ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by advisor "Amaro, Suzanne Fonseca"
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- Estratégias de marketing para o lançamento de um livro autopublicadoPublication . Costa, Neide Isabel Rodrigues da; Amaro, Suzanne Fonseca; Pinheiro, PaulaNo mercado do livro português, as editoras tradicionais demonstram cada vez menos interesse em investir em novos autores nacionais. Em contrapartida, observa-se um crescente número de autores a recorrer à autopublicação. No cenário da autopublicação, o autor fica encarregue de todas as etapas da publicação do livro, desde a escrita à venda do mesmo, incluindo todo o trabalho de marketing. Neste sentido, o presente projeto tem como intuito definir estratégias de marketing para o lançamento de um livro de ficção autopublicado no mercado do livro português. Numa fase inicial, é realizada uma análise a artigos e estudos relacionados com o mercado do livro, uma definição dos processos de publicação tradicional e de autopublicação, uma apresentação de leis de venda de livros, e uma lista de estratégias de marketing. Numa segunda fase foi realizado um estudo qualitativo, em forma de entrevista semiestruturada a três autores portugueses que autopublicaram pelo menos um livro nas suas carreiras. Seguiu-se a realização de um estudo quantitativo em forma de um inquérito por questionário, o qual obteve 203 respostas, a consumidores que leem livros na língua portuguesa. Com os resultados obtidos foi possível concluir que as estratégias de Marketing a utilizar para o lançamento de um livro de ficção autopublicado são a criação de uma marca de autor; definição e planeamento de uma época de divulgação do lançamento do livro; e ainda o planeamento da pré-venda e do evento de lançamento. Entre as estratégias de marketing é importante salientar que a comunicação do produto é realizada maioritariamente online, especialmente em redes sociais. Atualmente, o Instagram é a plataforma mais importante tendo em conta a presença da comunidade do Bookstagram. É necessário ter em conta a realização de outros eventos, para além do lançamento do livro, e a possível criação de merchandising para vender ou oferecer. Os resultados do presente projeto mostram-se importantes no sentido em que descreve estratégias de marketing para o lançamento de livro autopublicados em Portugal. Torna-se relevante, principalmente para novos autores que não têm qualquer conhecimento sobre o mercado.
- Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turísticaPublication . Ferreira, Telmo Manuel Paiva; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaO objetivo da realização de um estudo da procura turística é a explicação do comportamento dos consumidores de bens e serviços, identificando motivações e preferências. O planeamento estratégico de um destino turístico deve estar sempre associado ao estudo do comportamento da procura e do consumidor em particular. O estudo da procura turística assume um papel determinante para os destinos, com grande preponderância no processo de tomada de decisões na área de comunicação e marketing. Neste sentido, os destinos turísticos devem desenvolver modelos para estudar a procura turística e efetuar previsões fiáveis da mesma, para elaborarem planos de marketing que contribuam decisivamente para a criação de produtos de acordo com as necessidades dos mercados. Neste projeto de Mestrado realizou-se um estudo da procura turística no concelho de Castro Daire, com o objetivo de identificar as motivações e preferências dos visitantes e aferir qual a imagem de destino que estes detêm de Castro Daire. Numa primeira fase, efetuou-se uma abordagem teórica apoiada numa revisão de literatura, sobre as variáveis Imagem de destino e Motivação turística, realizando-se também uma caraterização social, económica e turística de Castro Daire e uma análise dos produtos turísticos diferenciadores e com potencial de desenvolvimento. O estudo da procura turística foi efetuado através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas aos agentes turísticos e aplicação de inquéritos online a visitantes e não visitantes deste destino turístico. Nas entrevistas, os agentes turísticos foram unânimes na atribuição de grande importância à realização do estudo da procura turística em Castro Daire. Através dos inquéritos registaram-se 829 respostas, 510 de pessoas que visitaram este destino e 319 de pessoas que nunca visitaram, sendo que os resultados do estudo permitiram identificar algumas caraterísticas sociodemográficas, motivações e preferências, medindo também a perceção da imagem de Castro Daire e o grau de satisfação em relação à visita. Dado que o estudo da procura turística é determinante para o planeamento, promoção e competitividade dos destinos, este projeto de Mestrado apresenta, também, algumas contribuições para o Turismo em Castro Daire na área da promoção turística, resultantes do estudo da procura efetuado.
- Perceção e impacto dos Influenciadores digitais na escolha de restaurantesPublication . Saraiva, Ana Beatriz Desiderati; Amaro, Suzanne Fonseca; Henriques, Carla Manuela RibeiroA presença de influenciadores digitais e seu impacto nas decisões dos consumidores através do marketing de influência tem sido cada vez mais frequente na atual era digital. Nesse cenário, estudos que unem a influência dos influenciadores na escolha de um restaurante têm sido escassos e uma revisão de literatura abrangente corroborou para isto. Assim, com base na literatura na área do Marketing de Influência e Redes Sociais, este estudo busca compreender quais são os fatores que influenciam os consumidores na escolha de um estabelecimento gastronómico através das redes sociais, por meio de um comparativo entre as nacionalidades brasileira e portuguesa. A abordagem utilizada neste estudo foi quantitativa, na qual os dados foram recolhidos através de um questionário elaborado e distribuído de forma digital, onde foram obtidas através de uma amostra não probabilística 507 respostas consideradas válidas (338 de pessoas de nacionalidade brasileira e 169 pessoas de nacionalidade portuguesa). Deste modo, utilizou-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para obter os dados através de diversos testes estatísticos. Os resultados sugerem que a maioria dos inquiridos segue influenciadores digitais, especialmente no Instagram e YouTube, ao escolher restaurantes. Vídeos curtos são mais atrativos, seguidos por posts únicos, e o preço é a característica principal nas publicações. A importância das opiniões dos influenciadores aumenta com o gasto e a frequência em restaurantes. Brasileiros se destacam em horas nas redes sociais, seguem mais influenciadores, gastam mais e frequentam restaurantes mais vezes. Valorizam fortemente as opiniões e recomendações dos influenciadores, interferindo em suas futuras escolhas gastronômicas. As conclusões apuradas permitem entender como os atuais consumidores dão relevância às opiniões de influenciadores na eleição dos locais a frequentar na área da restauração. Por fim, as contribuições teóricas ampliam a discussão e apontam linhas de investigação futuras para que novas direções sejam delineadas de forma a impulsionar novas estratégias.