ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Author "Almeida, Wilson Emanuel Jerónimo"
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- Reutilização de Materiais em Educação Visuale Educação Tecnológica Como Forma Democrática deAcesso a RecursosPublication . Almeida, Wilson Emanuel Jerónimo; Figueiredo, SofiaO presente relatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Viseu, surge no âmbito de mestrado e na consequente obtenção do grau de mestre no Ensino de Educação Visual e Tecnológica no ensino básico. O presente relatório encontra-se organizado em duas partes, onde a primeira é alusiva a todo o percurso do mestrando ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (I, II e III), em contexto sala de aula, no 2º ciclo de ensino com turmas do 5º e 6º ano, onde são abordadas e devidamente refletidas as dificuldades sentidas e observadas na sala de aula ao longo dos três semestres em que a Prática de Ensino Supervisionada assentou. A segunda parte debruça-se sobre a investigação levantada pelo mestrando que pretendeu abordar a Reutilização de materiais em Educação Visual e Educação Tecnológica como forma democrática de acesso a recursos. A problemática partiu inicialmente da experiência e da vivência do mestrando durante o seu percurso escolar, assim como da observação realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada I (PES I). A metodologia aplicada foi o estudo descritivo de carácter misto, com recurso ao inquérito por questionário, tendo como inquiridos os professores de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2º ciclo, e também alguns Encarregados de Educação. De forma a averiguar a problemática levantada, foram estudados artistas que praticam a reutilização de materiais, assim como empresas nacionais e internacionais que dão importância à preservação do meio ambiente. Também foi tido em consideração a forma como os países desenvolvidos incentivam a população a reciclar, e as diferenças do que é praticado em Portugal. Sendo a problemática em estudo direcionada para o ensino, foi realizada uma contextualização sobre a democratização no ensino e de que forma a prática da reutilização de materiais pode colaborar com tudo o que é defendido na escola democrática. Os resultados e discussões apresentados visam dar resposta aos objetivos inicialmente levantados, sendo que, segundo o ponto de visto dos inquiridos, a reutilização de materiais nas aulas e consequente recolha em casa, para além da atenuação nos gastos escolares, apresenta-se como uma mais valia no que diz respeito à descoberta e ao tratamento dos vários tipos de materiais por parte dos alunos. Boa prática da reutilização permite ainda a partilha e a cooperação entre os alunos.