Repository logo
 
Publication

O uso dos materiais manipuláveis no ensino das operações com frações no 5.º ano do 2.º CEB.

dc.contributor.advisorRodrigues, Cátia
dc.contributor.authorFelix, Nayara de Souza
dc.date.accessioned2025-10-20T09:22:54Z
dc.date.available2025-10-20T09:22:54Z
dc.date.issued2025-05-28
dc.description.abstractA análise crítica enquadra-se no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, no qual a prática supervisionada é componente fundamental da formação docente. A prática supervisionada permitiu relacionar a teoria e prática, desenvolver competências pedagógicas e refletir criticamente sobre as intervenções em contextos reais. No estudo qualitativo realizado, investigou-se o uso de materiais manipuláveis na aprendizagem das operações com frações em alunos do 5.º ano do 2.º CEB, por meio de sete tarefas envolvendo materiais manipuláveis. Os resultados demonstraram que o uso desses materiais facilitou a compreensão das operações, a transição entre representações matemáticas e a elaboração de generalizações. Conclui-se que o uso intencional e planeado dos materiais manipuláveis, aliado a outras estratégias didáticas, contribui para uma aprendizagem mais significativa. A prática supervisionada e o estudo reforçam a importância da experiência em contextos reais e dos recursos concretos no ensino da matemática.por
dc.description.abstractThe critical analysis is part of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, in which supervised practice is a fundamental component of teacher training. The supervised practice allowed for the connection between theory and practice, the development of pedagogical skills, and critical reflection on interventions in real-life contexts. In the qualitative study conducted, the use of manipulatives in learning operations with fractions was investigated in 5th-grade students of the 2nd Cycle of Basic Education through seven tasks involving manipulatives. The results showed that the use of these materials facilitated the understanding of operations, the transition between mathematical representations, and the development of generalizations. It is concluded that the intentional and planned use of manipulatives, combined with other didactic strategies, contributes to more meaningful learning. The supervised practice and the study reinforce the importance of experience in real-life contexts and of concrete resources in mathematics teaching.eng
dc.identifier.tid204019397
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/9496
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectmateriais manipuláveis
dc.subjectoperações com frações
dc.subjectrepresentação
dc.subjectgeneralização
dc.subject5.º ano
dc.subjectmanipulative materials
dc.subjectfraction operations
dc.subjectrepresentation
dc.subjectgeneralization
dc.subject5th grade
dc.titleO uso dos materiais manipuláveis no ensino das operações com frações no 5.º ano do 2.º CEB.
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
576-Dissertacao de mestrado -4787-1-4-20250616.pdf
Size:
14.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: