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Abstract(s)
De acordo com o Manual de Apoio à Prática (Direção Geral da Educação, 2018), a construção da escola inclusiva não é uma utopia, uma vez que há muitas escolas que o conseguem. Ou seja, temos escolas onde as crianças, quer sejam portadoras de deficiência, quer pertençam a comunidades migrantes ou se caracterizem como provenientes de meios economicamente desfavorecidos, desenvolvem aprendizagens com sucesso. Esta investigação orienta-se para o primeiro domínio e incide nas perceções de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas classes regulares. Para o efeito, os objetivos do estudo foram os seguintes: i) Identificar o conhecimento dos profissionais acerca da escola inclusiva e o grau de relevância atribuído, ii) Conhecer procedimentos e estratégias na promoção da inclusão, iii) Compreender as (Des)vantagens da inclusão de crianças com NEE nas classes regulares. Nesta sequência, foram inquiridos aproximadamente cinquenta Professores (Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico) de um Agrupamento de Escolas da região Centro do País, numa investigação de natureza exploratória, com recurso à utilização da técnica de inquérito por questionário. Os resultados apontam para a valorização da inclusão de crianças com NEE, nas classes regulares, salvaguardados que estejam os apoios especializados da Instituição de acolhimento e o recurso dos professores a estratégias específicas de ensinoaprendizagem, no âmbito de uma pedagogia diferenciada. Concluindo, acreditar que é possível que crianças em situação de maior vulnerabilidade aprendam em conjunto, com as demais, é uma condição necessária, ainda que não suficiente, para trabalhar em prol de uma educação efetivamente inclusiva. Sem este garante nenhum esforço, ou estratégia surtirá efeito.
Description
Keywords
Inclusão Educação especial Classes regulares
Citation
Ribeiro, E., Pereira, F., & Felizardo, S. (2019). A inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em classes Regulares. In L. Menezes, J. Rocha, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. Silva, S. Felizardo & A. Cardoso (Eds.), Livro de Resumos Olhares sobre a Educação 7. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu
Publisher
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu