Repository logo
 
Publication

O humor na didática de Educação Visual – um estudo de caso

dc.contributor.advisorMelo, Ana Luísa Pinto de Souto
dc.contributor.authorPaiva, Afonso Almeida
dc.date.accessioned2024-01-08T13:56:22Z
dc.date.available2024-01-08T13:56:22Z
dc.date.issued2023-11-10
dc.description.abstractO Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Visual e EducaçãoTecnológica no 2.º Ciclo Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Viseu e encontra-se organizado em duas partes: a Parte I refere-se a uma análise crítica das aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizadas durante os anos letivos de 2021/22 e 2022/23. A Parte II apresenta a investigação desenvolvida nas referidas unidades curriculares. Na Parte I descreve-se, analisa-se e reflete-se criticamente sobre as práticas observadas e realizadas à luz das competências profissionais desenvolvidas para a lecionação das disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica; a Parte II apresenta, por sua vez, o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual onde se apresenta um estudo de caso que foi levado a cabo com uma turma do 5.º ano da Escola Básica Vieira da Silva, visando perceber se a utilização de recurso humorísticos na lecionação amplia a motivação e a aprendizagem dos alunos na disciplina de Educação Visual. Os resultados obtidos demostraram que, de uma maneira geral, os alunos se consideraram mais motivados e ganharam mais interesse pela disciplina. Para os alunos da turma abrangida pelo estudo, as estratégias de ensinoaprendizagem com recurso ao humor revelaram-se uma mais-valia.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is an integral and the concluding assignment for the Masters in Teaching of Visual and Technological education for the 2.º cycle of elementary schooling delivered by the School of Education of Viseu. The report is split into two parts. Part I pertains to an analysis of the lessons which took place within the frame of Supervised Practice of Teaching, undertaken during the academic years of 2021/22 and 2022/23. Part II of the report presents the research developed within the context of the abovementioned Practice of Teaching. Part I contains the description, analysis and critical reflections on the practices observed, as seen under the lens of the professional competences developed for teaching the subjects of Visual and Technological education. Part II contains the research work undertaken within the subject of Visual Education, where a case study is presented. This case study was carried out with a 5th grade class at the Vieira da Silva Elementary School and attempted to explore whether the use of humouristic resources in teaching amplifies the motivation and effective learning of students in the subject of Visual Education. The results observed demonstrate that students generally considered themselves more motivated and had an increased interest in the subject. For the students in the classroom which was the subject of this research, the teaching and learning strategies using humour demonstrated added value.pt_PT
dc.identifier.tid203453484pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8148
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Visualpt_PT
dc.subjectHumorpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectVisual Educationpt_PT
dc.subjectHumourpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.titleO humor na didática de Educação Visual – um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
335-Relatório final-3249-1-4-20231127.pdf
Size:
16.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: