ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Cavaleiro, José Paulo Vila Chã"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Treino mental e ansiedade pré-competitiva em nadadores da pré-competição da Escola de Natação Príncipe PerfeitoPublication . Cavaleiro, José Paulo Vila Chã; Oliveira, Maria Teresa MateusRESUMO GERAL Com este trabalho pretendemos abordar os aspectos relacionados com a ansiedadetraço e a ansiedade estado, a sua influência relativamente ao género, experiência e idade, assim como os aspectos relacionados com o treino mental e a sua inclusão no processo de treino num grupo de nadadores. Procurámos efectuar um trabalho que nos permita retirar ilações ou indicações, por forma a adaptarmos processos, metodologias e estratégias, possibilitando maior sucesso na actividade e, consequentemente, na performance e rendimento dos alunos. Para isso, recorremos à pesquisa e análise de estudos relativos a esta área, no sentido de procedermos correctamente na aplicação, quer dos questionários realizados (SCAT-C Martens, Vealey e Burton, 1990) e (CSAI-2 Martens e col., 1990), assim como na forma de implementação do treino mental. Estes instrumentos permitem-nos saber a predisposição para a ansiedade (ansiedade-traço - SCAT-C) e verificar os níveis de ansiedade estado (cognitiva, somática e autoconfiança – CSAI-2). O motivo que nos impulsionou para a temática do presente estudo foi o facto de sermos, desde há alguns anos, técnicos de natação e verificarmos, quer pela praxis, quer pelas referências teóricas, que a componente psicológica influencia o rendimento desportivo dos atletas. Para Lazarus (1991), a ansiedade é uma resposta a uma ameaça percebida, associada a uma incerteza relativamente ao que irá suceder. Pode ter um efeito facilitador ou inibidor da performance, dependendo isso da forma como o atleta interpreta os seus sintomas e da sua percepção de controlo sobre os acontecimentos (Eubank & Collins, 2000; Edwards, 2002). Na generalidade, constatámos que o processo de treino incluindo a dimensão psicológica, não se resume, simplesmente, aos aspectos técnicos, físicos e tácticos, tomando um carácter multidimensional, preparando os atletas para a melhoria do seu rendimento desportivo.