ESEV - DCL - Capítulo em obra internacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Capítulo em obra internacional, como autor by Author "Balula, João Paulo"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Cuidar de los hábitos de lectura en la actualidad: un estudio de casoPublication . Melão, Dulce; Balula, João PauloEsta reflexão é norteada pelo objetivo principal de indagar modos de reconstrução de práticas de leitura que favoreçam o cultivo de hábitos de leitura de futuros professores. O referencial teórico do estudo contempla: i) a relação entre a formação de leitores e os hábitos de leitura; ii) o crescimento de práticas de mediação da leitura; iii) o relevo concedido ao livro, no âmbito da Educação Literária e suas repercussões em contexto educativo. No que se refere à metodologia, optou-se por uma abordagem de cariz qualitativo, tendo como referencial metodológico o estudo de caso, assentando numa visão holística da realidade, com ênfase em processos plurissignificativos que pudessem reverberar as práticas de cuidado partilhadas. O estudo teve lugar no 1.º semestre de 2021/2022, na unidade curricular de Formação de Leitores, integrando o plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, de uma instituição de ensino superior politécnico sediada em Portugal. Os participantes foram nove estudantes do sexo feminino, a totalidade dos inscritos na unidade curricular. Os instrumentos de recolha de dados foram constituídos por nove reflexões individuais, resultantes dos itinerários percorridos ao longo da unidade curricular, e quatro planificações de projetos de mediação da leitura, realizados em grupo, tendo como público-alvo alunos do 2.º CEB. Globalmente, o estudo contribuiu para ilustrar como modos de ler instigam modos ser, aí ganhando renovado destaque os hábitos de leitura na atualidade, a exigir permanente e vigilante atenção. Tal poderá contribuir para agilizar o crescimento da compreensão da Educação para a Cidadania Global (ECG), no respeitante ao iluminar de gestos de empatia que possam augurar a tão necessária Paz.
- Formação de leitores na (e para a) complexidadePublication . Balula, João Paulo; Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel
- Re(a)presentações do/no espaço em “A vida no céu – Romance para jovens e outros sonhadores” – (Im)possibilidades e (des)encontros.Publication . Melão, Dulce; Balula, João PauloNeste capítulo, tendo como referencial teórico principal os estudos de Zygmunt Bauman (2013), de Ozíris Borges Filho (2007) e de Gennette (1982), procuramos refletir sobre re(a)presentações do/no espaço em "A vida no céu – romance para jovens e outros sonhadores" (2013) de José Eduardo Agualusa. Assim, os nossos objetivos são: i) realizar uma breve revisão da literatura sobre os conceitos de fluidez/liquidez em relação com a re(a)presentação do espaço e sua relevância hodierna; ii) lançar luz sobre a amplificação do espaço através do aparato paratextual do romance em apreço iii) refletir sobre a importância do cenário e da natureza, seus desdobramentos e fragmentações no romance em análise; iv) indagar a possível valorização dos gradientes sensoriais no/do espaço para a (re)configuração do mesmo. Da análise realizada, conclui-se que neste romance são abertos espaços múltiplos para reflexão sobre a nossa condição nómada e fragmentária atual, re(a)presentando-se o espaço como tela multifacetada e rica, na qual se entretecem múltiplos sentidos que importa continuar a (re)descobrir na obra literária.
- Textbooks as a Basic Resource for the Promotion of Intercultural Coexistence? A Case StudyPublication . Amante, Susana; Pinho, Sara; Balula, João PauloIt has become commonplace to assert that we are living in a time of rapid economic transformation and social mobilisation, which leads to a massive flow of people and goods across borders. This phenomenon has been changing the way in which communities function and, besides economic and social implications, political and cultural conditions follow a parallel course. No longer, if ever, can we speak of ‘pure’ cultures rooted in one particular geography, because cross-cultural interactions have been challenging one’s sense of identity. In fact, identities are hybrid, dynamic, often fractured and even imagined in nature. Yet, certain common experiences and phenotypical traits have contributed, most of the times, to the emergence of a national consciousness and to an ethnocentric/eurocentred vision of the world. Cliché as this may sound, since there is now a plethora of literature on multiculturalism and on interculturalism, the fact is that, in Portuguese schools, some students still seem to be shaped and limited by their cultural background and we, as teachers, need to prepare children for this contemporary globalised world. But education is much linked to the ideology of the ruling elites and is political at every stage. The textbook publishing industry, following a selective curriculum, is proof of the perpetuation of the status quo, because school materials have sometimes ignored and marginalised peoples seen as the ‘Other’. We, thus, intend to analyse the way textbooks have adopted and adapted to the government’s recent policies, the Common Core State Standards for Portuguese, namely in the treatment of a literary corpus. We will direct our attention to textbooks that address Mia Couto’s O Beijo da Palavrinha and O Gato e o Escuro to check if activities relating to these texts promote tolerance and acceptance of differences or if they are marked by ignorance and prejudice.
- Topoanálise e a celebração da diferença em “O gato e o escuro” e em “O beijo da palavrinha”, de Mia CoutoPublication . Pinho, Sara; Amante, Susana; Balula, João PauloO reconhecimento e a valorização da diversidade como oportunidade e fonte de aprendizagem, respeitando o multiculturalismo das sociedades atuais, é uma necessidade cada vez mais visível. A leitura de textos literários de expressão portuguesa oferece grandes potencialidades para ajudar a compreender que o reconhecimento da diferença do Outro desempenha um papel crucial na promoção da cidadania. Consequentemente, o seu estudo pode ser fonte de enriquecimento na construção intercultural e assumir grande importância como forma de partilha e de representação de espaços reais e/ou fantásticos, conhecidos e/ou desconhecidos para os alunos.