ESEV - DCL - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Author "Costa Lopes, Ana Maria"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Contemporary challenges in foreign language learning in higher education: rethinking the interactions between digital tools, cultural intelligence and cognitive load for a balanced active pedagogyPublication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Pereira, José Manuel de Almeida; Gillain, Romain; Fidalgo, Susana; IJARThe use of digital tools in foreign language learning in higher education raises many pedagogical challenges, particularly in terms of the skills to be developed, vital for society and the labour world, while simultane ously managing the cognitive load of students. Based on the results of experiments carried out with undergraduate Media Studies students at the Escola Superior de Educação de Viseu(Portugal), the paper questions the effects of applying active pedagogies using digital tools upon the acquisition of these competences, with particular focus on cultural intelligence, while keeping students' cognitive load balanced. Results show that pedagogical activation can favour the development of diverse competences and cognitive processes, but presents risks, namely overload in the case of poorly planned activities. The article aims to contribute to the design of balanced, rich and cognitively sustainable pedagogical devices, contributing to an active pedagogy with the integration of the digital tools.
- Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógicaPublication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, A. M.; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Relvas, SusanaIntrodução: A aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LE) no Ensino Superior (ES) não se limita à transmissão de saberes linguísticos. Deve preparar os aprendentes para o contacto intercultural e proporcionar experiências bem-sucedidas e inovadoras que favoreçam a motivação e a inserção profissional. Numerosas publicações sublinham a importância das LE nos processos de recrutamento, na criação de oportunidades de emprego com perspetivas de maior responsabilidade e remuneração e na progressão na carreira. Os recursos digitais, de acesso fácil e rápido, revolucionaram a educação e criaram novos desafios para o ensino, nomeadamente no ES. O contexto de aprendizagem torna-se mais dinâmico, permitindo uma aproximação à realidade do mundo do trabalho. A utilização da internet e a exploração de recursos on-line são práticas educativas bem instaladas hoje. No sentido de estimular a aprendizagem ativa, o confronto dos estudantes com as realidades linguísticas e profissionais pode ser realizado recorrendo às redes sociais e a um método de trabalho ao “menu”, implicando-os como atores que interagem na sala de aula e com o exterior, mobilizando competências transversais a Unidades Curriculares (UC) nucleares do curso. Métodos: As experiências de trabalho que nos propomos apresentar centram-se na UC de “LE aplicadas aos novos media e ao ciberespaço”, com o francês e o inglês como línguas-alvo trabalhadas em conjunto, uma UC do 2.º ano da Licenciatura em Comunicação Social da ESEV/IPV (Portugal), cursada em 2016/17 e 2017/18. Conclusões: A progressão dos aprendentes torna-se evidente através das novas ideias que surgem e da melhor organização dos trabalhos, da maior facilidade e rigor em redigir textos e propor produções orais, da atitude em geral e da aquisição de mais autonomia na procura do desenvolvimento de competências.
- Pandemia ou o Perigo da Narrativa Única. Pensamento Filosófico, Teoria Cultural e Literatura-Mundo em Chimamanda N. AdichiePublication . Relvas, Susana Rocha; Sardo, Anabela; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, SusanaEste estudo obedece a um referencial teórico que se inscreve nas novas perspetivas impulsionadas pelos Estudos Culturais, Pós-coloniais, Decoloniais, Globais, Transnacionais e Estudos de Área, que têm permitido a formação e ampliação de novos paradigmas e tendências nos Estudos Comparativos e, em particular, na Literatura-Mundo. A abordagem da obra The Thing Around Your Neck (2009), da escritora nigeriana Chimamanda N. Adichie, mais especificamente dos contos “The Thing Around Your Neck” e “A Private Experience”, faz-se em consonância com os textos teóricos de Boaventura Sousa Santos, A Cruel Pedagogia do Vírus(abril 2020), e de Slavoj Žižek, Pandemic: Covid-19 Shakes the World (maio 2020), procurando apurar as temáticas que perpassam a escrita de Adichie e como se cruzam com os problemas tratados pelos pensadores referenciados, preocupações que dominam, nas primeiras décadas do século XXI, a opinião pública, a política internacional e a comunidade académica. Dos diferentes tipos de pandemia que assolam a humanidade, destacamos o perigo da narrativa única: eurocêntrica, ocidental, entre outras, hoje postas em causa pelas teorias decoloniais que colocam o foco nas epistemologias do sul.
