Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Metodologias de investigação na formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Invest._Ação e Estudo Caso_2017.pdf840.34 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo aborda duas metodologias de investigação em educação frequentemente utilizadas e que têm vindo a suscitar um crescente interesse no âmbito da formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso. Para isso, começamos por contextualizar e definir cada uma delas, apontar as suas caraterísticas e objetivos essenciais, analisar as principais etapas no processo de investigação, para depois refletirmos sobre algumas questões de validade e fiabilidade relativas às mesmas. Para exemplificar cada uma das abordagens, no final, é apresentado um estudo realizado através das referidas metodologias, de modo a ilustrar as suas possibilidades práticas.

Description

Keywords

Investigação-ação Estudo de caso Formação de professores Investigação científica

Pedagogical Context

Citation

Cardoso, A. P., & Rego, B. (2017). Metodologias de investigação na formação de professores: A investigação-ação e o estudo de caso. In L. Menezes et al. (Eds), Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores (pp. 21-33). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN:978-989-96261 (E-book).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue