ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Author "Almeida, Cláudia Alexandra Pedro de"
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- As Crianças e a Igualdade de GéneroPublication . Almeida, Cláudia Alexandra Pedro de; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes fundamentais, sendo que a primeira diz respeito a uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto, nomeadamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, mencionadas por ordem temporal dos estágios, e a segunda corresponde ao trabalho de investigação que deu título ao Relatório: “As Crianças e a Igualdade de Género”. A igualdade de género assenta no reconhecimento, na aceitação e na valorização das diferenças entre mulheres e homens, assim como dos diferentes papéis que estes têm na sociedade, tanto no que diz respeito à vida pública como à vida privada, sendo que o termo género é usado para descrever as interpretações e significações atribuídas às pessoas com base na sua categoria sexual de pertença, tratando-se da construção de categorias sociais resultantes das diferenças biológicas. De notar que a igualdade de género é um dos conteúdos recomendados ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória em Portugal, no âmbito da Educação para a Cidadania. Assim sendo, este consiste num estudo de cariz qualitativo, assente na temática da Educação para os Valores, no âmbito da Educação para a Cidadania, o qual objetiva compreender a perceção das/dos crianças/alunos da EPE e do 1.º CEB relativamente à igualdade de género. Os objetivos principais almejam compreender as conceções das/dos crianças/alunos da EPE e do 1.º CEB relativas ao género e as conceções de género dos seus pais/encarregados de educação. De um modo mais específico, pretende-se relacionar as conceções de género das/dos crianças/alunos com as conceções dos seus pais/encarregados de educação, procurando perceber de que modo a família influencia a perceção das crianças. Para tal, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a dez crianças de uma sala de um jardim de infância, dez alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade, assim como aos respetivos pais/encarregados de educação de ambos os grupos, perfazendo o total de quarenta entrevistas. A informação obtida através da recolha de dados, em grande parte, revela a presença de alguns estereótipos de género, alguns já identificados em estudos de diversos autores apresentados no capítulo da revisão da literatura, confirmando que as conceções de género das crianças, tanto em idade pré-escolar como no 1.º CEB, sofrem influência não só da família, mas também da sociedade, sendo que esta última condiciona até as escolhas e a postura dos próprios pais, que pretendem proteger os filhos dos preconceitos que ainda persistem na sociedade de hoje. Assim sendo, percebe-se que, embora se tenha assistido a uma evolução, ao longo do tempo, no que respeita à igualdade de género, ainda há um enorme e difícil caminho a percorrer, o qual deve começar pela eliminação dos estereótipos de género, pois são precisamente as ideias estereotipadas que moldam o pensamento dos indivíduos, desde a mais tenra idade.