ESEV - DCEN - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCEN - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Author "Canavarro, Ana Paula"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Casos multimédia sobre ensino exploratório da Matemática: do retrato de uma prática à formação de professoresPublication . Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula; Menezes, LuísA tecnologia digital tem sido utilizada, nas últimas décadas, não só no ensino da Matemática mas também em contextos de formação de professores. Esta tem um papel importante, particularmente, ao retratar práticas de sala de aula inovadoras e exigentes como o ensino exploratório, permitindo uma compreensão alargada do que representa e do potencial de tal prática, assim como da complexidade de que esta se reveste. Neste artigo, ancorado no projeto P3M (Oliveira, Canavarro, & Menezes, 2014), damos a conhecer casos multimédia sobre ensino exploratório, em aulas de Matemática, que retiram partido das tecnologias digitais e discutimos as suas potencialidades para a formação de professores.
- Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo param a elaboração de um quadro de referênciaPublication . Oliveira, Hélia; Menezes, Luís; Canavarro, Ana PaulaEste estudo tem como objetivo compreender a prática de ensino exploratório da Matemática, procurando estabelecer um quadro de referência que identifi que e relacione as intenções e ações do professor nas suas práticas letivas deste tipo de ensino exploratório. Para tal, baseamo-nos na literatura do domínio e na análise de práticas de professores de diferentes níveis de ensino, focando-nos neste artigo na análise da prática de ensino de uma professora experiente numa aula do 3.º ciclo. A recolha de dados foi realizada através da observação de aulas, com registo vídeo, análise documental e entrevistas à professora, antes e após a aula. Na prática da professora identifi ca-se um vasto repertório de ações e intenções que se enquadram na perspetiva de ensino exploratório que temos vindo a caracterizar, mas sobressaem também diversas singularidades que devem ser entendidas no contexto em que essa prática ocorre. Verifi ca-se uma forte intencionalidade da professora em apoiar os alunos no estabelecimento de conexões com aprendizagens anteriores e reforçar processos matemáticos transversais, o que baliza as suas ações, em cada fase da aula. A partir deste estudo discutem-se as potencialidades que um quadro sobre o ensino exploratório apresenta para a investigação sobre este tipo de prática e a formação de professores de matemática.
- A FRAMEWORK FOR MATHEMATICS INQUIRY-BASED CLASSROOM PRACTICE: THE CASE OF CÉLIA.Publication . Canavarro, Ana Paula; Oliveira, Hélia; Menezes, LuísThis paper has been developed in the context of the research project P3M Professional Practices of Mathematics Teachers. One of its main aims is to propose a framework for mathematics inquiry-based classroom practice, combining theoretical perspectives and the analysis of the teaching practice of experienced teachers that regularly conduct inquiry-based teaching of mathematics – in this paper, we focus on Célia case, a primary teacher teaching a 4th grade class. The framework adopts a four phases model for the lesson structure: 1) Introduction of the task; 2) Development of the task; 3) Discussion of the task; and 4) Systematization of the mathematical learning. For each phase, we describe the actions that the teacher intentionally performs with two main interrelated purposes: to promote the mathematical learning of the students and to manage the students and the class as a whole.
- Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de CéliaPublication . Canavarro, Ana Paula; Oliveira, Hélia; Menezes, LuísEste estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação P3M, Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus principais objetivos é a proposta de um quadro de referência para a prática de ensino exploratório da Matemática, combinando perspetivas teóricas e a análise da prática de professores experientes que regularmente conduzem aulas de natureza exploratória – neste artigo centramos-nos no caso de Célia, uma professora de 1.º ciclo a lecionar uma turma de 4.º ano. O quadro adota um modelo de quatro fases para a estrutura aula: 1) Introdução da tarefa; 2) Desenvolvimento da tarefa; 3) Discussão da tarefa, e 4) Sistematização das aprendizagens matemáticas. Para cada fase, procuramos descrever as ações que a professora desenvolve com dois principais objetivos: promover a aprendizagem matemática dos alunos e gerir os alunos e a turma. As ações da professora adquirem significado quando entendidas à luz destes dois objetivos, interrelacionados, observando-se que a maioria das ações que executa com o propósito de gestão tem uma enorme importância para conseguir concretizar um ensino exploratório eficaz, na qual os alunos aprendam o que pretende. Sublinha-se também a variedade de papéis que a professora desempenha, destacando a importância da sua condução na fase de sistematização das aprendizagens. O quadro evidencia o carácter multidimensional e relacional do ensino, reconhecidamente complexo no ensino exploratório, sendo as ações da professora, ainda que previstas e planeadas, decorrentes da interpretação que faz do que observa nos alunos no decurso da aula.
- Recursos didáticos numa aula de ensino exploratório: da prática à representação de uma práticaPublication . Oliveira, Hélia; Menezes, Luís; Canavarro, Ana PaulaEsta comunicação pretende analisar as intenções e ações de uma professora no que diz respeito ao uso de recursos didáticos numa aula de matemática de ensino exploratório de uma turma do 4.º ano, centrada no desenvolvimento do pensamento algébrico. Este estudo decorreu no contexto do planeamento e concretização de um caso multimédia que ilustra práticas de ensino exploratório a ser usado na formação de professores, no âmbito de um projeto de investigação. Integra-se numa investigação mais ampla de Design Research, em que a investigação sobre a prática dos professores dá origem à construção de materiais multimédia para a formação, sendo depois testados em vários contextos formativos. Para a presente comunicação, a recolha de dados foi realizada com uma professora com experiência de ensino exploratório, a partir da realização de uma tarefa matemática, recorrendo-se à gravação vídeo da aula, a duas entrevistas à professora, antes e após a aula, ao plano de aula e às resoluções escritas dos alunos. Os resultados evidenciam que os recursos didáticos merecem uma atenção particular da professora, desde a fase de planificação da aula, e têm uma forte presença no momento de introdução da tarefa à turma, acompanhando a sua intenção de garantir a adesão dos alunos à tarefa e a sua apropriação. O caso multimédia construído retrata a prática da professora, em diversas dimensões, tendo características que poderão ajudar outros professores a reconhecer as potencialidades da utilização de recursos num ensino exploratório e a dar pistas sobre quando e como estes poderão ser utilizados.
- TEACHER PRACTICE IN AN INQUIRY-BASED MATHEMATICS CLASSROOMPublication . Menezes, Luís; Canavarro, Ana Paula; Oliveira, HéliaThis paper presents a framework for an inquiry-based approach to mathematics teaching. It was developed by combining theoretical perspectives and case studies of experienced teacher that usually conduct inquiry based teaching of mathematics. This framework describes the actions teachers intentionally perform with two identified purposes: to promote the mathematical learning of the students and to manage the students and the class as a whole.
- THE USE OF CLASSROOM VIDEOS AS A CONTEXT FOR RESEARCH ON TEACHERS’ PRACTICE AND TEACHER EDUCATIONPublication . Oliveira, Hélia; Menezes, Luís; Canavarro, Ana PaulaThe present communication comes from a project where we are developing multimedia cases for teacher education that integrate video and other resources from classrooms where an inquiry-based approach to teaching is taking place, combing a perspective of research on classroom practice and teacher education development. This paper concerns one grade 4 lesson taught by an experienced teacher, and intends to analyze how the teacher’s reflection about a particular phase of the lesson is used in the