Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
563.66 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: As questões de género são um tema fundamental na atualidade, que importa debater desde cedo, a fim de contribuir
para o desenvolvimento de uma cidadania plena.
Objetivo: Compreender as perspetivas das crianças sobre a igualdade de género, em geral e a nível profissional e salarial, antes e
depois de uma intervenção pedagógica interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
Métodos: Estudo qualitativo que consistiu numa investigação sobre as práticas, utilizando diferentes técnicas de recolha de dados.
Participaram 24 crianças, do 4.º ano, com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, de uma escola pública de um agrupamento
de escolas do concelho de Viseu (Portugal).
Resultados: Os dados revelaram que as crianças tinham já conhecimentos prévios sobre o assunto na linha do que a sociedade
veicula. Todavia, a intervenção realizada levou a que muitas delas modificassem as suas perspetivas e se tornassem mais
conscientes da influência de alguns estereótipos de género. As crianças manifestaram espanto pela diferença salarial entre
homens e mulheres, sobre a qual não tinham ainda refletido e, em geral, demonstraram concordância em haver direitos iguais
para todos no meio social e profissional.
Conclusão: A educação para a igualdade de género é essencial em todo o percurso educativo. Com ela, as crianças têm a
possibilidade de desconstruir preconceitos enraizados na sociedade, de desenvolver a sua personalidade de forma integral e de
exercer os seus direitos cívicos com assertividade no futuro.
Description
Keywords
educação para a cidadania género crianças estereótipos igualdade de oportunidades
Pedagogical Context
Citation
Almeida, A. M., Cardoso, A. P., Lacerda, C., Ferreira M., Campos, S., & Guiné, R. (2025). Investigação e formação em questões de género com crianças. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(ed. espec. nº17), e39971 (12 pp.).
Publisher
Collections
CERNAS - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESAV - DIA - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESEV - DPCE - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UEMOG - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UESMP - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
UICISA: E - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESAV - DIA - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESEV - DPCE - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UEMOG - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UESMP - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
UICISA: E - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus