Repository logo
 
Publication

A inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em classes Regulares

dc.contributor.authorJales Ribeiro, Esperança
dc.contributor.authorPereira, Fátima
dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.date.accessioned2019-08-06T08:57:37Z
dc.date.available2019-08-06T08:57:37Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractDe acordo com o Manual de Apoio à Prática (Direção Geral da Educação, 2018), a construção da escola inclusiva não é uma utopia, uma vez que há muitas escolas que o conseguem. Ou seja, temos escolas onde as crianças, quer sejam portadoras de deficiência, quer pertençam a comunidades migrantes ou se caracterizem como provenientes de meios economicamente desfavorecidos, desenvolvem aprendizagens com sucesso. Esta investigação orienta-se para o primeiro domínio e incide nas perceções de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas classes regulares. Para o efeito, os objetivos do estudo foram os seguintes: i) Identificar o conhecimento dos profissionais acerca da escola inclusiva e o grau de relevância atribuído, ii) Conhecer procedimentos e estratégias na promoção da inclusão, iii) Compreender as (Des)vantagens da inclusão de crianças com NEE nas classes regulares. Nesta sequência, foram inquiridos aproximadamente cinquenta Professores (Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico) de um Agrupamento de Escolas da região Centro do País, numa investigação de natureza exploratória, com recurso à utilização da técnica de inquérito por questionário. Os resultados apontam para a valorização da inclusão de crianças com NEE, nas classes regulares, salvaguardados que estejam os apoios especializados da Instituição de acolhimento e o recurso dos professores a estratégias específicas de ensinoaprendizagem, no âmbito de uma pedagogia diferenciada. Concluindo, acreditar que é possível que crianças em situação de maior vulnerabilidade aprendam em conjunto, com as demais, é uma condição necessária, ainda que não suficiente, para trabalhar em prol de uma educação efetivamente inclusiva. Sem este garante nenhum esforço, ou estratégia surtirá efeito.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRibeiro, E., Pereira, F., & Felizardo, S. (2019). A inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em classes Regulares. In L. Menezes, J. Rocha, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. Silva, S. Felizardo & A. Cardoso (Eds.), Livro de Resumos Olhares sobre a Educação 7. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5598
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectClasses regularespt_PT
dc.titleA inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em classes Regularespt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage7pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos Olhares sobre a Educação 7pt_PT
person.familyNameJales Ribeiro
person.familyNameFelizardo
person.givenNameEsperança
person.givenNameSara
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.ciencia-id7C1C-342A-2434
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
person.identifier.orcid0000-0002-4763-687X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc
relation.isAuthorOfPublicatione67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
olhares_2019_livro_resumos_2407192-páginas-1-4,35.pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: