dc.contributor.author | Almeida, Ana Margarida | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Lacerda José, Carla Sofia Pereira | |
dc.contributor.author | Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Margarida Campos, Sofia | |
dc.contributor.author | de Pinho Ferreira Guiné, Raquel | |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T09:51:00Z | |
dc.date.available | 2025-09-17T09:51:00Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description.abstract | Introdução: As questões de género são um tema fundamental na atualidade, que importa debater desde cedo, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania plena. Objetivo: Compreender as perspetivas das crianças sobre a igualdade de género, em geral e a nível profissional e salarial, antes e depois de uma intervenção pedagógica interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Métodos: Estudo qualitativo que consistiu numa investigação sobre as práticas, utilizando diferentes técnicas de recolha de dados. Participaram 24 crianças, do 4.º ano, com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, de uma escola pública de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Resultados: Os dados revelaram que as crianças tinham já conhecimentos prévios sobre o assunto na linha do que a sociedade veicula. Todavia, a intervenção realizada levou a que muitas delas modificassem as suas perspetivas e se tornassem mais conscientes da influência de alguns estereótipos de género. As crianças manifestaram espanto pela diferença salarial entre homens e mulheres, sobre a qual não tinham ainda refletido e, em geral, demonstraram concordância em haver direitos iguais para todos no meio social e profissional. Conclusão: A educação para a igualdade de género é essencial em todo o percurso educativo. Com ela, as crianças têm a possibilidade de desconstruir preconceitos enraizados na sociedade, de desenvolver a sua personalidade de forma integral e de exercer os seus direitos cívicos com assertividade no futuro. | por |
dc.identifier.citation | Almeida, A. M., Cardoso, A. P., Lacerda, C., Ferreira M., Campos, S., & Guiné, R. (2025). Investigação e formação em questões de género com crianças. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(ed. espec. nº17), e39971 (12 pp.). | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/9455 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | educação para a cidadania | |
dc.subject | género | |
dc.subject | crianças | |
dc.subject | estereótipos | |
dc.subject | igualdade de oportunidades | |
dc.title | Investigação e formação em questões de género com crianças | por |
dc.type | journal | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 17 | |
oaire.citation.startPage | e39971 | |
oaire.citation.title | Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health | |
oaire.citation.volume | 2 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Lacerda José | |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Margarida Campos | |
person.familyName | de Pinho Ferreira Guiné | |
person.givenName | Ana Paula | |
person.givenName | Carla Sofia Pereira | |
person.givenName | Manuela | |
person.givenName | Sofia | |
person.givenName | Raquel | |
person.identifier | 1215605 | |
person.identifier | https://scholar.google.pt/citations?user=abFDovIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 7E10-92E9-CE3B | |
person.identifier.ciencia-id | B11D-134D-9223 | |
person.identifier.ciencia-id | 8B13-5492-0F23 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4235-0407 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0053-2915 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8452-2222 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4696-3537 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0595-6805 | |
person.identifier.rid | N-1236-2013 | |
person.identifier.rid | Q-4960-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54795093700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57204888708 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6603138390 | |
relation.isAuthorOfPublication | b77fb803-1552-42ca-922a-b5e713da2017 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8c49293c-dbfe-4b85-8b93-24bb49ba62df | |
relation.isAuthorOfPublication | b3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567 | |
relation.isAuthorOfPublication | d077b2de-97fa-43c6-9081-fae1a3f87acc | |
relation.isAuthorOfPublication | 59580952-77cc-4e4e-ae90-527a8b994f9f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b77fb803-1552-42ca-922a-b5e713da2017 |
Collections
CERNAS - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESAV - DIA - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESEV - DPCE - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UEMOG - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UESMP - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
UICISA: E - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESAV - DIA - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESEV - DPCE - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UEMOG - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UESMP - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
UICISA: E - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus