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- Recreation: The organization of other spaces for other learningsPublication . Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Azevedo, António Manuel TavaresIntrodução: O brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Através dos brinquedos e das brincadeiras, a criança descobre e explora o mundo que a rodeia. O jogo assume uma componente pedagógica fundamental, uma forma inata de aprender, permitindo à criança desenvolver a sua capacidade de experimentar e apropriar-se do que a rodeia, de forma simples e, por conseguinte, tão formadora. Objetivos: Construímos o corpus deste estudo, cujos objetivos foram: (i) conhecer as perspetivas dos participantes sobre o lúdico e o recreio escolar nas aprendizagens das crianças do 1.º CEB; (ii) identificar as atividades preferenciais das crianças nos tempos de recreio; (iii) percecionar como as escolas concebem os espaços de recreio. Método: O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista individual semiestruturada, organizada a partir de um conjunto de dezasseis questões efetuadas a professores do 1.º CEB de dois agrupamentos distintos do distrito de Viseu. Participaram do estudo seis professores com experiência profissional, situada entre 10 e 30 anos, no Ensino Primário. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados, desenvolvida em três fases. Resultados: A perceção dos participantes revela que brincar está fortemente associado a aprender, sendo que a criança descobre o seu papel na sociedade e no mundo enquanto se envolve em diferentes atividades e brincadeiras. O recreio é um espaço privilegiado e um dos mais valorizados pela criança, na medida em que oferece oportunidades de alegria e prazer social. Constitui um contexto no qual a socialização assume extrema importância, quer através da interação entre pares, quer da interação que a criança estabelece e desenvolve com os adultos responsáveis por ela. Conclusões: O recreio e os momentos de brincadeira beneficiam a criança e arcam um papel decisivo no seu desenvolvimento global. No contexto específico do nosso estudo, os professores reconhecem esta importância e fazem uso do espaço exterior para implementar atividades para as suas classes, especialmente as que envolvem contacto com a natureza, de modo a facilitar as aprendizagens das suas crianças. Atualmente, o peso e relevância de tais atividades têm vindo a ser gradualmente reconhecidos pelos especialistas.
- DESPORTO: ESPAÇO DE FORMAÇÃO, MOTIVAÇÃO E BEM-ESTAR. ESTUDO COM JOVENS PRATICANTES DE NATAÇÃOPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Pereira, AnaIntrodução: O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivas revelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos: Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos: O grupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados: Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bemestar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância em qualquer das dimensões trabalhadas. Conclusão: É inegável a contribuição do Desporto no desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desporto e/ou atividade física constitui um importante catalisador para o combate ao abandono da prática desportiva.
- Maximization and optimization in sports organizationsPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo AlexandreIntroduction: The importance of the study of organizations as social entities of human development and as fundamental agents of change and evolution, that is, as true institutions, leads to the need for their research in the context of Sport. Objetive: This study aims to analyze the appreciation that sports organizations attribute to the principles of Maximization and Optimization. Methods: Azevedo's institutional analysis questionnaire (2014) was used to assess the degree of agreement of sports communities, and organizations were later characterized in typological quadrants according to Figueiredo's mesoscopic analysis model (2006). The study included 154 respondents, belonging to and distributed by the 24 local sports organizations of Viseu’s district and with different positions in their hierarchical structures. Results: The results reveal significant differences in the valuation attributed to both the Maximize pole and the Optimization pole, as well as the integration of organizations into typologies from 1st to 4th quadrants, according to their preferences. Conclusion: The intentions of sports communities aim to regulate and provide stability to organizational social and sports behavior, so as to be accepted and recognized by their peers.
- Fatores Influenciadores da prática de Exercício Físico em Health ClubsPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo AlexandreIntrodução: O culto do corpo e a manutenção de hábitos saudáveis sempre constituíram alvo de preocupação social, deixando de ser algo exterior à cultura para se assumir como uma das suas manifestações mais marcantes. A atualidade revela um quadro crescente de motivações para as práticas corporais institucionalizadas que têm sido substanciadas pela sua estreita associação com diversos marcadores que especificam a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos. Objetivo: Percecionar os fatores influenciadores da prática de exercício físico nos Health Clubs (HC) do município de Viseu. Métodos: O grupo de estudo foi composto por 179 frequentadores de sete HC do município de Viseu. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, sujeito a uma prévia fase de validação (por pares). Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre sexos relativamente ao grau de importância atribuído a fatores como “aumento de força”, “ganho da massa muscular”, “tonificação”, “controlo de peso”, “perda de massa gorda” e “ganho de flexibilidade”, assim como entre mais novos e mais velhos, nos indicadores “ganho de massa muscular” e “aumento de força”. Conclusão: Ainda que os fatores de influência apropriados a cada praticante não impliquem necessariamente um aumento direto do seu envolvimento na prática de atividade física, o seu conhecimento auxilia acerca das especificidades socioculturais dos praticantes e, dessa forma, tende a aumentar a eficácia de ação na construção de programas de intervenção adequados.
- O contributo da Ginástica na formaçao infantilPublication . Almeida, Marisa; Vieira, Carla; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Azevedo, António Manuel TavaresDa complexificação dos movimentos corporais surgem as habilidades básicas que de forma reiterada estão patentes nas crianças e se manifestam em diferentes contextos (Costa, 2016). Nos períodos de recreio ou em contexto curricular, caminhar, correr, saltar, puxar, empurrar, equilibrar, rolar, pendurar, balançar e girar constituem a base da Ginástica, na sua vertente “Artística”. Estes movimentos, de grande simplicidade, que as crianças executam no seu quotidiano, quando realizados de forma sequenciada, planeada e orientada, reforçam os benefícios que a prática gímnica possui no seu desenvolvimento motor (Nascimento et al., 2022). A Ginástica entra na equação da formação e desenvolvimento das crianças, tanto nas dinâmicas das suas práticas, como nas várias propostas associadas à disciplina de Educação Física do 1.º CEB (Murbach et al., 2021). As atividades gímnicas revelam interesse, confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, no bem-estar, na autoestima e sua capacidade de concentração. Objetivos: O presente estudo pretende aferir da importância das atividades gímnicas para o desenvolvimento motor e formação das crianças e se as escolas fomentam e criam espaços para o desenvolvimento dessas atividades. Métodos: O grupo de estudo foi constituído por 36 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos, 18 dos quais praticantes de Ginástica e afetos a um clube desportivo da cidade de Viseu, com uma prática semanal mínima de 2 sessões de treino, perfazendo 4 horas de treino. Os restantes, não praticantes da modalidade, pertencem a um agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Recorreu-se ao teste de proficiência motora de BOT2 (2005) e, posteriormente, à análise descritiva e inferencial dos dados com recurso à versão 28 do software estatístico SPSS. Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre grupos relativamente ao grau de precisão motora fina, integração motora fina e destreza manual. Conclusões: A Ginástica assiste o desenvolvimento transversal das crianças, estando associada a inúmeros benefícios, dos quais conferem exemplo os supracitados. A sua prática colabora com o processo de aquisição de habilidades motoras, contribuindo igualmente no desenvolvimento de capacidades condicionais e coordenativas, entre as quais se destacam a força, velocidade e equilíbrio dinâmico. As atividades gímnicas desenvolvidas na escola, através da EF, permitem a integração social das crianças, tornando-a um cidadão mais ativo e consciente, proporcionando também autonomia corporal e aumento da capacidade de expressão em grupo.
- Sport training, motivation and well-being place. Study with young swimmersPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Pereira, AnaIntrodução:O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivasrevelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos:Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos:Ogrupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados:Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bem-estar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância emqualquer das dimensões trabalhadas.Conclusão: Éinegável a contribuição do Desportono desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desportoe/ou atividade física constituium importante catalisador para o combate ao abandonoda prática desportiva.
- A influência dos recursos na atividade motora das crianças em idade pré-escolar - Estudo realizado nos Jardins de Infância dos Agrupamentos das cidades de Viseu e OvarPublication . Silva, Patrícia; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Azevedo, António Manuel Tavares; Figueiredo, AbelA organização pedagógica dos jardins de infância pressupõe criar um ambiente encorajador do processo criativo de aprendizagens e descobertas, cabendo a(o) educador(a) evidenciar e tirar partido das potencialidades dos diferentes espaços, com o intuito de diversificar e enriquecer as oportunidades específicas de atividade motora (Ministério da Educação, 2016). A prática da atividade motora implica não só pensar o espaço em função dessa atividade, como também dotá-lo de recursos capazes de o otimizar. O estudo tem como objetivos: a) conhecer os recursos humanos, materiais e espaciais dos Jardins de Infância do nosso estudo; b) apurar como os Jardins de Infância operacionalizam as atividades de recreio das crianças; c) aferir sobre a importância dos recursos para as atividades, lúdicas e organizadas pelos educadores. Este estudo é de natureza quantitativa com recurso a um questionário, previamente construído e validado para o efeito. A aplicação dos questionários foi realizada entre os dias 04 e 20 de junho de 2018; o grupo estudado englobou os agrupamentos das cidades de Viseu e Ovar, representando 70,33% dos educadores de infância. Recorreu-se ao software estatístico IBM SPSS 25 (Statistical Package for the Social Sciences, versão 25) para o tratamento de dados, com recursos aos processos de análise descritiva e inferencial. Relativamente às conclusões do estudo parece ser consensual, para os inquiridos, a necessidade de existir um trabalho cooperativo entre o educador de infância e o técnico de exercício físico das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF); é comum a dificuldade na renovação dos espaços e na aquisição de materiais para os momentos de educação física; a tipologia do espaço exterior (recreio) dos jardins é tradicional, cabendo aos educadores refletir sobre as suas potencialidades, nomeadamente na introdução de novos materiais e espaços para a aprendizagem, pela influência que têm estes recursos os espaços exteriores e consequentemente no brincar, na promoção das interações, estimulação social, o contacto e exploração de materiais naturais, mas também para a construção pedagógica dos educadores. Desta forma, seria importante que estes tivessem acesso a recursos de qualidade para a educação física, bem como para outros domínios de modo a proporcionar à criança momentos ricos em aprendizagem.
- As atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das criançasPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Lourenço, Carla; Almeida, MarisaIntroduction: Gymnastics contributes to the education and development of children, as well as in the various proposals associated with Physical Education (PE) in Elementary School. These activities allow self-confidence and enthusiasm, reflected on children´s performance, persistence, well-being, self-esteem and their ability to concentrate. Objectives: To assess the importance of technical activities for the motor development and education of children and whether schools promote and create spaces for the development of these activities. Methods: The study group comprises 2 distinct sets, totaling 36 children. The BOT2 motor proficiency test was used and, later, descriptive and inferential analysis of the data was used using the 28th version 28 of Statistical Software SPSS. Results: Significant differences were evidenced between groups regarding the degree of fine motor precision, fine motor integration and manual dexterity. Conclusion: Gymnastics contributes to children´s cross-sectional development, associated with numerous biopsychosocial benefits. Its activities developed in school, through PE, allow the recreation of gestures and other elements in various contexts, especially in the self-directed activities of school playgrounds. PE plays a crucial role in children´s social integration and, Gymnastics in particular, makes them a more active and conscious citizen, also providing body autonomy and increased capacity for expression in groups.
- Fatores influenciadores na escolha do treino personalizado estudo realizado na cidade de ViseuPublication . Bento, F.; Pontes, R.; Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo AlexandreO estilo de vida, traduzido em conjuntos de comportamentos e costumes, tem vindo a assumir cada vez mais importância na saúde e qualidade de vida dos indivíduos (Soares, 2015; Bouchard et al.,1990). Tal pressupõe que o conceito de saúde, bem como a sua vivência, sejam transformados em questões de estilos de vida e bem-estar, podendo ser controlada predominantemente por alterações de comportamento dos indivíduos. Neste sentido, o reconhecimento que o exercício físico e o desporto têm na melhoria da condição física, bem-estar e, por consequente, na qualidade de vida do indivíduo, provocou um aumento da procura das diferentes formas e espaços de atividade física e desportiva, ocasionais e/ou institucionalizadas, devidamente organizadas e planeadas (Medeiros, 2015).
- Fatores influenciadores e inibidores do desenvolvimento de ações ofensivas em superioridade numérica 7x6 em AndebolPublication . Branco, João; Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Ribeiro, RafaelIntrodução: A evolução da modalidade de Andebol tem promovido a sua complexificação, pelo que os treinadores tentam atenuar os efeitos que a diversidade de variáveis poderá causar na obtenção do sucesso das suas equipas. Assim, a criação de um plano estratégico para cada jogo ultrapassa os campos teórico e ideológico do treinador. Objetivos: Aferir acerca da perceção dos treinadores no que concerne a fatores influenciadores e inibidores da opção pelo desenvolvimento de ações em superioridade numérica 7x6. Métodos: Foi concebido um guião de entrevista semiestruturada, cujas categorias foram definidas a priori. Resultados: A utilização das ações em superioridade numérica 7x6 deve-se às dificuldades sentidas na criação de situações de finalização em igualdade 6x6, à necessidade de baixar o ritmo de jogo e de diminuir o contacto entre os defensores e os atletas da primeira linha ofensiva e à necessidade de contrariar sistemas defensivos profundos com marcação individual. Os entrevistados restringem ou inibem a utilização das ações 7x6 pela insuficiência de volume e frequência de treino das mesmas, pela sua utilização em momentos nos quais o resultado se encontra equilibrado ou frente a equipas rápidas a explorar as várias formas de transição ofensivas. Conclusões: Dada a incerteza do contexto de competição, não existe uma fórmula específica para tentar resolver os detalhes que o jogo desvenda. Os entrevistados consideram a tomada de decisão fundamental para o sucesso. A forma como o treinador analisa o comportamento da sua equipa e o da equipa adversária exerce influência nas decisões tomadas pelos atletas