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  • Livro de Resumos: Olhares sobre a Educação 7
    Publication . Menezes, Luís; Rocha, João; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    Este livro de resumos do Olhares sobre a Educação7 constitui uma memória do que foi o congresso, com o mesmo nome, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu, a 11 de abril de 2019. Este congresso está focado nas problemáticas da educação, em particular aquelas que têm incidência na formação de professores. Como tem vindo a ser hábito, este encontro teve quatro secções principais. Iniciou com uma conferência plenária a cargo de um professor da ESEV que terminou recentemente o seu trabalho de doutoramento. Nesta edição, esse papel coube a Paula Xavier que apresentou a conferência intitulada “Diversidade familiar e escola: um olhar sobre as famílias homoparentais”. O espaço seguinte foi constituído por workshops paralelos que abordaram problemáticas importantes no contexto educativo. Foram apresentados os seguintes workshops: W1 – Educação inclusiva e necessidades de saúde especiais (nse) - Sofia Campos, ESSV; W2 – Potencialidades dos sensores na educação básica - Cristina Gomes, ESEV; W3 – Não é um livro para crianças! - Ana Catarina Fernandes & Margarida Almeida, ESEV; W4 – A arte no ensino da simetria - Tamara Pereira, ESEV; W5 – Brincar com as TIC na cidade de Viseu - Manuela Loureiro, ESEV; W6 – Projeto inclusivo Gamelin - Eulália Albuquerque, AVISPT21; W7 – Palavras mutantes - Isabel Aires de Matos & Ana Isabel Silva, ESEV; W8 – Humor para ensinar!? - Marta Carvalho & Luís Menezes, ESEV; W9 – Yoga para crianças - Filipa Antunes, ESEV. O terceiro espaço foi ocupado por pósteres submetidos pelos participantes que relatam experiências de ensino, realizações educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação no campo da educação. O congresso terminou com um painel plenário intitulado “Projetos educativos na escola: possibilidades de desenvolvimento”: Viseu Educa: Clara Pombeiro e Maria Miguel Martins, Câmara Municipal de Viseu (CMV); Germinar a ciência: Ana Capelo e João Azevedo, CMV; SmartCity Lab for Kids: Bárbara Sousa, Manuela Loureiro e Pedro Rocha, CMV; Escola Ativa: Tiago Freitas, CMV.
  • Liberdade e cidadania global: aprender a aprender com o livro-álbum
    Publication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel
    Este artigo procura investigar o contributo do livro-álbum Obrigado a todos! (Martins, 2016) para o ensino dos valores, no âmbito do domínio dos direitos humanos – nomeadamente o respeito, o cuidado e a solidariedade. O referencial teórico deste artigo baseia-se: i) no Programa e metas curriculares de Português do ensino básico (Buescu, Morais, Rocha & Magalhães (2015); ii) no documento Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem (2016); iii) na Convenção sobre os direitos da criança e protocolos facultativos (2019). Traçam-se os seguintes objetivos: i) atentar nas formas de representação da aprendizagem plasmadas no livro-álbum, sobretudo nas ilustrações, e nas suas reverberações na formação pessoal das crianças; ii) refletir sobre os desdobramentos de tais aprendizagens em diálogo com os afetos que estão no seu fulcro, potenciando reaprender a olhar a realidade; iii) compreender a articulação entre a educação para a cidadania global e os direitos humanos, por via da literatura para a infância. Conclui-se que este livro-álbum potencia fortemente a liberdade das crianças redescobrirem, autonomamente, valores e alimenta a compreensão da sua pluralidade e diversidade, como meio de abranger a Educação como uma viagem permanentemente aberta – tendo os direitos das crianças no seu cerne
  • CAMINHOS PARA UMA BIBLIOTECA INCLUSIVA: PROCESSOS DE ADAPTAÇÃO DE LIVROS PARA SISTEMAS PICTOGRÁFICOS
    Publication . Silva, Ana Isabel
    As bibliotecas inclusivas são ainda um espaço em construção, para o qual mostramos os desafios inerentes a essa travessia. Propomos, por um lado, dar a conhecer um percurso pelo papel das bibliotecas (inclusivas) e como, no âmbito da unidade curricular de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC), constituímos um tímido acervo de títulos de literatura para a infância adaptados a pictogramas; por outro lado, desdobramos os processos de decisão inerentes à sua adaptação, evidenciando a necessidade de conhecimento explícito de um idioma neste processo de conversão para pictogramas, sem corromper a sua poética e o público-alvo. Esta atividade implica conhecer os domínios linguísticos e seus instrumentos de análise, bem como as propriedades e universais linguísticos, mas também situar a mensagem nos elementos paratextuais como a ilustração. Rematamos com a proposição de que adaptar uma obra de literatura para a infância para um sistema aumentativo e alternativo de comunicação (SAAC) que traz desafios de natureza linguística, tendo em consideração que as línguas não se constituem unidimensionalmente e também não são entidades homogéneas, antes plasmam idiossincrasias socioculturais e geográficas.
  • Inclusão e articulação educativa entre professores e pais de crianças com perturbações do autismo
    Publication . Felizardo, Sara; Silva, Ana Isabel; Cardoso, Ana Paula
    O presente estudo incide sobre a temática da articulação educativa entre professores e pais de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Tem como objetivo conhecer as perceções dos professores e pais de crianças com autismo sobre aspetos desenvolvimentais e práticas educativas, perspetivando a articulação entre estes agentes educativos. Relativamente à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Para a recolha de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 4 pais e a 6 professores/educadores. Para o efeito foram elaborados dois guiões de entrevista, um para professores e outro para os pais; as questões foram organizadas de forma semelhante e contemplavam temáticas sobre aspetos desenvolvimentais da criança, dados sobre as necessidades e recursos das famílias e práticas educativas.
  • Práticas plurilíngues e estratégias de leitura num programa de intercompreensão em línguas para surdos
    Publication . Lúgaro, Carolina; Araújo e Sá, Maria Helena; Silva, Ana Isabel; Limberger, Bernardo Kolling; Toassi, Pâmela Freitas Pereira; Klein, Angela Ines
    As interações comunicativas na sociedade contemporânea são moldadas na base da multimodalidade e do multilinguismo e multiculturalidade aos quais os indivíduos são expostos. Essa realidade se refete em sala de aula, onde tem aumentado o interesse pelas perspectivas plurais no ensino de línguas, visando a preparar os estudantes para uma participação cidadã ativa e crítica neste mundo globalizado, instável e complexo (De Carlo; Anquetil, 2019; Lúgaro et al., 2022).
  • Cânone: reminiscências de alunos e de professores
    Publication . Coelho, Sandra; Sillva, Ana Isabel
    A emergência de um cânone resulta da acção de forças diversas que, no dizer de Harold Bloom, transcendem, hoje em dia, a qualidade literária, único factor que deveria determinar a sua génese. Assim, afigura-se-nos legítimo questionar os argumentos de alguns críticos literários e academias, na defesa da canonização de este ou daquele escritor. A coluna dorsal de um corpo canónico não pode nem deve sucumbir a critérios de sustentação dúbia mas tão só ao primado da qualidade artística das obras literárias. Um cânone será sempre uma selecção que, ao incluir uns, terá de excluir outros. Em um processo desta natureza, persistem as naturais polémicas: porquê este escritor e não outro? Mas ele é necessário, se queremos fazer com que os melhores escritores (ou as melhores obras) sejam lidos. Daqui decorre, inexoravelmente, um outro conceito: o de “clássico”. E deste emerge um outro ponto de reflexão: “Só o clássico reúne as condições de ocupar um lugar no cânone/ensino da literatura”? A proposta que aqui se deixa consiste numa comunicação evocadora destas e outras problemáticas teóricas, com o claro propósito de demonstrar que a definição de um cânone, sendo um processo eternamente submisso a argumentos de inegável subjectividade, não deixa de constituir, na sua essencialidade, um consenso involuntário. Neste sentido, propomos cruzar percepções do leitor aluno e do leitor professor, construtores e representantes da perenidade ou efemeridade de um ou diversos cânones, plasmada em reminiscências partilhadas.
  • A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino Básico
    Publication . Balula, João Paulo; Castelo, Adelina; Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires
    As orientações programáticas de Português para o Ensino Básico têm sublinhado a importância do trabalho explícito sobre a oralidade e, consequentemente, sobre a sua avaliação, indo ao encontro do destaque que é dado à capacidade do bom uso da palavra na sociedade atual. Por sua vez, os manuais escolares, ao fazerem a transposição das orientações programáticas, acabam também por poder influenciar a prática pedagógica. A oralidade é, muitas vezes, entendida exclusivamente como realização informal, fruto de uma atividade inteiramente espontânea, automática e inconsciente, em vez de ser entendida como o resultado de um esforço de planificação deliberado, estruturado e consciente. Apesar de a aquisição da oralidade decorrer da capacidade biológica para a linguagem, a consciência das propriedades deste sistema não existe da mesma forma no falante, exigindo o seu ensino explícito. Espera-se, assim, que, na Escola, seja estabelecida uma relação com a língua, norteada pelo rigor em todos os momentos do processo de ensino e de aprendizagem, contribuindo decisivamente para aumentar o capital linguístico dos alunos. Os manuais escolares são objetos complexos que desempenham funções muito diversas, estando constantemente sob apertado escrutínio. Agregam um vasto conjunto de materiais, em vários suportes, que são também usados pelos professores como guias para a estruturação da aula. Partindo deste enquadramento, pretende-se, com este trabalho, apresentar uma reflexão sobre a abordagem à oralidade nos manuais escolares de Português do Ensino Básico, tendo como base um relatório sobre as repercussões das “Metas Curriculares de Português” na sua organização, complementado com as conclusões de outro estudo centrado nesta problemática. Os resultados deste trabalho mostram que as alterações programáticas não conduzem a mudanças significativas nos manuais quanto à abordagem da oralidade, nomeadamente no que diz respeito à dimensão processual da mesma. Por outro lado, verifica-se que o trabalho proposto no âmbito da leitura e da escrita prevalece sobre as atividades ao nível da oralidade.
  • O contributo dos manuais de Português para as práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º CEB
    Publication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo
    É reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar.
  • The L1 school subject: assessment of the impact of the common core state standards on primary school textbooks of portuguese
    Publication . Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Balula, João Paulo
    In Portugal, the last few years have been marked by continuous and rapid changes in the curriculum guidelines of Portuguese in Elementary Education. As a result of these changes, didactic resources have been produced in order to keep up with the fast developments that have been taking place. Bearing in mind that the lifecycle of textbooks is six years in Portugal, analyzing the impact of the above-mentioned changes on these resources becomes of utmost importance. Thus, this paper aims at examining and discussing the changes that the Common Core State Standards for Portuguese (CCSSP), enacted in August 2012, produce in the adaptation of Primary School textbooks of Portuguese. Six Primary School textbooks of Portuguese, published by four different publishing houses, were analyzed, according to the following criteria: (i) the overall structure of the textbook, its division into units and didactic sequences; (ii) operationalisation of the performance descriptors of the CCSSP in textbooks; (iii) texts within textbooks that are proposed as part of the domain of Literary Education (LE). It is possible to observe that there are minor differences between textbooks that have been adapted to the CCSSP and those non-adapted in terms of the global structure, of the organization of didactic units, of the structure of didactic sequences and of most aspects at a micro level. However, we can note that the CCSSP define the literary corpus to be explored and, given the central role played by the text in textbooks (in which the reading, writing, grammar and speaking tasks depend on the text), the lack of the prescribed texts is difficult to overcome. It is in this light that we will study the real impact of the changes in the curriculum guidelines on the production of didactic resources for mother tongue education and we will also reflect on what truly forms the basis of mother tongue textbooks.
  • Liberdade e cidadania global: aprender a aprender com o livro-álbum
    Publication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel
    Nesta comunicação, entendendo os direitos da criança enquanto pilares sustentadores da educação para a cidadania global, refletimos sobre o contributo do livro-álbum Obrigado a todos! de Isabel Minhós Martins (2016) para o ensino dos valores, no âmbito do domínio dos direitos humanos – nomeadamente o respeito, o cuidado e a solidariedade. Norteadas por tal ensejo, lançamos mão de um referencial teórico que compreende: i) o Programa e metas curriculares de Português do ensino básico (Buescu, Morais, Rocha & Magalhães (2015); ii) o documento Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem (2016); iii) a Convenção sobre os direitos da criança e protocolos facultativos (2019). Traçamos os seguintes objetivos: i) atentar nas formas de representação da aprendizagem plasmadas no livro-álbum, sobretudo nas ilustrações, e nas suas ressonâncias na formação pessoal das crianças; ii) refletir sobre os desdobramentos de tais aprendizagens em diálogo com os afetos que estão no seu fulcro, potenciando reaprender a olhar; iii) compreender a articulação entre a educação para a cidadania global e os direitos humanos, por via da literatura para a infância. Concluímos que este livro-álbum potencia fortemente palmilhar a liberdade de redescobrir mundos, no entendimento da sua pluralidade e da sua diversidade, possibilitando a compreensão de valores essenciais à Educação enquanto caminhada permanentemente em aberto – dando protagonismo à voz das crianças, em pleno direito.