ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Figueiredo, Maria Pacheco"
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- Brincadeiras no espaço exterior e aprendizagens : percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação pré-escolarPublication . Martins, Maria de Fátima Teixeira; Abrantes, Isabel; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório de estágio tem como objetivos principais analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia. Para refletirmos e analisarmos o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas, recorreu-se aos instrumentos e materiais utilizados ao longo das intervenções, assim como a autores de referência e a legislação em vigor. No que respeita ao estudo empreendido sobre os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia, tratou-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a construção de uma cozinha de lama em contexto de educação pré-escolar e subsequente análise através de observação participante, diários de bordo, fotografias e filmagens. Pretendeu-se evidenciar a importância para as crianças de brincar no exterior, em contacto com a natureza e com os seus elementos, como lama, entre outros; mais especificamente, pretendeu-se destacar a aprendizagem e construção de conceitos e conhecimentos ligados à área da Geologia, que é abordada de modo superficial nos documentos orientadores da educação pré-escolar em Portugal. Concluise que as cozinhas de lama contribuem para aprendizagens neste âmbito que são relevantes pois permitem-lhes compreender melhor o que as rodeia, ao mesmo tempo que sustentam futuras aprendizagens.
- Brincadeiras sem teto: a importância do brincar no espaço exterior – análise e reflexão sobre as práticas na educação pré-escolarPublication . Borges, Ana Rita Borges de Mata; Abrantes, Isabel; Figueiredo, Maria PachecoO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da componente Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo composto por duas partes. A primeira parte refere-se às práticas realizadas ao longo da PES, apresentando uma reflexão e análise do trabalho desenvolvido, em ambos os contextos. A segunda parte é constituída pelo trabalho de investigação com o principal objetivo de compreender como estão organizados os espaços exteriores dos contextos, interpretar as conceções e o sentido pedagógico que é atribuído a esses espaços, através da análise de estudos realizados no âmbito da formação inicial de professores. Metodologicamente, este projeto inscreve-se no paradigma interpretativo orientado por uma investigação qualitativa, e tem como objeto de estudo investigar sobre o espaço exterior como potenciador de aprendizagem. Privilegiou-se como técnica de recolha de dados, a análise documental que permitiu compreender a prática pedagógica realizada com foco na utilização do espaço exterior. Este estudo permitiu compreender que apesar de o espaço exterior ser valorizado, é um espaço ainda pouco dinamizado e organizado pelos educadores e pouco utilizado pelas crianças. Sendo o educador de infância gestor do currículo e responsável pela organização dos espaços e materiais do contexto educativo, o espaço exterior surge como dimensão importante enquanto potencializador de desenvolvimento e aprendizagem, da mesma forma que o espaço sala.