Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Investigação e formação em questões de género com crianças

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2025_Millenium_Género.pdf563.66 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução: As questões de género são um tema fundamental na atualidade, que importa debater desde cedo, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania plena. Objetivo: Compreender as perspetivas das crianças sobre a igualdade de género, em geral e a nível profissional e salarial, antes e depois de uma intervenção pedagógica interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Métodos: Estudo qualitativo que consistiu numa investigação sobre as práticas, utilizando diferentes técnicas de recolha de dados. Participaram 24 crianças, do 4.º ano, com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, de uma escola pública de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Resultados: Os dados revelaram que as crianças tinham já conhecimentos prévios sobre o assunto na linha do que a sociedade veicula. Todavia, a intervenção realizada levou a que muitas delas modificassem as suas perspetivas e se tornassem mais conscientes da influência de alguns estereótipos de género. As crianças manifestaram espanto pela diferença salarial entre homens e mulheres, sobre a qual não tinham ainda refletido e, em geral, demonstraram concordância em haver direitos iguais para todos no meio social e profissional. Conclusão: A educação para a igualdade de género é essencial em todo o percurso educativo. Com ela, as crianças têm a possibilidade de desconstruir preconceitos enraizados na sociedade, de desenvolver a sua personalidade de forma integral e de exercer os seus direitos cívicos com assertividade no futuro.

Description

Keywords

educação para a cidadania género crianças estereótipos igualdade de oportunidades

Pedagogical Context

Citation

Almeida, A. M., Cardoso, A. P., Lacerda, C., Ferreira M., Campos, S., & Guiné, R. (2025). Investigação e formação em questões de género com crianças. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(ed. espec. nº17), e39971 (12 pp.).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue