ESSV - UEMC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSV - UEMC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Mota, Mauro"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Cardiotoxicidade associada ao tratamento antineoplásico na pessoa com cancro da mamaPublication . Morais, Joana Margarida Quintas; Mota, MauroEnquadramento: a Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica prevê uma prática profissional avançada dirigida à pessoa em situação crítica, que se alicerça em métodos e em técnicas de investigação que apoiem uma prática especializada em consonância com a evidência científica mais atual. O Enfermeiro Especialista deve cuidar da pessoa em situação crítica e respetiva família a vivenciar processos complexos, otimizando o ambiente e os processos terapêuticos e maximizando a intervenção na prevenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos perante a pessoa a vivenciar processos médicos (Regulamento nº 429/2018 de 16 de julho, 2018). Objetivos: descrever o percurso desenvolvido para a obtenção de conhecimentos e competências específicas da Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e desenvolvimento de investigação científica. Metodologia: foi elaborado um relatório final com uma componente clínica, de forma expositiva e reflexiva, e uma componente de investigação, através da realização de um estudo de caso e de um estudo observacional, retrospetivo e descritivo-correlacional, com o objetivo de avaliar o impacto do tratamento antineoplásico na função cardíaca no doente com cancro da mama. Conclusão: o estágio permitiu mobilizar conhecimentos, adquirir e desenvolver competências específicas por forma a prestar cuidados de saúde de qualidade, baseados na evidência científica, intervir de forma holística, em tempo útil, priorizando intervenções de acordo com os processos complexos associados à doença aguda e/ou crónica, e potenciar o desenvolvimento de investigação na prática através da elaboração da componente de investigação. Palavras-chave: Enfermagem; Pessoa em Situação Crítica; Cardiotoxicidade; Tratamento Antineoplásico; Cancro da Mama.
- Eficácia da desnervação renal no tratamento da hipertensão arterial refratáriaPublication . Alves, Joana Isabel da Mota; Mota, MauroIntrodução: O aumento da atividade do sistema nervoso simpático é crucial na fisiopatologia da hipertensão arterial (HTA). Recentemente foi introduzida uma técnica percutânea, denominada de desnervação renal (DRN), assumindo-se como uma opção terapêutica para o tratamento da HTA refratária, todavia a sua utilização ainda não é consensual. Objetivo: Avaliar a eficácia da DRN em doentes com HTA refratária. Métodos: Estudo, observacional, quantitativo e retrospetivo.. A população em estudo foram todos os doentes submetidos a DRN numa Unidade Local de Saúde da região Norte de Portugal. Os dados foram recolhidos pela consulta do processo clínico dos doentes e contacto telefónico, a posteriori. Resultados: Amostra de 24 doentes (53,17±8,22 anos de idade), predominantemente masculina (62,5%), com um índice de massa corporal (IMC) de 27,79 ± 3,41 kg/m², 50% com excesso de peso; 45,8% apresentava dislipidémia e 95,8% teve alta clínica no mesmo dia da intervenção. Após a DRN, houve uma redução significativa na pressão arterial sistólica, diastólica e na pressão arterial média (PAM) (p<0,001). A pressão sistólica apresentou uma clara redução, enquanto a pressão diastólica também teve uma redução significativa. A PAM seguiu a mesma tendência de redução. Os ajustes na medicação anti-hipertensora tiveram um impacto significativo na pressão diastólica, que demonstrou ser mais sensível às alterações terapêuticas. Conclusão: O estudo confirmou a eficácia da DRN na redução da pressão arterial, sobretudo na pressão sistólica e diastólica, embora a mudança na PAM tenha sido menos pronunciada. Destaca a importância do ajuste adequado da terapêutica anti-hipertensora, especialmente na pressão diastólica, reforçando-se a necessidade de abordagens terapêuticas mais personalizadas para doentes com HTA refratária. Palavras-chave: Hipertensão arterial; Sistema nervoso simpático; HTA refratária; Desnervação Renal (DRN)
- Enfarte agudo do miocárdio com elevação do segmento ST : Evolução das características clínicasPublication . Costa, Ana Carina Braz; Ribeiro, Olivério de Paiva; Mota, Mauro Alexandre Lopes; Mota, MauroIntrodução: O relatório, na primeira parte, descreve o percurso do estágio de natureza profissional enquanto estudante do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica (CMEMC-EPSC) da Escola Superior de Saúde de Viseu; na segunda parte uma investigação com foco na identificação das artérias coronárias mais frequentemente lesadas em indivíduos com EAMcST e os valores de FEVE entre 2014-2024. Objetivo: Demonstrar as competências especializadas adquiridas; identificar as artérias coronárias mais frequentemente lesadas em indivíduos com EAMcST e os valores de FEVE ao longo dos últimos dez anos. Métodos: Expor as competências adquiridas nos estágios, com recurso à metodologia descritiva e crítico-reflexiva. Ao nível da investigação, estudo, observacional, quantitativo e retrospetivo. A população em estudo foram todos os doentes com EAMcST atendidos numa Unidade Local de Saúde da região Norte de Portugal, no período compreendido entre 1 de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2024. Os dados foram recolhidos pela consulta do processo clínico dos doentes. Resultados: Amostra de 1420 doentes (65,45±13,07 anos de idade), predominantemente masculina (74,3%). Os valores mais elevados de oclusão para cada tipo de artéria ao longo dos anos mostram que a artéria coronária direita teve o maior valor em 2014 (47,8%) e a artéria descendente anterior em 2015 (50,8%). Na globalidade, as variações mais significativas ocorreram nas artérias coronária direita e descendente anterior, com picos iniciais em 2014-2015, enquanto as artérias oblíqua marginal e póstero-lateral apresentaram picos mais recentes em 2020 e 2024, respetivamente (p=0,000). Em relação à FEVE na alta, os valores mais “graves” ocorreram em 2015 (5,1%) e 2019 (6,3%); a “moderada” foi mais comum em 2018 (24,1%) e 2024 (23,3%); a “ligeira” em 2020 (39,8%) e 2017 (39,7%) e a “normal” com percentuais mais elevados em todos os 10 anos, destacando-se 50,0% em 2022 e 45,8% em 2015. Conclusão: Os estágios foram cruciais para a aquisição de competências especializadas em EMC-EPSC. O estudo empírico confirmou a artéria descendente anterior como a mais frequentemente obstruída, seguida da coronária direita. Na admissão, os valores de FEVE grave e moderada reduziram em casos na alta, com mais indivíduos com FEVE ligeira e a normal/conservadora na alta. Palavras-chave: Enfarte Agudo do Miocárdio; elevação do segmento-ST; Artérias ocluídas; Fração de Ejeção Ventricular Esquerda; Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Enfarte agudo do miocárdio com elevação do segmento ST : Evolução dos fatores de riscoPublication . Alves, Célia Manuela Pires; Costa, Fernando José Gama da; Mota, Mauro Alexandre Lopes; Mota, MauroIntrodução: O desenvolvimento de competências para o exercício da enfermagem especializada na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica requer a aquisição de competências e o aferimento progressivo dos conhecimentos, permitindo a sua aplicação na prática baseada na evidência. Objetivo: Apresentar as atividades realizadas e as competências adquiridas durante os estágios; analisar a evolução epidemiológica dos fatores de risco em doentes com EAM com elevação do segmento-ST (EAMcST) entre 2014 e 2024. Métodos: Estudo, observacional, quantitativo e retrospetivo. A população em estudo foram todos os doentes com EAMcST atendidos numa Unidade Local de Saúde da região Norte de Portugal, no período compreendido entre 1 de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2024. Os dados foram recolhidos pela consulta do processo clínico dos doentes. Resultados: Amostra de 1420 doentes (65,45±13,07 anos de idade), predominantemente masculina (74,3%), com dislipidémia (63,4%), HTA (57,4%), hábitos tabágicos (44,9%), diabetes mellitus (26,6%) e obesidade (18,5%), estes fatores de risco e a história familiar de EAM apresentaram associações significativas com a idade e com o sexo (p<0,05), aumentado com a idade e mais prevalecentes nos homens. Conclusão: Ao longo desta experiência prática, aprofundei os meus conhecimentos técnicos, melhorei a capacidade de tomar decisões rápidas e eficazes e aprimorei habilidades na relação terapêutica com o doente/família. O estudo confirmou que a dislipidémia e a HTA foram os fatores de risco mais prevalentes no período estudado, com aumento contínuo ao longo do tempo. Embora o tabagismo e a diabetes mellitus também evidenciem uma tendência crescente, essa evolução foi menos acentuada. Palavras-chave: Enfarte Agudo do Miocárdio elevação do segmento-ST; Fatores de risco; Enfermagem Médico-cirúrgica.
- Intervenções de enfermagem implementadas no serviço de urgência à pessoa vítima de acidente vascular cerebral agudo : scoping reviewPublication . Ferreira, Ana Catarina da Silva; Ribeiro, Olivério Paiva; Mota, MauroO Enfermeiro especializado na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica detém competências de responsabilidade profissional, ético-legais, relacionais, comunicacionais, técnicas e científicas, no âmbito da melhoria contínua da qualidade, gestão, formação e de investigação. É dada ênfase ao papel do Enfermeiro na prática de cuidados especializados à Pessoa em Situação Crítica, com respeito pelas questões ético-legais, pelos direitos humanos e as responsabilidades profissionais; na gestão e promoção de cuidados de excelência baseados na melhoria contínua da qualidade e segurança do doente; na fundamentação dos processos de tomada de decisão e juízo crítico baseado nas mais recentes evidências científicas, perante situações de elevada criticidade, vulnerabilidade, exceção e catástrofe. No seio da equipa multidisciplinar assume uma atitude responsável, assertiva, pró-ativa, inovadora e impulsionadora de boas práticas, formação em serviço e implementação de projetos de melhoria contínua. É um “agente de mudança”, dinamiza a incorporação de novos conhecimentos e de práticas de cuidados, contribuindo para a autonomia, reconhecimento e evolução da profissão de Enfermagem. Como atividades desenvolvidas neste âmbito destaca-se a implementação de um Projeto de Melhoria Contínua, procedimentos de enfermagem, formação em serviço e a elaboração de pósteres baseados nas diretrizes atuais. O estudo de investigação “Intervenções de Enfermagem implementadas no Serviço de Urgência à Pessoa vítima de Acidente Vascular Cerebral agudo: Scoping Review” tem como objetivo identificar e mapear intervenções de enfermagem implementadas no Serviço de Urgência à pessoa vítima de AVC agudo. Métodos: Uma Revisão Scoping que seguiu a metodologia do Joanna Briggs Institute e os critérios de elegibilidade com base na População, Conceito e Contexto de revisão pretendido. Resultados: Incluiu-se doze artigos publicados entre 2011 e 2021, dos quais estudos quantitativos, qualitativos, revisões da literatura e declarações científicas baseadas em diretrizes. Identificou-se e mapeou-se intervenções de enfermagem efetivas implementadas à pessoa vítima de AVC agudo no Serviço de Urgência. O acolhimento, triagem, ativação da equipa de resposta rápida de AVC, avaliação inicial, estabilização, monitorização, administração do tratamento intravenoso, acompanhamento e transferência, colaboração no sistema de atendimento à distância e implementação de intervenções no 10 domínio da qualidade são evidenciados nos estudos. Discussão: A equipa de enfermagem desempenha um papel de destaque no cuidado à pessoa vítima de AVC agudo em contexto de Serviço de Urgência, garantindo a assistência recomendada e em tempo útil. Conclusão: A constante e dirigida atualização da formação, implementação de protocolos e de estudos de investigação será uma mais-valia para uma melhor prática de enfermagem neste contexto. Palavras-chave: Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Acidente Vascular Cerebral; Serviço Hospitalar de Emergência.
