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Carneiro de Sousa, Catarina

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  • The Virtual Art Lab: Art Teaching in the Metaverse
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de; Figueiredo, Sofia; Souto-e-Melo, A. L.
    This chapter discusses the art learning experience in Metaverse, the virtual art lab, conducted entirely online. The authors aim to understand the potentialities of mediated art teaching. It analyses two art projects carried out by higher education students, The Virtual Garden of Time and [D]Utopia, where virtual environments and avatars were designed in a 3D simulator. The process of learning and designing artworks is considered, and a student survey was analyzed, in order to determine advantages and limitations of using creative collaborative environments in art teaching. The authors found that the Metaverse can be an excellent opportunity for students to develop creative, technical, conceptual, and collaborative skills.
  • Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, Paula; Rito, Pedro Neves
    A atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência.
  • All My Independent Women: An Art Network on Gender Issues
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de; Cruz, Carla
    All My Independent Women (AMIW) is an ongoing artistic project based on the debate around gender issues. Its primary aim is to bring to light feminist practices, underrepresented in the Portuguese context. This project was initiated in Portugal but expanded beyond national borders, and now takes place irregularly in various parts of the world. In this article, we will focus on the importance of this international network that grows each year and the way the Internet enhances this process. The several editions have taken the form of art exhibitions that materialize the collective reading of Portuguese feminist books — first “Dicionário da Crítica Feminista / Dictionary of Feminist Criticism” and later, “Novas Cartas Portuguesas / New Portuguese Letters”, both milestones of Portuguese feminist thought. However, the project went beyond the conventional exhibition format by expanding itself in cyberspace, through the use of social media and online virtual environments: the metaverse.
  • Criatividade e Arte em Mundos Virtuais
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de; Eustáquio, Luís
    Os mundos virtuais são um meio de crescente relevância. Oferecem possibilidades únicas para criação e interação, sendo por isso objeto de utilização e investigação em numerosas áreas. Este artigo estuda a prática artística em mundos virtuais. Através da discussão de projetos artísticos selecionados pela sua abrangência e pertinência, são definidas tipologias de arte em mundos virtuais. Estas tipologias identificam um conjunto de funcionalidades indispensáveis à realização desses projetos, que no seu conjunto, evidenciam as três affordances fundamentais para o conceito de Ambiente Virtual Colaborativo Criativo: criação, colaboração e distribui- ção. Definindo as fundações necessárias a uma plataforma criativa, aberta à colaboração e partilha, este estudo contribui para o futuro de mundos virtuais enquanto local para a co-criação de conteúdo e significado, por comunidades artísticas e pelo público geral.
  • The Meta_Body Project
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de
    Meta_Body is a project first held in online virtual environment and in a “real life” art exhibition, and now carrying on in the metaverse creative flux. The project addresses two aspects — the constitution of virtual corporality and the shared creative process of avatar building, sharing, transformation and embodiment.
  • Meta_Body: Uma Investigação Baseada na Prática Artística
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de
    Meta_Body é um projeto artístico participatório de partilha construção de avatares, em desenvolvimento em ambiente virtual colaborativo. Trata-se de um projeto de investigação-ação orientado e baseado na prática artística, uma vez que a abordagem teórica informa, mas também é informada pela praxis, e cujos principais eixos estruturantes da investigação são a constituição de uma corporeidade virtual e o processo criativo partilhado.
  • Meta_Body - um projecto artístico de construção de avatares enquanto partilha criativa
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de
    Este artigo descreve o projeto Meta_Body, em desenvolvimento em ambiente virtual em linha, na plataforma Second Life, e na « vida real », em diversas exposições de arte contemporânea. Aborda dois eixos estruturantes deste projecto - a constituição da corporeidade virtual e o processo criativo partilhado de construção, partilha, transformação e incorporação do avatar. Explora, também, os aspetos metafóricos da corporeidade virtual e incorporação e aborda a possibilidade de um processo criativo como uma experiência estética.
  • Mom and me through the looking glass
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de
    This article focuses on the collaborative work of the artists CapCat Ragu and Meilo Minotaur in Metaverse environments. The aim is to describe and analyse their cooperative creative process from the perspective of one of the artists/authors, walking through three artistic works that were made in the Second Life® region of Delicatessen: ‘de Maria, de Mariana, de Madalena...’, ‘Petrified’ and ‘Meta_Body’. These projects reflect two aspects of the artists’ work – on the one hand avatar art, and on the other the creation of virtual environments. The text also reflects on the concept of shared creativity, which the artists propose through their avatar creations.
  • O Tríptico de Berg, memória e resistência numa experiência artística virtual
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de
    Propõe-se um estudo de caso sobre um conjunto obras digitais interativas desenvolvidas no contexto de Ambientes Virtuais Colaborativos Criativos — ambientes gerados digitalmente, normalmente tridimensionais, que suportam atividades colaborativas em rede, com possibilidade de criação e distribuição pelos utilizadores. Em análise estarão três a obras, a que nos referiremos como Tríptico de Berg. Estes foram projetos realizados em residência artística num simulador virtual — Berg by Nordan Art, na plataforma Second Life. Uma dupla artística de mãe e filha portuguesas, viram-se, em 2017, perante um possível renascimento fascista e usaram a plataforma à sua disposição para partilhar o seu assombro. Mãe (Sameiro Oliveira Martins) activista anti fascista durante a ditadura, filha (Catarina Carneiro de Sousa) nascida apenas depois da revolução de abril. As três obras — Penumbra, The Swamp e The Dreamers — ocuparam todo o espaço simulado, sucedendo-se ao longo do ano de 2017. Os projetos convidavam o público a um envolvimento imersivo e interativo, a uma participação criativa distribuidora de novas obras na rede. Partiu-se, assim, de um processo criativo partilhado entre duas pessoas com uma experiência diversa do fascismo, para realizar três projetos refletiram sobre a sua possível emergência (Penumbra), sobre o caso português (The Swamp), e sobre resistência poética (The Dreamers). Estes projetos foram abertos à participação de um público global, de origens muito diversas, muitas vezes anónimas, que os levaram para novos territórios expressivos.
  • O Avatar como Corpo Expressivo
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de
    Este estudo analisa o uso de avatares em um ambiente mediado, em particular a sua contribuição para a produção de uma corporeidade virtual. Esta investigação concentra-se na experiência de corporeidade em ambientes virtuais multiutilizador sociais e nas affordances de avatares nesse contexto. O avatar apresenta-se como o signo visível de um corpo distribuído, produzido em conjunto peloo utilizador, código e hardware.