Repository logo
 
Publication

A Censura e a Liberdade de Expressão sobre as perceções dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorNunes, João
dc.contributor.authorCravo, Alice Manuela Correia
dc.date.accessioned2025-04-03T09:24:10Z
dc.date.available2025-04-03T09:24:10Z
dc.date.issued2025-02-04
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio apresenta um estudo elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal (HGP), mais concretamente numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de HGP. Neste sentido, este divide-se em duas seções, a primeira parte, apresenta-se o percurso desenvolvido durante as Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II no 1.º CEB e na PES II no 2.º CEB, em que se descreve os contextos das práticas pedagógicas e se faz uma análise crítica das competências pedagógicas adquiridas ao longo dessas experiências de ensino. A segunda parte do relatório é dedicado ao estudo empírico, onde este se inicia pela definição do objeto de estudo e a sua pertinência, avançando depois para uma revisão de literatura. Posteriormente, indica-se a metodologia utilizada, através da amostra, das técnicas e instrumentos de recolha de dados, dos procedimentos adotados e da análise e tratamento de dados. Seguidamente, a apresentação e discussão dos dados recolhidos, que consistiu na análise e interpretação dos dados obtidos nos dois inquéritos por questionário à turma. Por fim, apresentam-se as conclusões do estudo, bem como uma apreciação global de todo o processo.por
dc.description.abstractThis final internship report presents a study conducted within the scope of the Master's Degree in 1st Cycle of Basic Education (CBE) Teaching and 2nd CBE in Portuguese and History and Geography of Portugal (HGP) Teaching, specifically in a 6th-grade class in the subject of HGP. Thus, it is divided into two sections, in the first one, the path developed during the Supervised Teaching Practice (STP) I and II in the 1st CBE and in the STP II in the 2nd CBE is presented, where the contexts of the pedagogical practices are described and a critical analysis of the acquired pedagogical skills throughout these teaching experiences is done. The second part of the report is dedicated to the empirical study, starting with the definition of the study object and its pertinence, followed by a literature review. Thereafter, the methodology used is indicated through the sample, the techniques and data collection instruments, the adopted procedures, and the data analysis and treatment. Subsequently, the presentation and discussion of the collected data, which consisted of the analysis and interpretation of the data obtained in the two questionnaire surveys to the class. Finally, the study's conclusions are presented, as well as an overall assessment of the entire process.por
dc.identifier.tid203931572
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/9310
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectHistória e Geografia de Portugal
dc.subject2.º Ciclo do Ensino Básico
dc.subjectCensura
dc.subjectLiberdade de Expressão
dc.subjectHistory and Geography of Portugal
dc.subject2nd Cycle of Basic Education
dc.subjectCensorship
dc.subjectFreedom of Expression
dc.titleA Censura e a Liberdade de Expressão sobre as perceções dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
532-Dissertacao de mestrado.pdf
Size:
4.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: