ESEV - DCL - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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- Alice Munro as the 2013 Nobel Laureate: Canadian Literature Has Finally Come of AgePublication . Amante, SusanaOctober 2013 marks the date of perhaps the most significant literary event for Canadians, whose literature and sense of identity have been dominated by the absence of strong foundations. With Alice Munro’s Nobel Prize, not only has Canadian Literature finally come of age, emerging as an important force in the world, but the author herself has received the greatest honour awarded to a writer: the honour of having her name inscribed in history for all eternity. What is more, the short story genre has also received the recognition it deserves, in spite of all scepticism voiced against this literary art form, and even women may feel that Munro’s Prize is also a bit theirs. With so many people and so many interests implicated in this award, the world’s reaction to such key accomplishments was expected to be free of polemical acrimony. However, agreement and consensus are, for the most part, difficult to reach, as there are always dissident voices complaining against the injustice of the committee’s decision. It is in light of the above that I believe it is important to analyse Munro’s entrance to the canon, in particular through a brief reading and discussion of some of her most recent works, because I believe that there is a classical Munrovian touch to her stories that makes her stand out as unique: Alice Munro’s fully fleshed-out characters are so well-crafted, with all their flaws and strengths, that, in a short span of pages, we see them move over from the literary to the real world (or is it the other way around?!).
- Anos 20 : maldição ou bênção para Babbitt?Publication . Lopes, Ana MariaO romance Babbitt, de Sinclair Lewis, foi publicado no ano de 1922, dealbar de uma época reconhecidamente conturbada e controversa: a década de 20. O presente trabalho tem por objectivo averiguar em que medida a mundividência de Babbitt deixa transparecer factores de pendor ideológico, núcleos temáticos e sócio - culturais que, corroborados com outros vectores periodológicos, constituem um universo imaginário, onde as suas coordenadas podem perfeitamente servir de base para que a época em questão possa ser reconstituída. É que, não obstante estarmos conscientes de que o texto literário tem como característica primeira a ficcionalidade, sabemos também que o discurso estético mantém com o mundo empírico uma inevitável e indelével correlação semântica. Também considerámos que seria pertinente incluir algumas breves achegas relativas aos temas que Sinclair Lewis privilegiou nas suas obras, por nos parecerem elementos elucidativos para uma visão mais sólida do seu universo ficcional.
- “António Sardinha à Lareira de Castela. O exílio espanhol na construção de uma identidade hispânica".Publication . Relvas, Susana RochaO exílio, como tema da Literatura Comparada, tem assistido a um recrudescimento por parte da comunidade de investigadores que nas últimas décadas se tem dedicado ao seu estudo de forma interdisciplinar, abrindo perspetivas a novas abordagens metodológicas. Numa perspetiva comparada pretendemos neste estudo refletir sobre o exílio em António Sardinha e suas repercussões em termos doutrinários, culturais e literários. Através da sua poesia é possível perceber o contexto factual e emocional que a ausência e a distância determinam, mas também o que a condição de expatriado revela no encontro com a alteridade, refletindo sobre a missão histórica dos dois países ibéricos de que resulta o projeto hispanista de uma aliança peninsular com múltiplas conexões à América Latina.
- Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: conceções e práticas.Publication . Cardoso, Ana Paula; Carugati, Florencia; Lacerda, Carla; Fidalgo, SusanaIntroduction: Curricular articulation between early childhood education and primary school is a fundamental process concerning the child’s adaptation to school. Primary teachers should establish links with pre-school educators, facilitating the transition between these two levels of education in a harmonious process, and promoting the continuity of the educational process. Objectives: To ascertain the importance and the meaning that teachers of primary school confer to curricular articulation and to know the aspects of the profile of the pupils that are favoured when consulting the individual process, as well as the most frequent initiatives regarding that articulation. Methods: A descriptive and analytical research was conducted, using a questionnaire survey applied to a sample of 45 teachers of the 1st year of primary school in the municipality of Viseu (Portugal). Results: From the data obtained, it is worth mentioning the great importance that teachers attribute to curricular articulation, the privilege conferred by them on how to behave in society (citizenship), the sense of autonomy and the children’s ability to communicate, as well as the teachers’ commitment to carry out a variety of activities and projects, in addition to the celebrations of thematic days and parties. Conclusion: Curricular articulation facilitates the transition between these two levels of education and contributes to an adequate adaptation of the children to the school, thereby promoting school success for all pupils.
- Classe de Mathématiques réalité et communicationPublication . Menezes, Luís; Delplancq, VéroniqueCette étude se concentre sur une expérience d'enseignement exploratoire des mathématiques (EEM), réalisée avec des élèves de 5ème année, dans laquelle on établit une forte connexion avec la réalité et on intensifie la capacité de communication des élèves, tout en promouvant la résolution de problèmes et le raisonnement mathématique. Les leçons de mathématiques sont organisées en quatre phases: (i) Lancement de la tâche aux élèves; (ii) Développement de la tâche; (iii) Discussion de la tâche; et (iv) Systématisation de l’apprentissage mathématique. Afin de préparer la discussion de la tâche, l'enseignante a mis en œuvre la galerie des tâches, grâce à laquelle les élèves ont leur premier contact avec les résolutions de leurs collègues: ils peuvent poser des questions et enregistrer des commentaires dans les feuilles exposées. Cet article présente les résultats d'une leçon sur les pourcentages, dans laquelle les élèves ont travaillé la tâche intitulée « Rabais au Bit-@-Byte ». L'analyse de cette tâche ainsi que les résultats des tâches similaires de la réalité effectuées tout au long de l'année scolaire montrent que le modèle d'enseignement exploratoire des mathématiques (EEM) permet des améliorations dans l'apprentissage des mathématiques au niveau des concepts et aussi des capacités transversales comme le raisonnement, la communication et la résolution de problèmes mathématiques.
- Conceções da literatura para a infância de futuros professoresPublication . Melão, DulceO caráter fulcral da literatura para a infância na Educação é hoje crescentemente reconhecido, constituindo matéria de investigação de relevo, a nível nacional e internacional. Os desdobramentos que alcança no âmbito da formação de professores merecem atenção, pelo seu papel em práticas de mediação da leitura que os impliquem na construção de futuros sólidos de cidadania. A esta luz, o presente estudo procura identificar e caracterizar as conceções da literatura para a infância de futuros professores e compreender os modos como se poderão repercutir nas suas práticas educativas futuras. Para dar cumprimento a tal objetivo foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 17 estudantes que frequentavam o 2.º ano de mestrados profissionalizantes, inscritos na unidade curricular de Didática da Literatura para a Infância, no 1.º semestre do ano letivo 2023/2024, numa instituição de ensino politécnico portuguesa. Os dados foram recolhidos por meio de 17 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular. Foi possível inferir que os estudantes encaravam o conceito de literatura para a infância na sua pluralidade e diversidade, sublinhando o seu hibridismo, destacando o papel que desempenharia no fomento do prazer de ler e associando-lhe relevância no seu percurso de formação individual. Concomitantemente, concluiu-se que as conceções que emergiram da análise realizada podem ter repercussões nas suas futuras práticas educativas, face ao relevo dado pelos estudantes ao contributo da literatura para a infância, no âmbito do seu percurso de formação, a nível pessoal e profissional.
- Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXIPublication . Malho, Arminda; Melão, Dulce; Pereira, IsabelNuma sociedade marcada pela superabundância de informação que exige, cada vez mais, o posicionamento crítico dos cidadãos, os blogues de ciência constituem um dos modos de interação possível para o debate de tópicos com relevância para um exercício de cidadania responsável, podendo promover a literacia científica cívica. Assim, neste artigo, tendo como referencial metodológico um estudo de caso respeitante à análise de quatro blogues alojados no metablogue “Blogs de ciência”, procura-se indagar que características dos quatro blogues de ciência selecionados poderão potenciar a literacia científica cívica. Os blogues selecionados têm como temática principal a sustentabilidade ambiental, dado ser um tema transversal de potencial interesse para todos os cidadãos. O cruzamento das características dos blogues com o conteúdo dos posts gerados permitiu concluir que os blogues de ciência poderão ser uma das formas de potenciar a literacia cívica científica, abrindo um espaço de debate aos cidadãos sobre temas da ciência.
- Curricular articulation between early childhood education and primary school: conceptions and practicesPublication . Cardoso, Ana Paula; Carugati, Florencia; Lacerda, Carla; Fidalgo, SusanaIntroduction: Curricular articulation between early childhood education and primary school is a fundamental process concerning the child’s adaptation to school. Primary teachers should establish links with pre-school educators, facilitating the transition between these two levels of education in a harmonious process, and promoting the continuity of the educational process. Objectives: To ascertain the importance and the meaning that teachers of primary school confer to curricular articulation and to know the aspects of the profile of the pupils that are favoured when consulting the individual process, as well as the most frequent initiatives regarding that articulation. Methods: A descriptive and analytical research was conducted, using a questionnaire survey applied to a sample of 45 teachers of the 1st year of primary school in the municipality of Viseu (Portugal). Results: From the data obtained, it is worth mentioning the great importance that teachers attribute to curricular articulation, the privilege conferred by them on how to behave in society (citizenship), the sense of autonomy and the children’s ability to communicate, as well as the teachers’ commitment to carry out a variety of activities and projects, in addition to the celebrations of thematic days and parties. Conclusions: Curricular articulation facilitates the transition between these two levels of education and contributes to an adequate adaptation of the children to the school, thereby promoting school success for all pupils.
- Da página ao(s) ecrã(s): tecnologia, educação e cidadania digital no século XXIPublication . Melão, DulceNa atual sociedade em rede, a relação entre literacia e tecnologia tem vindo a estreitar-se, abrindo um amplo debate sobre as vantagens da utilização das TIC em contexto escolar, para acompanhar o ritmo das gerações quotidianamente rodeadas de ecrãs que as convidam a explorar novas formas de “ler” o mundo. Partindo deste pressuposto, os objetivos do artigo são: 1) fazer uma revisão de literatura sobre a evolução conceptual da literacia digital, sublinhando a pluralidade das suas facetas e a sua relevância em contexto escolar; 2) refletir sobre o modo como tal evolução alimenta e consolida o exercício da cidadania digital, tendo como objetivo a promoção da e-inclusão; 3) indagar o modo como a escola tem sido desafiada a integrar as TIC em contexto de sala de aula, a partir de uma seleção de estudos que, por um lado, configuram um retrato possível da atual “geração digital” e, por outro lado, incidem sobretudo em exemplos concretos de atividades realizadas no ensino básico, enfatizando as perceções e atitudes de professores e alunos nelas envolvidos. Finalmente, conclui-se que os avanços conseguidos são um incentivo para repensar a implementação sistemática de processos de utilização pedagógica das TIC no ensino e aprendizagem enquanto um dos pilares do futuro digital da educação.
- Da problemática do EFL o ensino / aprendizagem de contrastes verbais no âmbito do passado: "simple past"/ "present perfect" - pretérito perfeito simples / pretérito perfeito composto / pretérito imperfeitoPublication . Fidalgo, SusanaSituemo-nos num contexto de ensino/aprendizagem do Inglês como língua estrangeira a alunos nativos do Português. Trata-se duma realidade que suscita frequentemente o estabelecer de contrastes a vários níveis entre as duas línguas em causa , com o objectivo de melhorar, desenvolver e aprofundar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa. Numa conferência a que tive oportunidade de assistir em Março de 1995, significativamente intitulada: "Innovative English Language Teaching: Old Wine in New Bottles", o professor Carl James advogou precisamente o regresso à análise contrastiva , ao considerar vantajosa uma metodologia que tenha sempre presente , a nível da sala de aula , a existência de duas realidades concretas - a língua nativa do aluno (que ele não pode esquecer) e a língua estrangeira. A isto Carl James chamou "interfacing".