ESEV - DCEN - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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- Alunos sobredotados vistos pelos professoresPublication . Veiga, F.; Moura, H.; Menezes, Luís; Ribeiro, A.; Abreu, R.O objetivo geral do presente estudo foi analisar as percepções dos professores acerca dos alunos sobredotados.
- Cálculo Actuarial em Portugal no século XIX – usos e desusosPublication . martins, ana patríciaUm dos pilares da Ciência Actuarial é a Teoria das Probabilidades e o contributo de Edmund Halley, em 1693, no uso da tábua de mortalidade de Breslau para calcular anuidades vida é considerado um marco, por aplicar o conceito de probabilidade a questões envolvendo a vida humana. Ainda na 1.ª metade do século XVIII estavam estabelecidos os princípios da Ciência Actuarial que fundamentavam fundos de pensões ou companhias de seguros no ramo Vida. Em Portugal, as primeiras seguradoras Vida são criadas em 1835 e 1845 – a Fidelidade e a Providência – e os primeiros fundos de pensões surgem nos montepios de sobrevivência, de que foi pioneiro o Montepio Geral, em 1840. Durante todo o século XIX as bases sobre que se estabeleceram essas instituições não eram as correctas e a maior parte acabou por se extinguir. Nesta comunicação destacamos alguns contributos no uso dos correctos princípios do Cálculo Actuarial, desde finais do século XVIII, com José Maria Dantas Pereira, até finais do século XIX, com Luís Feliciano Marrecas Ferreira. Entre os dois, Claúdio Adriano da Costa e Daniel Augusto da Silva. À excepção dos contributos do matemático Daniel da Silva, as referências feitas constituem pontos de investigação em aberto na muito pouco (ou nada) estudada História do Cálculo Actuarial em Portugal.
- Cálculo actuarial em Portugal: contributos de Daniel Augusto da SilvaPublication . martins, ana patríciaA produção científica de Daniel Augusto da Silva (1814-1878) abarcou áreas bem diversificadas, revelando a variedade de aptidões do matemático. Destacou-se em assuntos de Mecânica e de Teoria dos Números, estudou questões de Física e Demografia mas é sobre a sua contribuição na área do Cálculo actuarial que nos pronunciamos nesta comunicação. O seu interesse pelo estudo de assuntos de pensões relaciona-se com a entrada, na década de 1860, no Montepio Geral, a mais próspera instituição do género existente em Portugal. Preocupa-se com a análise da estabilidade financeira dessa associação, produzindo alguns estudos a esse respeito e outros mais abrangentes, relacionados com o movimento da população portuguesa ou ainda a amortização genérica em montepios de sobrevivência portugueses. Na abordagem à temática, estes são os primeiros trabalhos compostos no país e surgem numa época em que se adoptam medidas governamentais no sentido da organização das associações de socorros mútuos, segundo as orientações dos congressos internacionais de estatística. A par da crescente preocupação pelo assegurar da viabilidade dessas sociedades não se verificou, no entanto, um aumento na investigação sobre assuntos actuariais. Na década de 1910 reconhece-se não existir uma organização eficaz das bases científicas que sustentassem os planos financeiros das associações de socorros mútuos. Referimo-nos nesta comunicação aos contributos de Daniel da Silva na introdução do Cálculo actuarial em Portugal, avaliamos a sua pertinência ao nível do desenvolvimento dessa área no panorama nacional e internacional, destacando ainda a recepção e impacto dos seus trabalhos.
- Casos multimédia sobre ensino exploratório da Matemática: do retrato de uma prática à formação de professoresPublication . Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula; Menezes, LuísA tecnologia digital tem sido utilizada, nas últimas décadas, não só no ensino da Matemática mas também em contextos de formação de professores. Esta tem um papel importante, particularmente, ao retratar práticas de sala de aula inovadoras e exigentes como o ensino exploratório, permitindo uma compreensão alargada do que representa e do potencial de tal prática, assim como da complexidade de que esta se reveste. Neste artigo, ancorado no projeto P3M (Oliveira, Canavarro, & Menezes, 2014), damos a conhecer casos multimédia sobre ensino exploratório, em aulas de Matemática, que retiram partido das tecnologias digitais e discutimos as suas potencialidades para a formação de professores.
- Classe de mathématiques, réalité et communicationPublication . Menezes, Luís; Delplancq, Véronique; Castanheira, GraçaThis study focuses on an inquiry-based teaching experience in mathematics, with 5th grade students in which we have established a strong connection with reality and intensified student’s ability to communicate, while promoting problem solving and mathematical reasoning. Mathematics lessons are organized into four phases: (i) Launching the task for students; (ii) Development of the task; (iii) Discussion of the task; and (iv) Systematization of mathematical learning. To prepare task discussion, the teacher implements a “gallery of tasks” through which students have their first contact with their colleague’s resolutions: they can ask questions and make comments in the presented sheets. This article presents the results of a lesson on percentages, in which students worked on the task entitled “Discount at Bit- @ - Byte”. The analysis of this task and the results of similar tasks of reality made throughout the school year shows that the inquiry-based teaching allows improvements in mathematics, namely learning concepts and capabilities such as reasoning, communication and problem solving.
- Comunicação matemática: na busca de um entendimento comumPublication . Guerreiro, António; Menezes, LuísA comunicação matemática tem emergido como um objetivo, um conteúdo e uma metodologia nas orientações curriculares nacionais e internacionais.
- A comunicação na aula de MatemáticaPublication . Menezes, LuísEste texto pretende constituir uma reflexão sobre o tema comunicação no ensino e na aprendizagem da matemática, consubstanciada no levantamento de algumas questões e, sempre que possível, na apresentação de algumas pistas.
- Comunicação na aula de Matemática e desenvolvimento profissional de professoresPublication . Menezes, LuísEstá em curso na Escola Superior de Educação, Área Científica de Matemática, o projecto de investigação Matemática 2000: O poder da comunicação, coordenado pelo autor deste artigo, com o apoio do Instituto de Inovação Educacional, através da medida 2 do Sistema de Incentivos à Qualidade da Educação (SIQE) - Desenvolvimento de projectos de investigação ou investigação-acção no domínio da Educação. O projecto, que envolvia originalmente cinco professores de Matemática de duas escolas do segundo Ciclo do Ensino Básico e que agora conta com outros dois de uma terceira escola, iniciou-se em Fevereiro deste ano e prevê-se que esteja concluído no início do próximo. Nesta altura, está-se a entrar na segunda fase – que integra a planificação, execução e reflexão de um conjunto de aulas de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como pano de fundo a promoção de capacidades comunicativas nos alunos – depois da primeira fase ter decorrido sob a forma de um Círculo de Estudos – no qual a tónica foi colocada na promoção do desenvolvimento profissional dos professores inseridos numa comunidade de aprendizagem.
- Comunicação na sala de aula: A perspetiva do ensino exploratório da matemáticaPublication . Guerreiro, António; Tomás Ferreira, Rosa; Menezes, Luís; Martinho, Maria HelenaThis paper aims at answering to the challenge of thinking about the communication that occurs in the mathematics classroom. We disagree with the simplistic view of communication as a tool for knowledge transfer (from teacher to students); instead, we assume communication as a process of interaction, in which mathematical knowledge is socially constructed. Such a vision of communication in the mathematics classroom resonates with the processes of production and communication of mathematical knowledge that take place in the scientific field and the human community’s daily acting (when using mathematical ideas). Thus, changes are needed in mathematics teaching, particularly regarding the teacher’s and the students’ roles. Inquiry-based mathematics teaching is appointed as a privileged way to, supported by a set of fundamental communicative actions, create productive learning environments, which involve students’ work in challenging mathematical tasks, solving them and discussing the approaches taken, and culminate in the institutionalization of mathematical knowledge.
- A comunicação nas práticas de jovens professores de MatemáticaPublication . Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia; Santos, Leonor; Varandas, José; Veia, Luciano; Viseu, FlorianoEste artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.