Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Literatura para a infância e espaços educativos: a exploração didática do álbum narrativo no âmbito da Educação Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Pereira_Melão_Balula.pdf158.05 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Atualmente o álbum narrativo tem sido alvo de atenção crescente na literatura de especialidade, sendo realçada a sua mais-valia em contextos educativos diversificados, mormente na Educação Pré-Escolar, favorecendo o prazer de ler, aspetos bem vincados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016). No entendimento de que as práticas de leitura das crianças em contexto educativo se podem entrelaçar, de forma benéfica, com práticas educativas em contexto familiar, este estudo centra-se na exploração didática de álbuns narrativos, envolvendo a família. Procura-se, assim, responder à seguinte questão de investigação: «Qual o contributo da exploração didática regular de álbuns, envolvendo a família, no que respeita ao desenvolvimento do gosto pela leitura das crianças, no âmbito da Educação Pré-Escolar?». Face à questão colocada, estabelecemos os seguintes objetivos de investigação: i) compreender se o envolvimento da família em atividades de leitura pode motivar as crianças para a mesma; ii) analisar de que modo a exploração didática de álbuns narrativos, no jardim de infância, pode contribuir para motivar as crianças para a leitura; iii) promover momentos lúdicos de contacto com álbuns.

Description

Keywords

álbum narrativo leitura família literacia emergente Educação Pré-Escolar

Citation

Pereira, A., Melão, D. & Balula, J. P. (2016). Literatura para a infância e espaços educativos: a exploração didática do álbum narrativo no âmbito da Educação Pré-Escolar. Livro de Resumos do Encontro Imaginários Iluminados. Era uma vez…a literatura para a infância em português, p. 18. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Viseu

CC License