Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.22 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No 1.º Ciclo de educação Básica, a aprendizagem da leitura e da escrita são
uma ferramenta fundamental para potencializar o sucesso académico de todas as
crianças. Contudo, nem todas as crianças reúnem as mesmas condições para que
estas aprendizagens ocorram, como é o caso dos alunos com Perturbação Intelectual
(PI) e Perturbações Fonológicas (PF).
O objetivo deste estudo experimental foi compreender e documentar as
alterações que ocorreram, na aprendizagem da leitura e na escrita, decorrentes do
desenvolvimento e implementação de um programa de ensino da leitura e escrita
baseado na metodologia multissensorial. Segundo Capovilla e Capovilla (2002) esta
metodologia é a mais adequada para ensinar crianças que já experimentaram com
enorme insucesso escolar.
A construção do método multissensorial «Ler e escrever com todos os
sentidos» foi baseada na nossa experiência, como terapeuta da fala, recorrendo a
múltiplas ajudas sensoriais: visuais, auditivas, táteis, quinestésicas e fonoarticulatórias.
Este método foi aplicado ao longo de quatro meses, em sessões
individuais semanais, de 45 minutos, em contexto hospitalar. Foram selecionados,
por conveniência, cinco participantes com PI e PF, com três ou mais anos de
escolaridade sem aprendizagens de leitura e escrita.
Os cinco participantes foram avaliados inicialmente com a ACLLE (Bateria de
Avaliação das Competências de Leitura e Escrita) que avalia a criança em idade
escolar, nas áreas da fonologia, leitura e escrita e com a Baterria Infant/Toddler
Sensory Profile, que possibilitou traçar o perfil sensorial de cada participante. Deste
método, fazem parte 21 pranchas, que representam a correspondência fonema/
grafema pura, ou seja, cada grafema apresenta uma única representação fonémica e
vice-versa. Cada prancha apresenta um grafema, com a respetiva descrição do gesto
e a pista visual utilizada.
No final da aplicação deste método todos os participantes foram reavaliados
com a aplicação da ACLLE, podemos constatar que os participantes demonstraram
melhorias nos processos de leitura e escrita. Nos processos de leitura podemos
verificar melhorias em 4 dos 5 participantes, já nos processos de escrita verificaramse
melhorias em todos os participantes. Segundo Moats (2005) aprender a ler e
aprender a soletrar apresentam processos de aprendizagem semelhantes. De modo a
compreender os processos de leitura e escrita, é essencial que a criança compreenda
a natureza segmental da linguagem (Pugha et al., 2001). Por isso, parece-nos
importante referenciar, apesar de não fazer parte dos objetivos deste estudo, que
foram verificadas melhorias na consciência fonológica, em todos os participantes.
Description
Keywords
Leitura Escrita Multissensorial
Citation
Santos, C.A., Amante. M.J., Silva, A.I. & Martins, I., (2019). “Ler e escrever com todos os sentidos”: programa e método. In Desouzart G. (Ed.), Proceeding of the International Congress of Health and Well-being Intervention; 2019 May 31-June 01; Viseu, Portugal. (pp.126-127 ). Availab lefrom: http://workjournal.org/health-and-well-being-intervention-international-congress-abstracts