ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Augusto, Luísa"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos DesportivosPublication . Ferreira, Rui Filipe Major; Augusto, LuísaO presente projeto tem como objetivo analisar a comunicação digital de grandes eventos desportivos Eventos Desportivos a nível mundial, fazendo uma comparação com outros três eventos a nível nacional. Pretende-se sugerir um projeto de comunicação, com indicação de um conjunto de indicadores a serem trabalhados nos websites das organizações de eventos desportivos, bem como compreender de que forma a comunicação digital é utilizada e como contribui para o melhoramento e eficácia da organização dos mesmos. Este projeto encontra-se dividido em cinco capítulos: introdução, revisão de literatura, metodologia, análise de resultados e conclusão. No primeiro capítulo, na introdução, é referida a pertinência do estudo, bem como o estado de arte do tema. O segundo capítulo incide na abordagem dos principais conceitos teóricos em estudo, a comunicação, a comunicação digital, os eventos desportivos e a organização dos eventos desportivos. No terceiro capítulo, é proposta uma grelha de análise de websites das organizações de eventos desportivos, construída com base no estado de arte e na revisão de literatura. Neste capítulo, é, também, descrita a metodologia utilizada no estudo empírico, os métodos de recolha e análise dos dados e a amostra utilizada. No quarto capítulo são apresentados os dados dos resultados da aplicação da grelha de análise proposta. O último capítulo visa apresentar as conclusões do estudo, discutindo os resultados e apresentando sugestões de pesquisas futuras. A análise dos dados mostra que houve uma evolução na disseminação dos conteúdos nos websites das organizações de eventos desportivos. Os websites analisados privilegiam disseminação de conteúdos informativos sobre os eventos passados, presentes e futuros. Há, no entanto, conteúdos que faltam, designadamente no que se refere à organização do evento. Este estudo traz um contributo para a academia e para a comunicação digital das entidades responsáveis pela organização de eventos desportivos.
- Participação artística : dinamização do Ecomuseu de TorredeitaPublication . Morais, Joana Francisca Nunes de Barros Cunha; Augusto, Luísa; Sousa, Catarina Carneiro deO presente projeto propõe acrescentar valor ao património do Ecomuseu de Torredeita através da Animação Artística. A criação de uma performance artística traduzida numa visita itinerante pelo Ecomuseu, é a proposta apresentada no sentido de dinamizar a localidade de Torredeita e o Ecomuseu em si. O trabalho é realizado em conjunto com a comunidade, mobilizando sinergias locais e chamando todos os intervenientes a ter um papel ativo na participação artística. A música, o teatro, as tradições e o humor dão vida a cenários museológicos característicos de ofícios e profissões antigas. O que é a arte como trabalho coletivo e até que ponto a animação artística poderá trazer valor a espaços museológicos são questões que este projeto coloca.
- Projeto de Comunicação Digital na Área da SaúdePublication . Almeida, Patrícia Ferreira de; Augusto, LuísaA Internet veio alterar o panorama comunicacional e trouxe grandes desafios para profissionais e investigadores. De facto, tornou-se possível chegar a milhões de pessoas através de um clique. Websites e redes sociais são fortes ferramentas de comunicação digital, daí a crescente necessidade de formação de profissionais nestas áreas. O conceito eHealth ganha aqui especial relevo, pois defende a necessidade das marcas gerarem uma personalidade digital possibilitando, no caso das instituições de saúde, uma aproximação ao público. O presente projeto aborda o meio digital como condicionador do modo como se desenvolve a comunicação nas organizações de saúde e visa apresentar uma proposta de comunicação digital especificamente para instituições de saúde. Para isso, realizou-se análise de conteúdo de websites e redes sociais (Facebook e Twitter) das dez melhores clínicas e hospitais de Portugal e das dez melhores clínicas e hospitais do Mundo segundo o estudo “Ranking web of hospitals”. Os websites foram analisados com base numa grelha criada com diversos indicadores, defendidos por vários autores como peças importantes e que devem estar presentes nos websites. As redes sociais foram analisadas em dois momentos distintos e os conteúdos recolhidos passam por: temas publicados pelas instituições, a tipologia de conteúdo/formatos das publicações e, também o número de publicações, gostos, partilhas e comentários das publicações.
- Relatório de estágio - LEWIS, Agência de Comunicação GlobalPublication . Lopes, Sara Oliveira; Augusto, LuísaA questão base que orientou a minha escolha para desenvolver o estágio e respetivo relatório, foi perceber de que forma a comunicação integrada das empresas, operacionalizada através dos quatro pontos do Modelo PESO, é trabalhada pelas agências de comunicação. Este relatório, em linha com o estágio desenvolvido, tem como intento a descrição pormenorizada do projeto de implementação do Modelo PESO e das funções e atividades a ele inerentes desempenhadas ao longo de, sensivelmente, quatro meses de estágio curricular. O estágio, desenvolvido no âmbito da componente não letiva do mestrado em Comunicação e Marketing, da Escola Superior de Educação de Viseu, teve lugar na LEWIS, Agência de Comunicação Global, em Lisboa. Para além da descrição das atividades realizadas, o presente relatório inclui ainda uma componente de enquadramento teórico, interligando os conteúdos lecionados em contexto de aula, com a experiência prática obtida no estágio, na área das relações públicas e comunicação. Partindo do pressuposto da importância da comunicação integrada para as organizações, o enquadramento teórico aborda não só esta temática, como também reflete a evolução do marketing e das relações públicas, até aos dias de hoje, onde a comunicação digital e as redes sociais se assumem como veículo determinante para o sucesso das empresas e respetivas mensagens, junto dos consumidores. Aqui, é apresentado um modelo recente de comunicação integrada, o Modelo PESO, que reflete e compila as boas práticas da comunicação integrada nas organizações. Estruturalmente, este relatório está dividido em duas partes principais: o enquadramento teórico, onde estão fundamentadas e suportadas as atividades expostas na segunda parte do relatório, o enquadramento prático, onde consta a descrição das atividades, bem como a apresentação da instituição recetora. Por último, é apresentada uma reflexão crítica de todo o trabalho desenvolvido, incluindo conhecimentos e competências adquiridos, dificuldades e futuros trabalhos e projetos a desenvolver.