ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU
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Browsing ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU by advisor "Aguiar, Maria Cristina Pais"
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- Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação MusicalPublication . Silva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre; Aguiar, Maria Cristina Pais; Gomes, HelenaNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentou-se o presente Relatório Final de Estágio. Assim, tencionou-se demonstrar todo o percurso decorrido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como no 2.º Ciclo do Ensino Básico que ocorreram ao longo de quatro semestres. O presente Relatório de Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes. No que diz respeito à primeira, esta destina-se à análise das aprendizagens construídas durante o estágio relativo ao 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, a mesma refere-se ao projeto de investigação realizado. O projeto de investigação pretende compreender a forma como a aprendizagem dos conteúdos relacionados com as sequências e regularidades, no que diz respeito aos padrões na área de matemática, pode ter o contributo da Expressão e Educação Musical. O estudo é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a observação direta dos alunos de uma turma do 2.º ano e a consequente análise das respetivas sessões. A conclusão do estudo após a investigação demonstra que as crianças conseguem identificar padrões através de ritmos, bem como comunicar as ideias que possuem sobre os mesmos.
- Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formaçãoPublication . Costa, Ana Isabel Gonçalves da; Aguiar, Maria Cristina Pais; Rocha, João Manuel De OliveiraO presente Relatório Final de Estágio constitui o terminus do processo de formação inicial do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste intuito, este constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens essenciais do desempenho docente desenvolvidas em contexto de estágio realizado nos dois níveis de escolaridade mencionados. O trabalho de investigação tem como principais objetivos, refletir de forma crítica sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar; averiguar e compreender as perspetivas dos professores do 1.º CEB relativamente à sua formação a nível musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical. Para atingir os objetivos propostos foi realizada, num primeiro momento, a revisão de literatura sobre a temática e, à posteriori, uma investigação empírica que permitiu atingir os objetivos propostos. A investigação, em termos empíricos, assume um caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores do 1.º CEB que se encontravam a lecionar nos quatro primeiros anos de escolaridade em Agrupamentos de Escolas do 1.º CEB do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos professores do 1.º CEB não é percecionada como adequada à lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical; assim como que esta área é abordada superficialmente pelos professores titulares de turma devido à falta de formação e insegurança.
- Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da MúsicaPublication . Ferreira, Lídia Maria Figueiredo Pereira; Aguiar, Maria Cristina Pais; Cardoso, Ana PaulaO presente relatório está inserido na área de formação para a docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este contempla duas reflexões críticas das práticas, uma no primeiro ano, abrangendo o 1.º CEB, e a outra no segundo ano, abrangendo a Educação Pré-Escolar; o relatório concebe também uma investigação que pretende aferir quais as perspetivas dos educadores de infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música. No que diz respeito às reflexões críticas, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do professor do 1.º CEB e do educador de infância. Relativamente ao trabalho de investigação, este é de caráter descritivo com recurso ao inquérito por questionário a educadores de infância dos cinco agrupamentos do concelho de Viseu. Esta investigação permite concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos educadores de infância é considerada adequada às práticas efetuadas, embora sintam necessidade de aprofundar os seus conhecimentos nesta área.
- Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a importância da música na inclusão de crianças com Necessidades deSaúde Especiais na Educação Pré-EscolarPublication . Pina, Mariana Filipa Resende de; Felizardo, Sara; Aguiar, Maria Cristina PaisO presente Relatório Final de Estágio intitulado “Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a importância da música na inclusão de crianças com Necessidades de Saúde Especiais na Educação Pré-Escolar” enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho evidencia a reflexão sobre o percurso realizado ao longo das práticas supervisionadas, bem como o trabalho de investigação no domínio das Necessidades de Saúde Especiais (NSE), no quadro do referencial inclusivo. A estrutura deste relatório encontra-se organizada em duas partes, sendo a primeira destinada às práticas pedagógicas em contexto inseridas nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) III e IV, que decorreram na Educação Pré-Escolar (EPE), sendo sustentadas por referências fundamentais e normativos legais em vigor. Relativamente à segunda parte, referente ao trabalho de investigação, é apresentado o enquadramento teórico, abordando os temas Educação Inclusiva e Necessidades de Saúde Especiais (NSE) e, ainda, a Música e as crianças com NSE. Na componente empírica, iniciada com a contextualização, são apresentados os objetivos, a saber: i) conhecer a formação de educadores/professores, no âmbito da Educação Inclusiva e das Necessidades de Saúde Especiais; ii) compreender a perceção de educadores/ professores acerca da inclusão escolar de crianças com Necessidades de Saúde Especiais. iii) analisar a formação de educadores/ professores na área da música, aferindo o modo como a utilizam na educação de crianças com Necessidades de Saúde Especiais; iv) analisar a perspetiva de educadores/ professores com o intuito de identificar as técnicas/metodologias mais eficazes na área da música, promotoras do desenvolvimento de crianças com Necessidades de Saúde Especiais. No que diz respeito à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com recurso a entrevistas semiestruturadas aplicadas a cinco participantes, sendo três educadoras de infância do Ensino Regular e duas professoras de Educação Especial. Os resultados acentuam um défice na formação dos participantes no que se refere ao domínio das NSE e, em particular, à área da música, em especial sobre a sua instrumentalidade como recurso importante na promoção do desenvolvimento e inclusão de crianças com necessidades específicas. Verifica-se também que a maior dificuldade está nas estratégias de intervenção da música, percebendo-se que as entrevistadas recorrem apenas a instrumentos e à diversidade de ritmos e melodias. Destaca-se a importância de práticas inclusivas na intervenção com crianças com NSE. No que toca às estratégias mais utilizadas, salienta-se o trabalho/apoio individualizado,