Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by advisor "Aguiar, Maria Cristina Pais"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação MusicalPublication . Silva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre; Aguiar, Maria Cristina Pais; Gomes, HelenaNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentou-se o presente Relatório Final de Estágio. Assim, tencionou-se demonstrar todo o percurso decorrido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como no 2.º Ciclo do Ensino Básico que ocorreram ao longo de quatro semestres. O presente Relatório de Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes. No que diz respeito à primeira, esta destina-se à análise das aprendizagens construídas durante o estágio relativo ao 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, a mesma refere-se ao projeto de investigação realizado. O projeto de investigação pretende compreender a forma como a aprendizagem dos conteúdos relacionados com as sequências e regularidades, no que diz respeito aos padrões na área de matemática, pode ter o contributo da Expressão e Educação Musical. O estudo é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a observação direta dos alunos de uma turma do 2.º ano e a consequente análise das respetivas sessões. A conclusão do estudo após a investigação demonstra que as crianças conseguem identificar padrões através de ritmos, bem como comunicar as ideias que possuem sobre os mesmos.
- Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formaçãoPublication . Costa, Ana Isabel Gonçalves da; Aguiar, Maria Cristina Pais; Rocha, João Manuel De OliveiraO presente Relatório Final de Estágio constitui o terminus do processo de formação inicial do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste intuito, este constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens essenciais do desempenho docente desenvolvidas em contexto de estágio realizado nos dois níveis de escolaridade mencionados. O trabalho de investigação tem como principais objetivos, refletir de forma crítica sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar; averiguar e compreender as perspetivas dos professores do 1.º CEB relativamente à sua formação a nível musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical. Para atingir os objetivos propostos foi realizada, num primeiro momento, a revisão de literatura sobre a temática e, à posteriori, uma investigação empírica que permitiu atingir os objetivos propostos. A investigação, em termos empíricos, assume um caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores do 1.º CEB que se encontravam a lecionar nos quatro primeiros anos de escolaridade em Agrupamentos de Escolas do 1.º CEB do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos professores do 1.º CEB não é percecionada como adequada à lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical; assim como que esta área é abordada superficialmente pelos professores titulares de turma devido à falta de formação e insegurança.
- Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da MúsicaPublication . Ferreira, Lídia Maria Figueiredo Pereira; Aguiar, Maria Cristina Pais; Cardoso, Ana PaulaO presente relatório está inserido na área de formação para a docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este contempla duas reflexões críticas das práticas, uma no primeiro ano, abrangendo o 1.º CEB, e a outra no segundo ano, abrangendo a Educação Pré-Escolar; o relatório concebe também uma investigação que pretende aferir quais as perspetivas dos educadores de infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música. No que diz respeito às reflexões críticas, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do professor do 1.º CEB e do educador de infância. Relativamente ao trabalho de investigação, este é de caráter descritivo com recurso ao inquérito por questionário a educadores de infância dos cinco agrupamentos do concelho de Viseu. Esta investigação permite concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos educadores de infância é considerada adequada às práticas efetuadas, embora sintam necessidade de aprofundar os seus conhecimentos nesta área.