ESTGL - DGAT - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESTGL - DGAT - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Fachada Lopes Fernandes, Didiana Margarida"
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- Geopark Terras de CavaleirosPublication . Malta Máximo, Ana Rita; Pereira Vieira, Isabel Cristina; Fachada Lopes Fernandes, Didiana MargaridaO presente relatório de estágio, foi realizado no âmbito do Mestrado de Gestão do Património Cultural e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, no Geopark Terras de Cavaleiros em Macedo de Cavaleiros, durante cinco meses. Neste relatório pretende-se apresentar a instituição acolhedora e o seu meio envolvente, fundamentar teoricamente alguns temas considerados importantes para a elaboração e conceção do relatório. Pretende-se mostrar todas as atividades realizadas no estágio, e todos os conhecimentos adquiridos no mesmo, assim como todas as dificuldades. Após a apresentação das atividades, é feita uma análise critica do trabalho desenvolvido.
- O Impacto dos Serviços Educativos no Contexto Museológico: Estudo de Caso do CIMI - Centro Interpretativo da Máscara IbéricaPublication . da Silva Cardoso, Tatiana; Fachada Lopes Fernandes, Didiana MargaridaNa presente dissertação procurou-se analisar a importância dos serviços educativos nos espaços museológicos e apresentar uma proposta de implementação de um serviço educativo no CIMI - Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. Nos últimos anos, os museus têm ampliado o seu foco além dos objetos, direcionando atenção ao visitante e à sociedade. Essa mudança de paradigma destacou a importância da função educativa dos museus, contribuindo para o desenvolvimento social. Este estudo não apenas investigou o papel dos serviços educativos nos museus em geral, mas também analisou o caso específico do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. Por meio de um trabalho empírico, questionários foram distribuídos aos docentes que acompanharam os seus alunos ao Centro, enquanto, do ponto de vista teórico, foram explorados conceitos relacionados à museologia, serviços educativos e educação patrimonial. A análise permitiu aferir que as visitas educativas ao CIMI são reconhecidas como uma oportunidade valiosa para o enriquecimento cultural e pessoal dos alunos, apesar de enfrentarem desafios logísticos e de recursos que devem ser superados. A adaptação das atividades e a melhoria na organização são cruciais para otimizar a experiência educativa, assegurando que todos os alunos possam aproveitar plenamente essas visitas. Essa abordagem permitiu a recolha de dados essenciais para entender a relevância dos serviços educativos para os visitantes e identificar áreas de melhoria que possam aprimorar o serviço educativo no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. A ideia de criar um serviço educativo no CIMI visa transformar o local num centro ativo de aprendizagem. Mediante um Plano Educativo, aspira oferecer enriquecimento cultural, complementar o ensino escolar e desenvolver habilidades pessoais e sociais para todas as idades. Contudo, enfrenta desafios como falta de apoio financeiro, recursos pedagógicos limitados e problemas de logística e transporte. Para superar essas barreiras, sugere-se melhorar a organização, formar parcerias com instituições culturais e educacionais, e criar programas inclusivos. Implementar essas estratégias é fundamental para garantir uma experiência educativa rica e contínua, promovendo a conservação do património cultural e a inclusão de todos os públicos.