ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Amante, Susana"
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- O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemáticaPublication . Couto, Diana Vanessa da Silva; Menezes, Luís; Amante, SusanaEste relatório final de estágio está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante os dois anos do Mestrado, apoiada em relatórios elaborados paralelamente às intervenções pedagógicas. Na segunda parte, dá-se a conhecer uma investigação, que ocorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa escola de Viseu, sobre o papel da Literatura para a Infância na aprendizagem da Matemática. O estudo procura responder à questão: “Que contributos oferece a Literatura para a Infância para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e adotou uma metodologia qualitativa, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados registos escritos dos alunos; notas de campo; observação de aula apoiada em registo áudio. O estudo, que assentou numa intervenção pedagógica onde se procurou promover a aprendizagem da Matemática e do Português a partir de textos literários para a infância, permite concluir que os alunos reagem de forma positiva às tarefas matemáticas que tomam como base a Literatura para a Infância, que evoluíram, de forma gradual, na sua capacidade de comunicação oral e escrita e que mobilizam as suas ideias matemáticas recorrendo a linguagem natural e matemática.
- A repercussão das perturbações da fala e da linguagem, em crianças de idade pré-escolar, na aprendizagem da leitura e escrita – perspetiva de Educadores de InfânciaPublication . Neiva, Diana Raquel Pires; Ribeiro, Esperança Jales; Amante, SusanaA comunicação é essencial ao ser humano tendo uma correlação direta com o desempenho pessoal, social e escolar da criança. O seu vínculo estreito com a linguagem e fala adquire uma dimensão complexa e interdisciplinar. Neste contexto, o conhecimento da criança ultrapassa a sua dimensão psicológica e motora, debruçando-se sobre áreas do desenvolvimento cognitivo e linguístico cuja definição envolve não só os processos cerebrais como o ambiente linguístico em que a criança se encontra. O presente estudo concentra-se no papel dos educadores de infância durante o processo de aquisição e desenvolvimento da criança ao nível da potenciação dos conhecimentos linguísticos, da deteção de alterações nesta esfera e da valorização do desenvolvimento integrado e adequado para futuras aprendizagens formais (como a leitura e escrita). Neste sentido, foi construído um inquérito por questionário de autopreenchimento dirigido a educadores de infância. A amostra consistiu nos educadores de infância que exerceram funções em jardins de infância pertencentes ao Agrupamento de Escolas Viseu Norte. Observaram-se diferenças na análise das características, estratégias e objetivos relativos às perturbações da fala e/ou linguagem, inferindo-se que o conhecimento e preparação para atuar com crianças que apresentem dificuldades de fala e/ou linguagem não é uniforme e consistente.