Repository logo
 
Publication

Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche

dc.contributor.advisorRibeiro, Esperança Jales
dc.contributor.authorFernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha
dc.date.accessioned2014-09-10T14:02:12Z
dc.date.available2014-09-10T14:02:12Z
dc.date.issued2014-07
dc.date.submitted2014-09-10
dc.description.abstractO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira é apresentada uma reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontram-se referenciadas a caracterização de cada contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º Ciclo do Ensino Básico pela mestranda, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho recai sobre o tema “planos e rotinas em creche”, tendo como objetivo verificar se a organização do ambiente educativo, mais concretamente no que respeita aos planos e rotinas, pode promover oportunidades de aprendizagem. A investigação teve como locus de estudo um berçário, uma sala de 1/2 anos e uma sala de 2/3 anos, de uma IPSS do concelho de Viseu. No berçário observaram-se duas auxiliares permanentes e uma auxiliar de apoio à refeição e à hora da sesta. Nas salas de creche, observou-se, em cada uma, uma educadora e uma auxiliar. As observações foram registadas numa folha de incidentes críticos, elaborada a partir do formulário de avaliação Program Quality Assessement – PQA (versão Creche) – Avaliação da Qualidade do Programa (versão adaptada). Os principais resultados demonstram que as rotinas educativas estão bem patentes na prática diária da creche, assumindo particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.por
dc.description.abstractThe present report is divided into two parts. The first part is a reflexive assessment on the learning that occurred in context of supervised teaching practice in early childhood education and 1st cycle of basic education, in the academic year 2012/2013. In this reflection there are references to the characterizations of each context in which the supervised teaching practice occurred, as well as the analysis of learning developed as a early childhood teacher and as a teacher of the 1st cycle of basic education for master's degree, aiming to portray and to reflect on the experiences at each stage. The second part of the report is about " plans and educational routines in childcare: analysis of learning opportunities“, aiming to verify whether the organization of the educational environment in childcare, specifically in relation to plans and routines, can promote learning opportunities for children. The investigation took place in a nursery, in a room with 1/2 years old children and in a room with 2 /3 years old children, in an IPSS of the county of Viseu. In the nursery we observed two permanent assistants and a third assistant at meal and nap time. In the nursery rooms, an early childhood teacher and an assistant were observed, in each. The observations were recorded as critical incidents, in a schedule drawn from the evaluation form of the Program Quality Assessement - PQA (Creche version). The main results show that educational routines are evident in daily practice in childcare and they are particularly important in creating learning and development opportunities for children.por
dc.identifier.tid201215179
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2242
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectCrechepor
dc.subjectOportunidades de aprendizagempor
dc.subjectPlanos e rotinas educativaspor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectChildcarepor
dc.subjectQuality learning opportunitiespor
dc.subjectEducational plans and routinespor
dc.titlePráticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em crechepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Psicologia e Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 5
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final.pdf
Size:
350.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Anexo I.pdf
Size:
188.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Anexo I cont..pdf
Size:
326.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Anexo II.pdf
Size:
85.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Anexo iii.pdf
Size:
114.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: