ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by advisor "Ferreira, Bruno Emanuel Morgado"
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- Criação de um festival de música para a dinamização de Castro Daire: Ecos do MontemuroPublication . Gouveia, Paulo José Pereira; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoIntitulado de “Criação de um festival de música para a dinamização de Castro Daire: Ecos do Montemuro”, este projeto visa dilucidar os aspetos a ter em consideração para o planeamento de um festival de música como ferramenta de marketing territorial. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, começa-se por traçar uma panorâmica sobre a definição do marketing, a vertente territorial deste, a utilização de festivais como ferramenta do marketing territorial e, por fim, o impacto da pandemia COVID-19 nesta tipologia de eventos. Inicialmente, é feita uma revisão de literatura de forma a responder às perguntas “como?” e “quem?”, de forma a entender a viabilidade do projeto numa primeira fase. Nas fases seguintes são apresentados os objetivos do projeto, assim como as análises externa e interna do território em causa. São avaliadas as potencialidades oportunas do território para levar a cabo designado projeto. Na realidade do território em causa – Castro Daire – tal projeto torna-se viável de duas formas: movimento associativo que leve a cabo referida ferramenta ou decisores políticos, neste caso, CMCD entenda que deva ser promotor principal do evento. Assim sendo, procede-se a uma pesquisa de mercado composta por duas abordagens: exploratória e descritiva. A exploratória assenta na entrevista ao Vereador da Cultura, Desporto e Turismo, Dr. Pedro Pontes. Os resultados obtidos são favoráveis ao projeto e para a sua viabilidade. Os resultados da abordagem descritiva permitem conhecer os gostos e até alguns comportamentos do públicoalvo. Por último, apresenta-se uma proposta do projeto, como um protótipo ou maquete do mesmo. São apresentadas orientações estratégicas para assegurar a viabilidade financeira do projeto, perfil do gestor de projeto e perfil dos recursos humanos a considerar, merchandising, custos de operação e local de realização. O projeto apresentado procura responder às seis perguntas do marketing: “o quê?”, “como?”, “quem?”, “quando?”, “onde?” e “porquê?”. Este festival de música como ferramenta de marketing territorial, promovido pela CMCD ou movimento associativo, a ser realizado nas jornadas da juventude, na Foz de Cabril para que Castro Daire, uma vez mais, se possa reinventar e diferenciar na região em que se insere. Descubra como no projeto que se segue!
- Estratégias de Marketing Digital para Livro Autopublicado: caso prático de entomofagia no mercado portuguêsPublication . Spinosa, Patricia Teixeira; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoO presente projeto consistiu em duas etapas. A primeira etapa foi a criação de um livro autopublicado em formato digital (e-book) intitulado “Tenébrios. A Nova Fronteira Alimentar. Manual Técnico”. A segunda etapa envolveu as estratégias de marketing para o lançamento e venda de produtos em plataformas de comércio eletrônico e medias sociais. Este projeto contribui para uma perceção mais próxima possível da realidade que os autores de livros digitais autopublicados têm de enfrentar, desde a escrita do e-book até à sua disponibilização para venda. Com o e-book devidamente escrito, revisado e formatado, a etapa seguinte foi a análise das publicações online em plataformas próprias ou especializadas. Definidos os objetivos, o autor passou a analisar as variáveis do Marketing Mix (produto, preço, promoção e praça) utilizando empresas de comércio eletrônico como Amazon, Bookmundo e Flip.html5 como canais de distribuição. O número de leitores em Portugal tem aumentado. As mulheres demonstram mais competências de leitura, sendo as classes média e alta as que mais compram livros. Por outro lado, constatou se que 88% das famílias portuguesas tem acesso à Internet e mais de metade utiliza redes sociais e fazem compras online. Neste caso, para um livro digital sobre entomofagia, toda a estratégia de marketing centrou-se no online através do marketing digital e do e-commerce em B2C, que se caracteriza pelo estabelecimento de relações comerciais através de meios eletrónicos entre distribuição de e-books empresas, autores autopublicados e consumidores finais. Para vender o e-book, foi desenvolvida uma Estratégia de Marketing Digital com um calendário das etapas a serem cumpridas antes do lançamento até à pós-venda. Com este projeto foi possível demonstrar que os autores independentes que publicam e-books por conta própria podem desconhecer ou subestimar o esforço de marketing envolvido, e podem não ter as competências e recursos necessários para comercializar os seus e-books de forma eficiente. Os resultados mostraram também que a utilização da Inteligência Artificial por autores de livros digitais autopublicados é eficaz e apresenta vantagens e excelentes contribuições, levando assim a uma grande mudança tecnológica tanto para a elaboração do e-book como para a boa execução do plano de marketing.