Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.32 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Prefácio
Este volume reúne e divulga modelos e projetos de inclusão social contemplando,
para além dos textos que apoiaram as comunicações apresentadas nas Jornadas
Internacionais de Investigação em Educação Social – III Seminário de Projetos Sociais, que
decorreram em 8 de abril de 2015, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), outros
trabalhos em torno da integração social das comunidades ciganas e educação e saúde dos
jovens. O evento, que emerge no âmbito das unidades curriculares de Seminário II e
Investigação em Educação Social I e II do curso de licenciatura em Educação Social da
mesma Escola, proporcionou um espaço de reflexão e debate acerca da intervenção
socioeducativa, onde participaram docentes e alunos, investigadores, e a comunidade não
académica.
As Jornadas procuraram dar visibilidade ao interesse crescente, por parte de alunos
e docentes da ESEV, na investigação que sustenta a formação de profissionais e de jovens
investigadores em intervenção social. Este interesse é partilhado por uma comunidade mais
alargada, quer de académicos nacionais e internacionais, quer de agentes de intervenção
local, materializado em textos oriundos das Universidades de Lisboa e Barcelona,
Politécnico de Viseu, bem como de escolas, associações e municípios locais. Assume-se,
assim, que as Jornadas aproximaram investigadores, técnicos e alunos em torno dos temas
centrais. A edição deste volume serve para o reforço das parcerias institucionalizadas no
evento e visibilidade além-fronteiras dos trabalhos apresentados.
Finalmente, o presente livro, através do conjunto de textos da inteira
responsabilidade dos seus autores que coloca à disposição dos leitores (estudantes, docentes,
investigadores/as, técnicos/as de ação social, entre outros interessados), procura ser um
incentivo para a instituição de novos estudos e para a necessidade de práticas de intervenção
melhor fundamentadas, pensadas, planeadas e orientadas neste mesmo domínio. Julgo que é
este o desejo da Equipa Editorial deste volume, quando proporcionou o espaço aqui presente
para a publicação dos textos que se seguem.
Description
Keywords
inclusão social integração social comunidades ciganas educação Social
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação de Viseu