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Abstract(s)
Introdução: O Coordenador de Departamento Curricular é um gestor intermédio, supervisor e líder, que deve assumir o exercício da liderança e demonstrar capacidade comunicativa para poder mobilizar os docentes que coordena na prossecução dos ideais educativos. Por isso, a supervisão pedagógica assume um papel de relevo nas atividades por ele desenvolvidas.
Objetivo: Conhecer a perceção dos professores acerca do desempenho do Coordenador de Departamento Curricular na atual organização escolar portuguesa e de alguns fatores que podem influenciar esse mesmo desempenho, nomeadamente a formação especializada em supervisão pedagógica.
Métodos: Foi utilizada uma metodologia caráter descritivo e transversal, com o recurso a um inquérito por questionário. A amostra totalizou 106 professores de todos os departamentos curriculares, de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise estatística descritiva e inferencial.
Resultados: Os docentes valorizam a promoção da articulação entre os professores do próprio departamento curricular e com outros departamentos, o incentivo à reflexão sobre as práticas docentes e a abertura à mudança e à inovação. Consideram também que este deve promover o trabalho colaborativo, bem como gerar e partilhar conhecimentos. Contudo, relevam que a carga letiva atribuída ao coordenador e a consequente falta de tempo para responder a todas as solicitações que o cargo exige, podem influenciar negativamente o seu desempenho.
Conclusões: Os Coordenadores de Departamento Curricular deverão assumir a necessidade de formação na sua atividade, enquanto supervisores, para garantir legitimidade e credibilidade nas mais variadas vertentes e dimensões, quer a nível pessoal/relacional, quer a nível profissional.
Description
Keywords
Formação Professores Supervisão pedagógica
Citation
Abreu, A., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2018). Perceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento Curricular e Supervisão Pedagógica. In M. Cunha (Org.). Supervisão pedagógica: Práticas inovadoras no século XXI: Livro de resumos (p. 55). Viseu: ESSV. ISBN: 978-989-99603-3-6. Disponível em: http://projects.essv.ipv.pt/superes/livro-de-resumos/
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu - ESSV