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  • Livro de Resumos: Olhares sobre a Educação 7
    Publication . Menezes, Luís; Rocha, João; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    Este livro de resumos do Olhares sobre a Educação7 constitui uma memória do que foi o congresso, com o mesmo nome, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu, a 11 de abril de 2019. Este congresso está focado nas problemáticas da educação, em particular aquelas que têm incidência na formação de professores. Como tem vindo a ser hábito, este encontro teve quatro secções principais. Iniciou com uma conferência plenária a cargo de um professor da ESEV que terminou recentemente o seu trabalho de doutoramento. Nesta edição, esse papel coube a Paula Xavier que apresentou a conferência intitulada “Diversidade familiar e escola: um olhar sobre as famílias homoparentais”. O espaço seguinte foi constituído por workshops paralelos que abordaram problemáticas importantes no contexto educativo. Foram apresentados os seguintes workshops: W1 – Educação inclusiva e necessidades de saúde especiais (nse) - Sofia Campos, ESSV; W2 – Potencialidades dos sensores na educação básica - Cristina Gomes, ESEV; W3 – Não é um livro para crianças! - Ana Catarina Fernandes & Margarida Almeida, ESEV; W4 – A arte no ensino da simetria - Tamara Pereira, ESEV; W5 – Brincar com as TIC na cidade de Viseu - Manuela Loureiro, ESEV; W6 – Projeto inclusivo Gamelin - Eulália Albuquerque, AVISPT21; W7 – Palavras mutantes - Isabel Aires de Matos & Ana Isabel Silva, ESEV; W8 – Humor para ensinar!? - Marta Carvalho & Luís Menezes, ESEV; W9 – Yoga para crianças - Filipa Antunes, ESEV. O terceiro espaço foi ocupado por pósteres submetidos pelos participantes que relatam experiências de ensino, realizações educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação no campo da educação. O congresso terminou com um painel plenário intitulado “Projetos educativos na escola: possibilidades de desenvolvimento”: Viseu Educa: Clara Pombeiro e Maria Miguel Martins, Câmara Municipal de Viseu (CMV); Germinar a ciência: Ana Capelo e João Azevedo, CMV; SmartCity Lab for Kids: Bárbara Sousa, Manuela Loureiro e Pedro Rocha, CMV; Escola Ativa: Tiago Freitas, CMV.
  • Algorithmic Thinking in Early Childhood Education: Opportunities and Supports in the Portuguese Context
    Publication . Figueiredo, Maria Pacheco; Amante, Susana; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Gomes, Cristina Azevedo; Rego, Belmiro; Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro
    ALGO-LITTLE is an EU-funded project, with partners from Portugal, Italy, Turkey and Slovenia, in search of ways to integrate Algorithmic Thinking skills into preschool education for the purpose of growing future code literates starting from the earliest ages. Algorithmic Thinking stems from the concept of an algorithm, which refers to solving a problem by developing a set of steps taken in a sequence to achieve the desired outcome (Katai, 2014). The concept can be traced to the work of Papert (1980, 1991) and is connected to the seminal article by Wing (2006) that introduced Computational Thinking. Barretal (2011) concluded that in K-12, Algorithmic Thinking involves problem-solving skills and particular dispositions, such as confidence and persistence when confronting particular problems. Early Childhood Education algorithmic skills include abilities to learn and work according to the rules or models since children are capable to understand, use, apply and develop simple algorithms. Children are also capable of analyzing and correcting the sequence of actions to reach results, transferring known methods of actions to new situations, and describing their activities to others in a clear way (Voronina et al., 2016; Games for learning algorithmic thinking, 2017). The paper analyses initiatives, studies, and projects that are connected to Algorithmic Thinking in Early Childhood Education in Portugal. A review of literature was developed, starting with curricular documents for Preschool Education (3 to 6 years old) and other documents from the ICT Educational Policy in the country. The second step was a search in databases for studies and projects that looked into Algorithmic Thinking and Computational Thinking in Early Childhood Education in Portugal. The analyses looked into the following themes: a) what definition and elements of Algorithmic Thinking are present?, b) to which concepts and curricular areas is it connected to?, c) what is expected that children in Early Childhood Education learn in relation to Algorithmic Thinking?, d) to what pedagogical elements is Algorithmic Thinking related to?. In terms of curricular documents, it was found that code has been relevant for Portuguese Early Childhood Education (at least) since 1997. In their first edition, the Portuguese Curricular Guidelines for Pre-School Education (Ministério da Educação, 1997) included computer code as one of the codes children should get acquainted with. This meant its inclusion under the domain “Spoken Language and Introductory Writing”. It was stated that “code” was present and would be necessary in children’s lives and could be used in arts, music, mathematic, or writing (Portuguese) (p. 72). This approach was positively singled out by the OECD report: addressing the topic of ICT in the guidelines interconnected with other forms of communication and information learning (Taguma et al., 2012). In 2016, the Portuguese Curricular Guidelines for Pre-School Education (PCGPSE) were reviewed and this second version amplifies the mentions to technology. The findings include an analysis for each of the six curricular areas and domains. In terms of studies and projects, the “Kids Media Lab Project II” stood out as the only systematic initiative for promoting Computational Thinking in Preschool Education (Pinto, Fernandes & Osório, 2021). In the findings, the main elements of the project are discussed.
  • Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores
    Publication . Gomes, Cristina Azevedo; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Rego, Belmiro; Rito, P. N.
    Desenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa. O projeto Smart City Kids Lab (SCKL), integrou uma oficina de formação de pro-fessores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de alunos do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qua-lidade dos produtos criados pelos alunos e a avaliação positiva dos professores par-ticipantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos.
  • Metodologias de investigação na formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso
    Publication . Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro
    O presente artigo aborda duas metodologias de investigação em educação frequentemente utilizadas e que têm vindo a suscitar um crescente interesse no âmbito da formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso. Para isso, começamos por contextualizar e definir cada uma delas, apontar as suas caraterísticas e objetivos essenciais, analisar as principais etapas no processo de investigação, para depois refletirmos sobre algumas questões de validade e fiabilidade relativas às mesmas. Para exemplificar cada uma das abordagens, no final, é apresentado um estudo realizado através das referidas metodologias, de modo a ilustrar as suas possibilidades práticas.
  • Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógica
    Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, A. M.; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Relvas, Susana
    Introdução: A aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LE) no Ensino Superior (ES) não se limita à transmissão de saberes linguísticos. Deve preparar os aprendentes para o contacto intercultural e proporcionar experiências bem-sucedidas e inovadoras que favoreçam a motivação e a inserção profissional. Numerosas publicações sublinham a importância das LE nos processos de recrutamento, na criação de oportunidades de emprego com perspetivas de maior responsabilidade e remuneração e na progressão na carreira. Os recursos digitais, de acesso fácil e rápido, revolucionaram a educação e criaram novos desafios para o ensino, nomeadamente no ES. O contexto de aprendizagem torna-se mais dinâmico, permitindo uma aproximação à realidade do mundo do trabalho. A utilização da internet e a exploração de recursos on-line são práticas educativas bem instaladas hoje. No sentido de estimular a aprendizagem ativa, o confronto dos estudantes com as realidades linguísticas e profissionais pode ser realizado recorrendo às redes sociais e a um método de trabalho ao “menu”, implicando-os como atores que interagem na sala de aula e com o exterior, mobilizando competências transversais a Unidades Curriculares (UC) nucleares do curso. Métodos: As experiências de trabalho que nos propomos apresentar centram-se na UC de “LE aplicadas aos novos media e ao ciberespaço”, com o francês e o inglês como línguas-alvo trabalhadas em conjunto, uma UC do 2.º ano da Licenciatura em Comunicação Social da ESEV/IPV (Portugal), cursada em 2016/17 e 2017/18. Conclusões: A progressão dos aprendentes torna-se evidente através das novas ideias que surgem e da melhor organização dos trabalhos, da maior facilidade e rigor em redigir textos e propor produções orais, da atitude em geral e da aquisição de mais autonomia na procura do desenvolvimento de competências.
  • A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelência
    Publication . Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João Paulo
    O século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos, o público é cada vez mais heterogéneo e em que há um aumento das expectativas relativamente ao contributo da Escola para o desenvolvimento da sociedade. A necessidade de dar resposta à educação para todos acentuou as responsabilidades dos políticos, dos professores e dos investigadores relativamente à garantia de um sistema orientado para a excelência. Uma das áreas que pode contribuir significativamente para alcançar a excelência é a da concepção e da produção de recursos didácticos, que tem assumido uma importância cada vez maior. Do conjunto dos recursos didácticos, pretendemos destacar os manuais escolares que têm assumido um papel tão importante quanto polémico. Simultaneamente, tem havido uma descentralização de parte da responsabilidade relativa à sua avaliação com vista a garantir a qualidade. A última fase do alargamento da responsabilidade sobre a produção dos manuais escolares consistiu na acreditação de entidades avaliadoras e certificadoras de manuais escolares que dêem garantias de poderem proceder à realização de um trabalho que visa assegurar, antes de chegarem às mãos dos professores e dos alunos, a qualidade científica e pedagógica desses recursos, a conformidade com o currículo nacional e com os programas ou orientações curriculares em vigor e ainda garantir que constituem um instrumento adequado de apoio ao ensino e aprendizagem, bem como à promoção do sucesso educativo. Nesta comunicação, pretendemos apresentar uma reflexão sobre o quadro legal que regulamenta este processo, com base nos dados relativos ao envolvimento de uma entidade avaliadora e certificadora de manuais escolares no processo de avaliação e certificação de manuais, no final de 2009 e princípio de 2010. Pretendemos também apresentar um primeiro balanço desta experiência, com base na análise e interpretação dos dados relativos à primeira fase da actividade da entidade certificadora. Estes dados apontam para um impacto muito positivo do processo de avaliação e certificação na melhoria da qualidade dos manuais. Abstract. The twenty-first century has brought about more frequent and larger challenges to society in general, and specifically to Schooling. The most predominant challenges are the necessity to assure the quality of an educational system when economical resources have become scarce, when the system has become more heterogeneous and when expectations regarding School’s contribution to the development of society have increased. The need to provide education for all has highlighted politicians, teachers and researchers’ responsibilities in guaranteeing a system steered towards excellence. One of the fields which can significantly contribute to achieving excellence is the conception and production of didactic resources, as they have gained considerable importance. Among the number of didactic resources, textbooks will be featured, playing both an important role as well as a controversial one. Simultaneously, there has been a decentralization of the responsibility of its evaluation in guaranteeing quality. The last step in extending responsibility in the production of textbooks consists of the accreditation of evaluating and certifying entities of textbooks, guaranteeing scientific and pedagogical quality that it is in compliance with the syllabus or guidelines in force, and guaranteeing that they are an adequate tool for education and learning support, as well as promoting educational success before reaching both students and teachers. This communication aims to present a reflection of the legal framework that regulates this procedure, supported by the data of an evaluating and certifying entity of textbooks which was involved in this process from the end of 2009 and the beginning of 2010. Moreover, it intends to illustrate the first outcome of this experience supported by the data analysis and interpretation of the first phase of the procedure. The data indicates a very positive impact of the evaluation and certification process on improving the quality of the textbooks.
  • Smart City Kids Lab: Creative Computing in Primary School
    Publication . Gomes, Cristina Azevedo; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Rego, Belmiro; Sousa, Barbara; Loureiro, Manuela; Rocha, Pedro
    In recent years there is a growing interest in including programming activities in education, emphasizing the importance of children developing computer thinking since early ages. Block-based programming environments scaffold children to explore and learn programming in an easier way. In this paper we present a project supported by a theoretical framework that mobilizes constructionism, the maker movement, tinkering, and project-based learning, and a practical framework based on workshops with primary teachers. Primary school children developed computational thinking and creative computing skills, while they design and present ideas to turn their city a smart city. Results show the quality of the products developed using programming and robots and the impact that this approach can have in authentic learning.
  • Play, Algorithmic Thinking and Early Childhood Education: Challenges in the Portuguese Context
    Publication . Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Cristina Azevedo; Amante, Susana; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Alves, Valter; Duarte; Rego, Belmiro
    ALGOLITTLE is an EU-funded project, with partners from Portugal, Italy, Turkey, and Slovenia, supporting the integration of algorithmic thinking skills into preschool education for preparing future code literates from an early age. The paper presents the project and frames it in Portuguese Early Childhood Education. First, in terms of curricular areas and pedagogical approach, through a content analysis of the Portuguese Curricular Guidelines for Preschool Education. Second, by analyzing initiatives and projects that are connected to algorithmic thinking in Early Childhood Education in Portugal. Third, by presenting challenges that emerged from a set of discussions with several participants, highlighting the complexity and timeliness of the project.
  • Livro de resumos: Olhares sobre a Educação
    Publication . Menezes, Luís; Pacheco Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    A 6.ª edição do “Olhares sobre a Educação”, realizada pela Escola Superior de Educação de Viseu em abril de 2018, introduziu, relativamente às realizações anteriores, duas novidades. Assim, a par dos habituais painel e conferência plenária, surgiram na edição deste ano Workshops paralelos e uma sessão de Pósteres. O espaço dos Workshops decorreu em 5 sessões paralelas, abordando temáticas atuais no campo da Educação: W1 - Geometria na infância: simetria e antissimetria (Andreia Hall, Universidade de Aveiro); W2 - Técnica vocal (Cristina Aguiar, ESE de Viseu); W3 - Os Robôs vão ao Jardim de Infância e 1.º CEB: imaginação, criatividade e aprendizagem (Maribel Miranda-Pinto, ESE de Viseu); W4 - Intervenção no autismo: a metodologia ABA (Célia Guimarães, APPDA); e W5 - Intervenção na multideficiência: o Grid (José Amaral, Esc. Sec. de Tondela). O espaço de pósteres, denominado “Realidades e possibilidades educativas”, visava a apresentação de experiências de ensino que relatassem realizações educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação. Para isso, convidaram-se professores e estudantes dos cursos do âmbito da educação da Escola Superior de Educação de Viseu, tendo a resposta sido muito afirmativa, traduzindo-se em 13 propostas de resumos longos (até 6000 caracteres). Todos os resumos foram submetidos a double-blind peer review. Os resumos dos pósteres, que representam a fatia maior deste livro de resumos, revelam uma multiplicidade de realidades e atores educativos, cruzando-se reflexão e investigação mais estruturada (em diversas fases de desenvolvimento) e, muito importante, envolvendo, em muitos casos, colaboração de estudantes e professores da ESEV, tanto de cursos de licenciatura como de cursos de mestrado. A porta de entrada nesta 6.ª Edição do “Olhares sobre a Educação” foi a conferência plenária “Geometria de muitas maneiras”, proferida por Andreia Hall, da Universidade de Aveiro. Esta conferência representou uma troca de experiências formativas, no campo da Didática da Matemática, entre duas instituições com larga tradição na formação de professores, a Universidade de Aveiro e a Escola Superior de Educação de Viseu. A finalizar o “Olhares sobre a Educação”, decorreu o painel “Articulações educativas na escola: entre o desejável e o possível”, com a participação de Luís Nóbrega (Agrupamento de Escolas Grão Vasco), Florbela Soutinho (Agrupamento de Escolas Viseu Norte) e José Fernando Rodrigues (Agrupamento de Escolas das Olaias), moderado por João Rocha (ESEV). No final deste livro de resumos apresenta-se uma síntese das principais ideias discutidas neste painel.
  • A Prática partilhada na comunidade RBEP através da sua Plataforma
    Publication . Santos, Natividade; Lopes, Amélia; Rego, Belmiro
    As comunidades de prática conhecem actualmente um desenvolvimento importante. A Rede de Bibliotecas Escolares do Porto (RBEP) é uma comunidade de prática de professores bibliotecários, que recorre a uma plataforma online e que tem como missão apoiar estes profissionais e dar visibilidade ao seu trabalho. Neste artigo, apresentamos a RBEP e a sua plataforma, e reflectimos sobre o conceito de comunidade de prática, baseando-nos em Wenger. Apresentamos dados de um projecto de investigação em curso, relativos a um questionário cuja finalidade consistiu em caracterizar a RBEP como uma comunidade de prática. Também fornecemos dados obtidos numa entrevista a um dos coordenadores da RBEP, acerca da plataforma desta comunidade e desenvolvemos o conceito de prática partilhada com base nas funcionalidades da plataforma da RBEP.