordam diversos temas, desde a análise da inclusão numa sociedade excludente, à observação/avaliação e práticas educativas/ terapêuticas, até ao funcionamento de famílias de crianças/jovens com desenvolvimento atípico. Esta publicação clarifica e fundamenta dimensões relevantes da Educação Especial e Inclusão, sendo propósito da Equipa Editorial deste volume delinear um espaço de reflexão na área.
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2020
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília
    Com o objetivo de dar continuidade à divulgação do trabalho de pesquisa e intervenção em situações emergentes da prática profissional na área da Educação Especial, decorrente da atividade desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Especial, os(as) autores(as) confrontam-nos com percursos teóricos, concetuais e empíricos que vão desde uma perspetiva escolar até uma conceção que procura explorar os meandros da Educação Especial e, recorrentemente, da educação inclusiva para além da escola, dando um significado mais consolidado da ideia de sociedade inclusiva.