Publication
A inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em classes Regulares
dc.contributor.author | Jales Ribeiro, Esperança | |
dc.contributor.author | Pereira, Fátima | |
dc.contributor.author | Felizardo, Sara | |
dc.date.accessioned | 2019-08-06T08:57:37Z | |
dc.date.available | 2019-08-06T08:57:37Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | De acordo com o Manual de Apoio à Prática (Direção Geral da Educação, 2018), a construção da escola inclusiva não é uma utopia, uma vez que há muitas escolas que o conseguem. Ou seja, temos escolas onde as crianças, quer sejam portadoras de deficiência, quer pertençam a comunidades migrantes ou se caracterizem como provenientes de meios economicamente desfavorecidos, desenvolvem aprendizagens com sucesso. Esta investigação orienta-se para o primeiro domínio e incide nas perceções de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas classes regulares. Para o efeito, os objetivos do estudo foram os seguintes: i) Identificar o conhecimento dos profissionais acerca da escola inclusiva e o grau de relevância atribuído, ii) Conhecer procedimentos e estratégias na promoção da inclusão, iii) Compreender as (Des)vantagens da inclusão de crianças com NEE nas classes regulares. Nesta sequência, foram inquiridos aproximadamente cinquenta Professores (Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico) de um Agrupamento de Escolas da região Centro do País, numa investigação de natureza exploratória, com recurso à utilização da técnica de inquérito por questionário. Os resultados apontam para a valorização da inclusão de crianças com NEE, nas classes regulares, salvaguardados que estejam os apoios especializados da Instituição de acolhimento e o recurso dos professores a estratégias específicas de ensinoaprendizagem, no âmbito de uma pedagogia diferenciada. Concluindo, acreditar que é possível que crianças em situação de maior vulnerabilidade aprendam em conjunto, com as demais, é uma condição necessária, ainda que não suficiente, para trabalhar em prol de uma educação efetivamente inclusiva. Sem este garante nenhum esforço, ou estratégia surtirá efeito. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ribeiro, E., Pereira, F., & Felizardo, S. (2019). A inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em classes Regulares. In L. Menezes, J. Rocha, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. Silva, S. Felizardo & A. Cardoso (Eds.), Livro de Resumos Olhares sobre a Educação 7. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5598 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Classes regulares | pt_PT |
dc.title | A inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em classes Regulares | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Resumos Olhares sobre a Educação 7 | pt_PT |
person.familyName | Jales Ribeiro | |
person.familyName | Felizardo | |
person.givenName | Esperança | |
person.givenName | Sara | |
person.identifier.ciencia-id | 9F1F-DA46-340F | |
person.identifier.ciencia-id | 7C1C-342A-2434 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2936-9891 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4763-687X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc | |
relation.isAuthorOfPublication | e67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- olhares_2019_livro_resumos_2407192-páginas-1-4,35.pdf
- Size:
- 1.18 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: