ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Lopes, Ana Maria Costa"
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- A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridadePublication . Correia, Ana Rita Nunes; Fidalgo, Susana; Lopes, Ana Maria CostaO presente estudo tem como principal finalidade a investigação do ensino precoce do inglês, nomeadamente a prática no 3.º ano de escolaridade. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas numa turma pertencente a um Agrupamento de Escolas de Viseu. O trabalho divide-se em duas partes distintas: as referências às práticas em contexto de estágio e a investigação científica. Primeiramente, será feita uma apreciação das práticas em contexto de estágio, referentes à educação pré-escolar e ao ensino do 1.º CEB, contendo uma caraterização de cada ambiente educativo e uma análise reflexiva sobre o que lá ocorreu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas, mais especificamente das principais estratégias e metodologias de ensino utilizadas quanto ao Ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária.
- Supervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolarPublication . Casteluche, Valéria Antonieta Martinez; Lopes, Susana Cristina Santos Fidalgo Fonseca Moura; Lopes, Ana Maria CostaO presente estudo teve como principal finalidade explorar a temática da supervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolar. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas a dois grupos de crianças de 4 e 5 anos, num jardim-escola de Viseu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas de ambos os grupos, bem como das principais estratégias utilizadas quanto ao ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária, para assim definir, na ausência de práticas pedagógicas supervisivas a este nível de ensino, possíveis linhas orientadoras que possam vir a ajudar os professores de Inglês no que respeita ao ensino precoce desta língua em contextos pré-escolares.