Repository logo
 
Publication

Perceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento Curricular e Supervisão Pedagógica

dc.contributor.authorAbreu, Alice do Céu dos Santos
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorRocha, João
dc.date.accessioned2019-02-14T12:21:17Z
dc.date.available2019-02-14T12:21:17Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractIntrodução: O Coordenador de Departamento Curricular é um gestor intermédio, supervisor e líder, que deve assumir o exercício da liderança e demonstrar capacidade comunicativa para poder mobilizar os docentes que coordena na prossecução dos ideais educativos. Por isso, a supervisão pedagógica assume um papel de relevo nas atividades por ele desenvolvidas. Objetivo: Conhecer a perceção dos professores acerca do desempenho do Coordenador de Departamento Curricular na atual organização escolar portuguesa e de alguns fatores que podem influenciar esse mesmo desempenho, nomeadamente a formação especializada em supervisão pedagógica. Métodos: Foi utilizada uma metodologia caráter descritivo e transversal, com o recurso a um inquérito por questionário. A amostra totalizou 106 professores de todos os departamentos curriculares, de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: Os docentes valorizam a promoção da articulação entre os professores do próprio departamento curricular e com outros departamentos, o incentivo à reflexão sobre as práticas docentes e a abertura à mudança e à inovação. Consideram também que este deve promover o trabalho colaborativo, bem como gerar e partilhar conhecimentos. Contudo, relevam que a carga letiva atribuída ao coordenador e a consequente falta de tempo para responder a todas as solicitações que o cargo exige, podem influenciar negativamente o seu desempenho. Conclusões: Os Coordenadores de Departamento Curricular deverão assumir a necessidade de formação na sua atividade, enquanto supervisores, para garantir legitimidade e credibilidade nas mais variadas vertentes e dimensões, quer a nível pessoal/relacional, quer a nível profissional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAbreu, A., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2018). Perceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento Curricular e Supervisão Pedagógica. In M. Cunha (Org.). Supervisão pedagógica: Práticas inovadoras no século XXI: Livro de resumos (p. 55). Viseu: ESSV. ISBN: 978-989-99603-3-6. Disponível em: http://projects.essv.ipv.pt/superes/livro-de-resumos/pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99603-3-6.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5388
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu - ESSVpt_PT
dc.relationCI&DETS/IPVpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://projects.essv.ipv.pt/superes/livro-de-resumos/pt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.titlePerceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento Curricular e Supervisão Pedagógicapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseu - Portugalpt_PT
oaire.citation.startPage53pt_PT
oaire.citation.titleCongresso Internacional Supervisão pedagógica: Práticas inovadoras no século XXIpt_PT
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
livroResumos_superes_Abreu-p.53.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: