ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Albuquerque, Renata Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : consciência fonológica em crianças da educação pré-escolarPublication . Albuquerque, Renata Silva; Matos, Isabel Aires de, orient.Resumo O presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada I e Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta experiência permitiu verificar que algumas crianças apresentavam dificuldades no desenvolvimento da linguagem, particularmente na fonologia. Partiu-se para a formulação de um problema que pretende colmatar lacunas ao nível do desenvolvimento da linguagem oral: “Que estratégias se poderão implementar para desenvolver a consciência fonológica?”. O objetivo principal deste estudo é perceber como se pode desenvolver a consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar, de modo a facilitar a entrada no 1.º CEB, nomeadamente no que respeita à iniciação à leitura e à escrita. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa com a metodologia de observação participante; os dados foram recolhidos no jardim de infância onde o investigador assumiu o papel principal de recolha dos dados. Os instrumentos utilizados durante a recolha de dados foram a observação participante e tarefas de consciência fonológica propostas às crianças. Os dados obtidos durante esta investigação permitiram concluir que é importante treinar e estimular a consciência fonológica na educação pré-escolar e que são várias as estratégias que o educador de infância pode utilizar.