ESEV - DCEN - Artigo em ata de evento científico internacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCEN - Artigo em ata de evento científico internacional by Author "Carvalho, Marta"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Humor gráfico, criatividade e ensino da MatemáticaPublication . Menezes, Luís; Balula, João Paulo; Matos, Isabel; Simões, Dabiel; Carvalho, MartaEste artigo apresenta uma investigação sobre a própria prática desenvolvida por dois futuros professores, no contexto da sua formação inicial. No estudo, procura-se compreender as potencialidades da utilização de tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico (tiras de Banda Desenhada) para o ensino e a aprendizagem da Matemática no 5.º ano de escolaridade. Em particular, visa-se compreender: (i) a adesão dos alunos às tarefas e ao humor gráfico; (ii) as dificuldades encontradas pelos alunos na sua interpretação e resolução; e (iii) as funções do humor na aprendizagem da Matemática. A análise dos dados recolhidos através de observação direta, apoiada por gravações áudio e vídeo, e técnica documental revela boas potencialidades destas tarefas para a aprendizagem da Matemática, tendo os alunos aderido bem às propostas apresentadas, levando-os a terem emoções positivas, a pensar e a comunicar. Em paralelo, os alunos mostram algumas dificuldades na interpretação do humor, talvez porque este tipo de propostas não era habitual para eles.
- Humor no ensino da Matemática: Ao ataque!Publication . Menezes, Luís; Simões, Daniel; Carvalho, MartaA investigação tem procurado encontrar métodos de ensino eficazes que permitam a aprendizagem produtiva da Matemática, sabendo que esta disciplina suscita em muitos alunos reações adversas. Este problema didático tem originado respostas que passam pela valorização da resolução e discussão de problemas significativos para os alunos. Este ensino, designado de exploratório, depende de tarefas matemáticas ricas, com potencial para desenvolver o raciocínio e a comunicação matemáticos. As tarefas matemáticas baseadas em contextos humorísticos, como a banda desenhada, podem cumprir estas exigências, ou seja: (i) o humor pode favorecer a aprendizagem pois motiva os alunos, cria bom ambiente e contraria relações negativas com a disciplina; (ii) a discussão de tarefas matemáticas baseadas em situações humorísticas contribui para o desenvolvimento matemático dos alunos. Nesta comunicação, apresentamos dados da aplicação de uma racionais (5.º ano). Os resultados, que têm por base a análise de conteúdo das respostas escritas e diálogos dos alunos ao discutirem a tarefa, revelam que: os alunos aderem bem à tarefa e reconhecem o humor existente nela; a compreensão do humor exige competência matemática dos alunos; a tarefa tem condições para desenvolver o conhecimento matemático dos alunos.