ESSV - UESPFC - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESSV - UESPFC - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo e"
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- Conhecimentos sobre as funções, dimensões da supervisão pedagógica : Perspetiva dos docentesPublication . Pascoal, Carla Marisa dos Santos; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo e; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: A supervisão deve procurar apoiar-se em modelos e etapas contribuindo para um bom desempenho das funções do supervisor, aumentando o sucesso dos estudantes e desenvolvimento institucional. Pode ser entendida como um meio relacionado com a formação, com a inovação e com a mudança, num processo de desenvolvimento. Este processo implica procedimentos de reflexão e procura expandir competências no sujeito, devendo incidir na promoção de atitudes de confiança e de responsabilidade pela qualidade do seu desempenho. Objetivos: Identificar os conhecimentos sobre as funções/dimensões da supervisão pedagógica dos docentes e identificar as variáveis sociodemográficas, profissionais, formação sobre supervisão pedagógica, conhecimentos sobre os modelos de suporte à prática de supervisão pedagógica e conhecimentos sobre as etapas do desenvolvimento do processo de supervisão que interferem nos conhecimentos acerca da supervisão pedagógica. Metodologia: Estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivo-correlacional, em 73 docentes do ensino superior, com uma idade média de 43.89 (±9.210 anos). Para a colheita de dados foi utilizado um questionário de caracterização sociodemográfica; e as escalas de Modelos de Suporte à prática de supervisão pedagógica (Albuquerque, Cruz & Cunha, 2017) e Etapas do desenvolvimento do processo de supervisão pedagógica (Cunha, Albuquerque, Aparício & Bica, 2017); Funções/Dimensões da supervisão pedagógica (Cunha et al., 2017). Resultados: Dos docentes inquiridos 35.6% revelam possuir conhecimentos elevados sobre funções/dimensões da supervisão. Estes são do sexo feminino (65.4%), com idade entre 41 e 49 anos (46.2%) e com grau académico de Doutor (46.2%). As variáveis sociodemográficas, profissionais e a formação dos docentes sobre supervisão não influenciam os conhecimentos sobre as funções/dimensões da supervisão pedagógica. As variáveis idade, tempo de serviço, conhecimentos dos modelos de suporte à prática e das etapas do desenvolvimento do processo e conhecimentos das etapas revelaram-se preditoras dos conhecimentos sobre funções/dimensões da supervisão pedagógica. Conclusão: Os conhecimentos sobre os modelos e etapas influenciam os conhecimentos dos docentes sobre as funções/dimensões da supervisão pedagógica. É importante repensar estratégias que visem a melhoria dos conhecimentos sobre as funções da supervisão e consequentemente mudanças da ação pedagógica. A enfermagem comunitária tem um papel preponderante na supervisão pedagógica contribuindo para a melhoria dos cuidados, desenvolvendo competências e habilidades profissionais, para uma prática reflexiva. Desta forma, permite aprimorar a qualidade dos cuidados, através de uma prática baseada na evidência. Palavras-chave: Supervisão Pedagógica, funções, dimensões, conhecimentos, docentes, ensino superior.
- A sobrecarga dos familiares cuidadores de idosos dependentes na Região de LafõesPublication . Vieira, Elisabete Pereira Rodrigues; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo eIntrodução: Ser familiar cuidador de um idoso dependente é uma situação complexa, com grande desgaste físico e emocional, muitas vezes acarreta uma sobrecarga para o familiar cuidador, comprometendo a sua vida pessoal e familiar trazendo repercussões negativas na saúde de ambos. Objetivos: Determinar a sobrecarga dos familiares cuidadores de idosos dependentes na Região de Lafões e identificar as variáveis independentes que influenciam o nível de sobrecarga. Metodologia: Realizou-se um estudo de natureza quantitativa, descritivo e transversal, entre julho e agosto de 2021, nos concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela. Trata-se de um estudo realizado numa amostra não probabilística, de conveniência, constituída por 32 familiares cuidadores de idosos dependentes, referenciados pelas equipas de saúde familiar e os profissionais que integram as Unidades de Cuidados na Comunidade. Resultados: Os familiares cuidadores revelam níveis intensos de sobrecarga. A sobrecarga apresentada, e de acordo com os fatores de sobrecarga da ESC, é tanto objetiva como subjetiva. As variáveis independentes que exercem influência na variável dependente são a perceção do estado de saúde, a realização de atividades de lazer; as atividades que o cuidador deixou de realizar quando se tornou cuidador e o género do familiar cuidador. Conclusão: É fundamental estabelecer estratégias de intervenção direcionadas às necessidades dos cuidadores familiares, reconhecendo-os como parceiros fundamentais para a prestação de cuidados de qualidade, indo de encontro às necessidades especificas do idoso dependente. Palavras Chave: Familiar cuidador; Idoso dependente; Sobrecarga do Cuidador.
