Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Descrevendo as práticas de ensino exploratório da Matemática: o caso da professora Fernanda

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
menezes oliveira canav cibem 2013.pdf273.23 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo surge no enquadrado do projeto de investigação P3M: Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus objetivos é a proposta de um quadro de referência para descrever a prática de ensino exploratório da Matemática, a partir de elementos teóricos e da análise das práticas de sala de aula de professores que habitualmente realizam aulas de natureza exploratória – nesta comunicação analisamos o caso de Fernanda, uma professora a lecionar Matemática ao 5.º ano. O quadro adota um modelo de aula em quatro fases: Introdução da tarefa; Desenvolvimento da tarefa; Discussão, e; Sistematização das aprendizagens matemáticas. Para cada uma destas fases, identificamos as ações da professora que têm como objetivo: (i) promover a aprendizagem matemática dos alunos, e; (ii) gerir a aula. Os resultados do estudo, interpretativo, mostram que: as ações da professora ganham coerência quando são entendidas à luz destes dois objetivos; as ações com o propósito de gestão da aula estão interrelacionadas com as que visam a aprendizagem; as ações têm um carácter multidimensional e relacional, particularmente complexas no ensino exploratório, sendo um misto de planeadas e de emergentes na aula.

Description

Keywords

práticas de ensino ensino exploratório professor de Matemática

Citation

Menezes, L., Oliveira, H., & Canavarro, A. P. (2013). Descrevendo as práticas de ensino exploratório da Matemática: o caso da professora Fernanda. in Atas do VII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática (p.5795-5803), Montevideo, Uruguay, ISSN 2301-0797

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue