ESEV - DCEN - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCEN - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 87
Results Per Page
Sort Options
- A importância da pergunta do professorPublication . Menezes, LuísA pergunta do professor tem desempenhado, desde a antiguidade, um papel importante no ensino das mais diversas matérias. Assim, não estranha o interesse pelo estudo da pergunta no contexto das práticas dos professores, neste caso, de Matemática. De uma forma mais desenvolvida, podem ser aduzidas duas razões para focar a atenção no questionamento do professor: (i) a pergunta é um acto de fala largamente utilizado pelo professor; (ii) a pergunta, pelas suas potencialidades, pode aumentar e melhorar a participação dos alunos nas aulas.
- A comunicação na aula de MatemáticaPublication . Menezes, LuísEste texto pretende constituir uma reflexão sobre o tema comunicação no ensino e na aprendizagem da matemática, consubstanciada no levantamento de algumas questões e, sempre que possível, na apresentação de algumas pistas.
- Alunos sobredotados vistos pelos professoresPublication . Veiga, F.; Moura, H.; Menezes, Luís; Ribeiro, A.; Abreu, R.O objetivo geral do presente estudo foi analisar as percepções dos professores acerca dos alunos sobredotados.
- O discurso do professor de MatemáticaPublication . Menezes, LuísNeste artigo procura-se abordar uma componente central das práticas do professor de Matemática na sala de aula. O estudo do discurso da aula de Matemática constitui uma preocupação recente dos educadores matemáticos portugueses. O próprio termo discurso causa ainda alguma estranheza na comunidade de educadores matemáticos. A testemunhar este facto estão os problemas de tradução que o termo discourse levantou aos autores da versão portuguesa do documento Professional Standards for Teaching Mathematics, do NCTM (1991).
- Conceptions de professeurs et interactions des élèves dans la classe de MathématiquePublication . Menezes, LuísCet article présente les conceptions de professeurs sur les interactions des élèves dans la classe de Mathématique.
- Formação de Professores do 1º. C.E.B.Publication . Menezes, LuísA necessidade de formação contínua resulta de os conhecimentos e competências adquiridos pelos professores antes e durante a formação inicial se tornarem insuficientes para o exercício das suas funções ao longo de toda a sua carreira. Este problema coloca-se com cada vez mais acuidade neste final de século e atravessa as mais diversas profissões. Os professores, na sua generalidade, e os do primeiro ciclo do ensino básico, em particular, testemunham a evolução inebriante da sociedade do fim do segundo milénio. Esta sociedade coloca-nos questões cada vez mais complexas que solicitam respostas convenientemente fundamentadas. Como preparar os professores para este embate?
- O Hipertexto, texto Electrónico: As Identidades Discursivas na Globalidade das CulturasPublication . Mendes, LuísO texto electrónico, na forma de hipertexto, é um mosaico de todos os discursos possíveis. O seu suporte electrónico e digital permite a maior diversidade de leituras, quer ao nível dos materiais (texto, imagens, som, vídeo; construções diacrónicas e sincrónicas), quer nas interpretações. A globalidade das culturas (identificações étnicas, de grupo, nacionais, de género - gender -, individuais, etc.) encontra aqui a porta para a construção pessoal do discurso de identidade individual. É também de um discurso democrático que se trata.
- Concepções e Práticas Discursivas do Professor de Matemática: Um Estudo de CasoPublication . Menezes, LuísEste texto, que se enquadra nas comemorações do 2000 - Ano Mundial da Matemática, tem por desiderato relatar o trabalho de investigação, conduzido com o objectivo de estudar, de uma forma inter-relacionada, as concepções dos professores de Matemática, relativas ao ensino e à aprendizagem, e as suas práticas discursivas na sala de aula
- Dificuldades Reveladas por Alunos em Contextos de Aplicação ou Modelação MatemáticaPublication . Tavares, FernandaCom o estudo realizado procurámos identificar, descrever e analisar as dificuldades manifestadas pelos alunos em contexto de resolução de problemas ligados à realidade, procurando perceber a forma como alunos recém-chegados ao ensino superior utilizam os seus conhecimentos matemáticos para resolver situações ligadas à realidade, tendo disponíveis algumas ferramentas computacionais.
- Programa FOCO - A Opinião dos Professores é Importante ... Resultado de um Inquérito Feito aos Professores da Zona de Influência da Escola Superior de Educação de ViseuPublication . Ribeiro, AntónioA institucionalização da formação contínua de professores consignada na Lei de Bases do Sistema Educativo Português em 1986 e institucionalizada em 1992, começa a ser entendida pelos seus principais intervenientes, os professores, como mais uma medida tendente a melhorar as condições em que decorre todo o processo ensino/aprendizagem. Confrontados com uma carreira onde a progressão não dependia apenas do tempo de serviço mas, em grande medida, da obtenção de unidades de crédito, chegou-se a suspeitar que a obrigatoriedade de frequentar acções de formação iria constituir apenas e só, mais um processo para obstaculizar tal progressão.