dc.contributor.author | Martins, Emília | |
dc.contributor.author | Mendes, Francisco | |
dc.contributor.author | Fernandes, Rosina | |
dc.contributor.author | Fonseca, Susana | |
dc.contributor.other | Fonseca, Susana | |
dc.date.accessioned | 2015-07-27T17:20:16Z | |
dc.date.available | 2015-07-27T17:20:16Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Prefácio Este volume reúne e divulga modelos e projetos de inclusão social contemplando, para além dos textos que apoiaram as comunicações apresentadas nas Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Social – III Seminário de Projetos Sociais, que decorreram em 8 de abril de 2015, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), outros trabalhos em torno da integração social das comunidades ciganas e educação e saúde dos jovens. O evento, que emerge no âmbito das unidades curriculares de Seminário II e Investigação em Educação Social I e II do curso de licenciatura em Educação Social da mesma Escola, proporcionou um espaço de reflexão e debate acerca da intervenção socioeducativa, onde participaram docentes e alunos, investigadores, e a comunidade não académica. As Jornadas procuraram dar visibilidade ao interesse crescente, por parte de alunos e docentes da ESEV, na investigação que sustenta a formação de profissionais e de jovens investigadores em intervenção social. Este interesse é partilhado por uma comunidade mais alargada, quer de académicos nacionais e internacionais, quer de agentes de intervenção local, materializado em textos oriundos das Universidades de Lisboa e Barcelona, Politécnico de Viseu, bem como de escolas, associações e municípios locais. Assume-se, assim, que as Jornadas aproximaram investigadores, técnicos e alunos em torno dos temas centrais. A edição deste volume serve para o reforço das parcerias institucionalizadas no evento e visibilidade além-fronteiras dos trabalhos apresentados. Finalmente, o presente livro, através do conjunto de textos da inteira responsabilidade dos seus autores que coloca à disposição dos leitores (estudantes, docentes, investigadores/as, técnicos/as de ação social, entre outros interessados), procura ser um incentivo para a instituição de novos estudos e para a necessidade de práticas de intervenção melhor fundamentadas, pensadas, planeadas e orientadas neste mesmo domínio. Julgo que é este o desejo da Equipa Editorial deste volume, quando proporcionou o espaço aqui presente para a publicação dos textos que se seguem. | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34633/978-989-96261-4-0 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-96261-4-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/2892 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Viseu | por |
dc.subject | inclusão social | por |
dc.subject | integração social | por |
dc.subject | comunidades ciganas | por |
dc.subject | educação Social | por |
dc.title | Modelos e projetos de inclusão social | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | book | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Modelos_Projetos_Inclusão_Social_2015B.pdf
- Size:
- 3.32 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: