Repository logo
 
Publication

O Ensino de Fotografia na Disciplina de Educação Tecnológica como uma Linguagem e Ferramenta Artística e Tecnológica

dc.contributor.advisorPereira, José
dc.contributor.authorLopes, Isabel Maria Leal Baptista
dc.date.accessioned2024-06-18T15:01:21Z
dc.date.available2024-06-18T15:01:21Z
dc.date.issued2024-01-15
dc.description.abstractO presente relatório de final de estágio constitui uma parte determinante do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Viseu. Encontra-se organizado em duas partes, sendo que a primeira integra uma contextualização dos estágios desenvolvidos, seguida da análise crítica das aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte encerra a investigação desenvolvida no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica sobre o ensino da fotografia e as suas potencialidades como uma linguagem e ferramenta artística e tecnológica, numa abordagem de ensino do “saber pelo fazer”. Deste modo, pretende-se usá-la como um recurso oportuno no ensino da Educação Tecnológica. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgem a cada dia progressos significativos impossíveis de dissociá-los do ensino/aprendizagem. Procurou-se auscultar a opinião dos professores de Educação Tecnológica, a nível nacional, sobre esta temática. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi fundamental a revisão de literatura na especialidade sobre a temática em estudo, a partir de livros, artigos e publicações. Relativamente à componente experimental levada a cabo com uma turma do 5.º ano, foi abordada uma metodologia de natureza qualitativa, na medida em que não se procura generalizar nem quantificar os dados obtidos. Foi uma atividade enriquecedora, tendo os alunos utilizado o smartphone como ferramenta pedagógica na sala de aula e aprendido a tirar fotografias digitais com maior qualidade e vicissitudes associadas à linguagem fotográfica.pt_PT
dc.description.abstractThis final internship report is an essential part of the Master's Degree in Teaching Visual and Technological Education in Basic Education, awarded by the Escola Superior de Educação de Viseu. It is divided into two parts, the first of which includes a contextualisation of the placements conducted, followed by a critical analysis of the lessons learnt as part of the Supervised Teaching Practice. The second part summarises the research conducted as part of the Technological Education subject on the teaching of photography and its potential as an artistic and technological language and tool in a 'knowing by doing' teaching approach. The aim is to use it as a suitable resource in the teaching of Technological Education. With the development of technology, there are significant advances every day that cannot be separated from teaching/learning. We wanted to find out the opinion of technology education teachers at a national level on this issue. To conduct this research, it was essential to review the specialist literature on the subject under study, using books, articles and publications. Regarding the experimental part, conducted with a class of 5th graders, a qualitative methodology was used, as the aim was neither to generalise nor to quantify the data obtained. It was an enriching activity in which the students used the smartphone as a teaching tool in the classroom, learning how to take better quality digital photographs and the vicissitudes associated with photographic language.pt_PT
dc.identifier.tid203650271pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8436
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectEducação Tecnológicapt_PT
dc.subjectFotografia Digitalpt_PT
dc.subjectFerramenta Artísticapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectSmartphone-recurso didáticopt_PT
dc.subjectTechnological Educationpt_PT
dc.subjectPhotographypt_PT
dc.subjectSmartphone-didactic resourcept_PT
dc.subjectArtistic Toolpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.titleO Ensino de Fotografia na Disciplina de Educação Tecnológica como uma Linguagem e Ferramenta Artística e Tecnológicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
415-dissertacao.pdf
Size:
9.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: