ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Carvalho, Paula"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Flavia Filipa Sousa; Carvalho, Paula; Mendes, Cristianapresente trabalho para a obtenção do grau de Mestre teve em consideração dois pontos fulcrais, nomeadamente uma reflexão crítica de toda a prática desenvolvida e uma investigação sobre a relevância das atividades práticas na aprendizagem do tema “Importância da água para os seres vivos” com alunos do 5.º ano de escolaridade. Para a primeira parte deste trabalho recorreu-se a todos os materiais elaborados e à experiência vivenciada durante as práticas realizadas, quer ao nível do 1.º Ciclo como do 2.º Ciclo do Ensino Básico, procedendo-se a uma análise e reflexão do trabalho desenvolvido e do papel enquanto futuras profissionais da educação. Dada a relevância atribuída ao trabalho prático no Ensino das Ciências, a sua reduzida utilização nas práticas letivas e o valor associado a um recurso essencial como é a água, surge o trabalho de investigação. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com uma turma de alunos do 2.º Ciclo de Ensino Básico. De forma a determinar a influência do trabalho prático nas aprendizagens, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste para poder estabelecer uma comparação entre os conhecimentos dos alunos antes e depois da realização do trabalho prático. Com os resultados obtidos concluiu-se que as atividades práticas se mostraram uma mais-valia nas aprendizagens dos alunos, uma vez que os envolveram de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos.
- Educação para a sustentabilidade da água : uma abordagem com alunos do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Almeida, Laura Gomes Costa Almeida; Carvalho, Paula; Novais, AnabelaA escassez de água é um dos problemas atuais mais preocupante que a humanidade tem de enfrentar. Cada ser humano tem de assumir a sua responsabilidade individual na resolução deste problema. Para isso é necessário que tome consciência que a água potável é um recurso finito e que a continuidade da vida está intimamente ligada à sua existência. É neste contexto que surge o presente trabalho de investigação, desenvolvido com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivos fundamentais: (i) sensibilizar o aluno para a necessidade de usar a água de forma consciente e sustentável, (ii) avaliar o impacto de uma ação educativa de sensibilização na redução do consumo da água pelos alunos no seu dia-a-dia e (iii) determinar a influência da partilha da sensibilização pelos alunos aos seus agregados familiares, na alteração dos seus padrões de consumo de água. Foi aplicado um questionário para detetar os hábitos de consumo e poupança de água dos alunos e do seu agregado familiar. Seguiu-se uma ação educativa de sensibilização, que lhes permitiu refletir sobre os seus verdadeiros gastos de água, a repensar os seus hábitos e a sentir a necessidade de preservar a água. Após essa ação, foi verificada, através da aplicação do mesmo questionário, a redução do consumo de água e a adoção de mais medidas de poupança por parte dos alunos e respetivos agregados familiares. Pôde-se verificar que a turma reduziu em 36% o seu consumo de água com o autoclismo e com os banhos, o que se traduziu numa poupança de 144 443 litros de água por semana.