Publication
Perceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento Curricular e Supervisão Pedagógica
dc.contributor.author | Abreu, Alice do Céu dos Santos | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Rocha, João | |
dc.date.accessioned | 2019-02-14T12:21:17Z | |
dc.date.available | 2019-02-14T12:21:17Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Introdução: O Coordenador de Departamento Curricular é um gestor intermédio, supervisor e líder, que deve assumir o exercício da liderança e demonstrar capacidade comunicativa para poder mobilizar os docentes que coordena na prossecução dos ideais educativos. Por isso, a supervisão pedagógica assume um papel de relevo nas atividades por ele desenvolvidas. Objetivo: Conhecer a perceção dos professores acerca do desempenho do Coordenador de Departamento Curricular na atual organização escolar portuguesa e de alguns fatores que podem influenciar esse mesmo desempenho, nomeadamente a formação especializada em supervisão pedagógica. Métodos: Foi utilizada uma metodologia caráter descritivo e transversal, com o recurso a um inquérito por questionário. A amostra totalizou 106 professores de todos os departamentos curriculares, de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: Os docentes valorizam a promoção da articulação entre os professores do próprio departamento curricular e com outros departamentos, o incentivo à reflexão sobre as práticas docentes e a abertura à mudança e à inovação. Consideram também que este deve promover o trabalho colaborativo, bem como gerar e partilhar conhecimentos. Contudo, relevam que a carga letiva atribuída ao coordenador e a consequente falta de tempo para responder a todas as solicitações que o cargo exige, podem influenciar negativamente o seu desempenho. Conclusões: Os Coordenadores de Departamento Curricular deverão assumir a necessidade de formação na sua atividade, enquanto supervisores, para garantir legitimidade e credibilidade nas mais variadas vertentes e dimensões, quer a nível pessoal/relacional, quer a nível profissional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Abreu, A., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2018). Perceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento Curricular e Supervisão Pedagógica. In M. Cunha (Org.). Supervisão pedagógica: Práticas inovadoras no século XXI: Livro de resumos (p. 55). Viseu: ESSV. ISBN: 978-989-99603-3-6. Disponível em: http://projects.essv.ipv.pt/superes/livro-de-resumos/ | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99603-3-6. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5388 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu - ESSV | pt_PT |
dc.relation | CI&DETS/IPV | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://projects.essv.ipv.pt/superes/livro-de-resumos/ | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.title | Perceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento Curricular e Supervisão Pedagógica | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu - Portugal | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 53 | pt_PT |
oaire.citation.title | Congresso Internacional Supervisão pedagógica: Práticas inovadoras no século XXI | pt_PT |
person.familyName | Paula Pereira de Oliveira Cardoso | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | 4019-E6D8-1885 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5062-4098 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f |