ESEV - DCL - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 63
Results Per Page
Sort Options
- Effets sur le signal vocal de changements délibérés de qualité vocale en anglais et françaisPublication . Delplancq, Véronique; Harmegnies, Bernard; Esling, John; Bruyninckx, MarielleL'expérience est centrée sur les effets qu'exercent, sur le spectre moyen à long terme, les changements de configuration vocale (settings). Il est procédé à l'analyse d'enregistrements en anglais et en français, dérivés de l'adoption de 30 configurations différentes.
- Effets du style de parole sur la réduction vocalique en portugaisPublication . Delplancq, Véronique; Harmegnies, Bernard; Poch-Olivé, DolorèsLa recherche exposée confirme, pour le portugais péninsulaire, une tendance nette à la désorganisation du système vocalique en parole spontanée, par contraste avec la parole dite de laboratoire. Cette désorganisation va de pair avec une centration marquée des réalisations spontanées.
- O processo da leituraPublication . Bento, Joaquim R.Apresenta-se uma aproximação ao conceito de leitura, defluente de pesquisas científicas desenvolvidas em domínios do escopo da psicolinguística.
- Diário de Vergílio Ferreira - Ficcionalidade, "Intimismo", CronologiaPublication . Bento, Joaquim R.Acabava Vergílio Ferreira o seu Conta - Corrente 4, quando nos ocorreu a reflexão que ora se publica, em sua memória. A mesma incide na problemática do estatuto ficcional da escrita diarística, em geral, e do diário de Vergílio Ferreira - que recentemente o destino interrompeu - em particular.
- Variação linguística e aprendizagem da leituraPublication . Bento, Joaquim R.Apresentam-se os resultados de investigações realizadas sobre a influência do meio linguístico na aprendizagem da língua escrita.
- A génese da aprendizagem da língua escritaPublication . Bento, Joaquim R.Apresentam-se os resultados de investigações realizadas sobre a génese da aprendizagem da língua escrita em crianças argentinas em idade pré-escolar.
- A propósito das teses sobre A Cidade e as Serras : será esta obra de Eça um «romance de tese»?Publication . Lopes, Fernando Alexandre de Matos PereiraQuando, no dealbar da minha adolescência, o interesse pela leitura de obras literárias ia nascendo naturalmente com um espaço de sedução, eu sentia que era um imperativo vocacional dever conhecer, de forma crescente, o imaginário que os autores, naquela altura indicados como modelos canónicos, tinham criado para meu conhecimento e fruição artística. Efectivamente, o meu entusiasmo juvenil pela literatura, de forma alguma, me poderia conferir o estatuto de leitor crítico, até porque quaisquer que fossem as minhas convicções de uma hermenêutica consistente, face a um Eça, a um Camilo, a um Júlio Dinis ou a um Torga, não poderiam passar, obviamente, de fantasistas aventuras icáricas.
- Um exemplo da relação do português com outras línguas no séc. XVIPublication . Balula, João PauloA leitura das Cartas que os Padres e Irmaos da Companhia de Iesus escreverão dos Reinos de Iapão e China aos da mesma Companhia da India e Europa, desdo anno de 1549 atè o de 1580 levou-nos a registar uma série de notas, aqui apresentadas, sobre os contactos do Português com outras línguas, ao longo do século XVI.
- Integração escolar de minorias étnicas e de luso-descendentes em situação de retornoPublication . Matos, Isabel Aires deEste artigo pretende contribuir para o debate sobre a introdução de um ensino bilingue nas escolas portuguesas, tendo como público-alvo as minorias étnicas e os luso-descendentes em situação de retorno.
- Pontos divergentes entre os sistemas verbais inglês e português no que respeita às categorias morfológicas do verboPublication . Fidalgo, SusanaNo âmbito da linguística contrastiva, nós, professores, apercebemo-nos com frequência que muitas das dificuldades sentidas pelos alunos no processo de aprendizagem duma língua estrangeira têm por base uma nítida interferência da língua materna. Refiro-me concretamente à aprendizagem do aspecto gramatical e muito em particular à questão verbal , já por si só bastante polémica. A justificação deve-se ao facto do sistema de Tempos Gramaticais e Aspecto da língua estrangeira em causa - neste caso o Inglês - não coincidir com o sistema utilizado na nossa própria língua - o Português. A comprová-lo, um estudo a nível conceptual possibilita uma análise contrastiva de três categorias morfológicas do verbo - Tempo Gramatical , Aspecto e Modo - procurando fundamentalmente encontrar e perceber as divergências existentes neste domínio entre os dois sistemas verbais referidos.